quinta-feira, 6 de março de 2014

QUANDO TROCAR PEÇAS (8)

MÚLTIPLAS TROCAS
Uma ideia estratégica interessante é quando uma série de trocas de peças se produz para uma configuração favorável no tabuleiro, por exemplo cavalo bom contra bispo mau ou qualquer outro tipo de posição que interesse ao estilo do jogador.
O grande jogador sueco Ulf Andersson é bem conhecido como um dos maiores Grandes Mestres do final de jogo e criou algumas obras de arte nesta área do xadrez. Naturalmente, ele estará feliz em ir direto da abertura até o final do jogo sempre que possível. Uma de suas especialidades é evitar complicações na abertura e ir direto ao final de jogo, confiando em sua incrível técnica. Veja exemplos de partidas em que Ulf Andersson troca as peças na abertura e vai direto ao final,  os dois exemplos primeiros as brancas tentam evitar a Defesa Grünfeld e nos dois últimos contra a Índia do Rei.





Na foto Ulf Andersson jogando contra Anatoly Karpov na Olimpíada de Nice 1974. Os dois tem estilos estratégicos semelhantes e são virtuosos finalistas. Ulf participou de vários torneios no Brasil. Na preferência de Ulf Andersson a partida de xadrez já poderia começar no final.



Nenhum comentário:

Postar um comentário