quarta-feira, 10 de setembro de 2014

PEÃO DA DAMA ISOLADO (14)

O PEÃO DAMA ISOLADO COMO DEBILIDADE NO MEIO JOGO E NO FINAL
A debilidade do Peão da Dama Isolado é mais clara sobretudo no final. O bando que luta contra ele deve tentar simplificar a posição por todos os meios e entrar no final favorável. Por isso tem que estar alerta ante as possibilidades de ataque, já mencionadas, que oferece o Peão da Dama Isolado(PDI). Sempre é bom tomar medidas preventivas contra o seu possível avanço. Como já vimos há numerosas possibilidades surpreendentes de rupturas que não se pode subestimar.
DEFESA BASEADA NO BLOQUEIO DE d5
3)Troca com Debilidade Permanente em c6 ou c3
Um procedimento bastante popular na batalha contra o Peão Isolado da Dama é a troca do cavalo em c3 ou c6 criando um par de peões isolados ,colgantes ou pendentes. Entretanto este procedimento deve ser adotado com cautela, pois os peões colgantes em c4 e d4 pode-se tornar uma fonte de iniciativa do adversário. A troca em c3 se faz no caso em que é possível bloquear o peão de c3, evitando o avanço c4-c4. Neste caso um novo alvo de ataque das pretas - o par de peões isolados c3-d4.
Karpov, Taimanov e Esposa comemorando, num passeio de barco pelo rio Neva, na São Petersburgo. A partida abaixo Karpov aplica o bloqueio na estrutura c3-d4 após sacrificar um peão para Taimanov não fazer c3-c4.



Agora um exemplo clássico entre Spassky e Petrosian na terceira partida do match pelo campeonato mundial em 1966. Petrosian de pretas consegue uma melhor posição após trocar seu bispo de casas pretas pelo cavalo de c3. Habilmente controla d5 e c4.

Trouxe também um exemplo da minha prática que se encaixa no tema desenvolvido neste capítulo do PDI. Uma partida jogada em 1992 contra o MF Dirceu Viana.

MÉTODO DE JOGO CONTRA A DEBILIDADE c3/d4 (c6/d5)
Este método é muito similar aqueles empregados contra o "Isolani". Frequentemente envolve simplificação e o bloqueio destes peões. Vejamos dois exemplos dos clássicos abaixo.
Salo Flhor contra Vidmar fizeram uma partida emblemática sobre o PDI e a troca da estrutura de peões para o par de peões isolados c6/d5. Veja a técnica magistral de Flhor  para ganhar a partida.



Alekhine tem um exemplo sobre como explorar as debilidades da estrutura c3/d4. Veja abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário