quarta-feira, 3 de setembro de 2014

PEÃO DA DAMA ISOLADO (11)

RECEITA DE KARPOV CONTRA O PEÃO DA DAMA ISOLADO
Karpov é o jogador modelo, reconhecido como o maior defensor contra o Peão Dama Isolado (PDI). Na sua longa carreira enxadrística há vários exemplos de partidas espetaculares, que são verdadeiras aulas de como se joga contra um Peão da Dama Isolado. Aqui selecionamos algumas partidas que são as mais didáticas sobre o tema em questão. Podemos concluir pelo seu método: 1) Se não há compensação, o PDI é uma séria debilidade; 2) O controle da casa que está adiante do peão isolado é um fator importante, pois um ataque direto sobre o peão pode ser também muito desagradável; 3) O possuidor do peão isolado deve preservar o bispo que controla a casa que está diante do peão; 4) Se a posição está igualada, é melhor aceitar este feito que empreender ações de ataque injustificadas; 5) No geral a estratégica se resume em Bloquear com peças a casa diante do peão isolado, depois procurar Trocar peças e no final Capturar o peão.
O match pelo campeonato mundial entre Karpov contra Korchnoi  na cidade de Merano em 1981. Karpov venceu de forma incontestável e afastou as esperanças definitivas de Korchnoi ser campeão.


Partida comentada em inglês pelo MI Valeri Lilov

Em 1996 Karpov e Kamsky jogaram um match de 20 partidas pelo Campeonato Mundial de Xadrez FIDE  na cidade de Elista, Kalmykia. Karpov saiu vencedor pelo escore de 7½-10½ (+ 3 = 9-6).


Veja a partida Karpov contra Kamsky comentada em inglês

Vejamos abaixo duas partidas de Karpov da década de 70, antes de ser Campeão Mundial. São duas aulas de como jogar contra o PDI.

Partida comentada pelo GM Oscar de la Riva (espanhol)

O MI Jorge Rosito comenta o incrível estilo de Karpov jogando contra o PDI.(espanhol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário