QUEM É MAIS FORTE BISPO OU CAVALO?
No xadrez uma das batalhas estratégicas mais intensas e interessantes é aquela entre um Bispo e um Cavalo. Cada uma dessas peças sempre tenta sobrepujar a outra. Por isso é preciso muita criatividade para provar que é sua peça que manda.
Embora muitos livros demonstrem preferência pelos Bispos (alguns dizem até mesmo que o Bispo vale 3 1/2, enquanto o Cavalo vale 3) , em termos de contagem de pontos essas duas peças têm igual valor, ou seja, 3 pontos. Mas é claro que não podemos analisar o valor de uma peça apenas em termos da contagem de pontos. A situação no tabuleiro é o que determina seu verdadeiro valor. Nesse momento surge a necessidade de uma boa estratégia: para empreender uma batalha entre um Bispo e um Cavalo, é preciso saber como criar condições que valorizem a peça de sua propriedade. Quando tiver um Cavalo, o enxadrista deve jogar por uma posição fechada. Ao contrário, de posse do Bispo, deve abrir a posição. Faça tudo para que sua peça domine a peça inimiga !
A Diferença nas Capacidades entre Bispo e Cavalo
Em contraste com o bispo que possui longo alcance, o cavalo sempre opera em casas próximas. O bispo pode tomar parte ativa em operações que estejam ocorrendo no flanco oposto do tabuleiro sem a necessidade de se deslocar até este setor, enquanto o cavalo é forçado a perder tempos para se deslocar de um flanco ao outro.
EXEMPLOS TEÓRICOS DE CAPABLANCA
Várias posições abaixo foram tiradas do livro de Capablanca, onde há equilíbrio material, apenas a diferença de valores entre bispo e cavalo de acordo com cada posição. Nas duas primeiras há vantagem do cavalo, mas não suficiente para ganhar. As outras há vantagem do bispo e dificuldades para o possuidor do cavalo lograr, pelo menos, um empate.O MI Angel Martin mostra as características gerais da luta do bispo contra cavalo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário