terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ESTUDO DOS CLÁSSICOS (5)

"A melhor maneira – e talvez a única – de aprender xadrez é o estudo das partidas dos grandes mestres do passado." 
Tigran Petrosian

INSPIRADO EM RUBINSTEIN 
Akiba Rubinstein um dos melhores jogadores da primeira metade do século XX 

A IMORTAL DE RUBINSTEIN

A IMPORTÂNCIA DOS CLÁSSICOS
Kasparov disse uma vez: "O trabalho criativo de um grande jogador de xadrez, e especialmente de um Campeão do Mundo, nunca perde sua importância. Sempre representa uma nova página na história do xadrez, porque cada campeão mundial, quando estava em seu apogeu, realizou sua contribuição particular para a história do jogo dos nobres. (...) O quanto esses fatos novos podem acrescentar ao nosso entendimento do xadrez é algo que somente o tempo poderá mostrar."
Hoje, Anand, o atual campeão mundial, realizou uma verdadeira obra - prima em cima do segundo do mundo Levon Aronian no torneio Tata Steel Chess (Wijk aan Zee), em apenas 23 lances demoliu Aronian com uma Defesa Eslava - Variante Merano. Após a partida Anand falou: .. "Isso poderia facilmente ser uma das melhores partidas que eu joguei. Para ganhar um jogo como este contra Levon, que é um adversário temível, como vocês já sabem, é definitivamente uma maravilha."  Vishy disse ainda que tinha preparado esta variante para pegar outro jogador e lembrou a semelhança deste jogo com a partida Rotlevy-Rubinstein em 1907 - "A imortal de Rubinstein" Foi a mesma idéia: bispo em b6, versão bispo em b7, e Rubinstein  ainda sacrificou a torre em c3 e depois foi a h3, mas essencialmente a mesma idéia: Dh4 e Dxh3 - todas essas idéias foram presentes também na minha partida. "
Aronian caiu numa preparação teórica de Anand e não percebeu o inesperado Bc5 - fulminante!
Anand analisa sua vitória sobre Aronian

O GM Daniel King Analisa a vitória de Anand e mostra a semelhança com 
a partida de Rubinstein

Um comentário:

  1. MF Carlos Pinto, você está de parabéns pelo seu excelente blog, sem dúvida um dos melhores que já vi até hoje. Duas coisas me chamaram bastante atenção: 1ª) A natureza do conteúdo que é disponibilizado no blog, com destaque para história do xadrez. Isso é simplesmente fascinante! A maioria dos blogs de xadrez que conheço costuma mostrar fotos e resultados de torneios recentes jogados no Brasil e no exterior, mas se esquece da importância dos grandes torneios disputados no passado. Ao contrário, o conteúdo do seu blog expõe matérias do presente mas também valoriza o passado, mostrando histórias de torneios importantes, embates entre grandes jogadores, partidas memoráveis, curiosidades... e é isso o que me atrai, como admirador e estudioso da história do xadrez.
    2ª) Achei fantástica a gravura apresentada na página inicial do blog, representando as figuras dos grandes campeões do passado e do presente, num encontro impossível de acontecer na vida real mas maravilhoso de se imaginar: quem já não sonhou com uma partida entre Capablanca e Fischer, ou entre Alekhine e Kasparov? Por falar em Alekhine, senti falta dele, pois acho que não o reconheci na gravura. Fica então uma sugestão: acrescentar Alekhine na gravura!
    No mais, só tenho a parabenizá-lo pelo blog e incentivá-lo a continuar alimentando-o com esse conteúdo de tão alta qualidade... daqui para frente irei acessá-lo constantemente. Um forte abraço,

    Luiz Fábio Alves Jales
    Mamanguape-PB.

    ResponderExcluir