PLANOS PARA JOGAR CONTRA O CAVALO
1. Abrir o jogo para ativar o bispo:
1.c4 dxc4 2.bxc4... 2...Td7 3.Tb1 |
O plano para abrir o jogo é geralmente utilizado quando um bispo requer mais espaço operacional. É realizado por meio de avanços de peões para serem trocados pelos do adversário, a fim de abrir diagonais para o bispo poder atuar.
2. Ataque ao rei:
Este plano prevê um ataque ao rei adversário, em que geralmente as peças pesadas e peões do lado mais forte participam , junto com um bispo.
Em situações em que os bispos ou peças pesadas visam o rei do oponente , cuja única proteção é seu abrigo de peões, o lado mais forte tem excelentes chances de ataque fulminante.
3. Transição para o final de jogo:
Exemplo A Exemplo B Exemplo C |
O lado do bispo está particularmente interessado nessa transição se existem peões em ambos os flancos ou em flancos opostos, dada a possibilidade de criar um peão passado e a facilidade do bispo em apoiar os dois lados mais que o cavalo. Se os peões adversários estão no mesmo flanco (veja o exemplo A), o lado mais forte tem uma chance mínima para criar um peão passado, portanto, posições deste tipo geralmente podem ser consideradas equilibradas ou iguais.
Se os peões adversários estão em flancos opostos (veja o exemplo B), a vantagem de um bispo é esmagadora - ele avança os seus próprios peões em um flanco, enquanto dificulta o avanço dos peões inimigos no flanco oposto.
Se tem peões em ambos os flancos (veja o exemplo C), a força de um bispo é muito significativa, pois é capaz de atacar os peões do oponente em ambos os flancos simultaneamente ou proteger os seus peões e atacar os peões adversários no flanco oposto. Isto em muitos casos leva a uma situação em que o adversário está sobrecarregado com a proteção de seus peões e se vê forçado a ceder um deles.
Partida acima comentada em inglês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário