domingo, 28 de outubro de 2012

COMO USAR O XADREZ RELÂMPAGO PARA MELHORAR SEU JOGO

Grischuk atual campeão mundial de xadrez relâmpago
 

O Xadrez Blitz ou popularmente chamado de pingue-pongue e também chamado de relâmpago, pode ser de muita utilidade no processo de melhoramento do jogo do enxadrista. Este jogo se utiliza um controle de  tempo de cinco minutos por partida e é mais utilizado como forma de diversão (hoje já faz parte de uma das modalidades do xadrez competitivo).
Muitos jogadores e treinadores acham prejudicial a prática do jogo relâmpago com o seguinte argumento de que ela condiciona o jogador a ser impulsivo, o que prejudica a reflexão profunda, levando o jogador a fazer juízo rápido e muitas vezes superficial das posições do jogo pensado.
Acho que o xadrez relâmpago pode ser de grande utilidade se for usado de forma moderada, pois pode ser um ótimo caminho para testar o jogo teórico, principalmente a preparação de aberturas e para afiar as habilidades táticas. Para isso o estudante deve ter disciplina mental e autocrítica para discernir bem entre o jogo relâmpago como diversão, neste caso podendo ser prejudicial para a prática do bom nível do xadrez  ou como complemento para testar seu estudo teórico.
Com o xadrez relâmpago aprende-se percepção tática, e a capacidade de jogar velozmente sob pressão, o que  é essencial para se obter bons resultados quando se chega perto do controle de tempo.
Hoje o xadrez relâmpago é uma das modalidades do jogo de xadrez. É do conhecimento geral que os grandes jogadores do xadrez relâmpago, também eram os maiores jogadores do jogo pensado como Capablanca,  Alekhine, Tal, Petrosian, Fischer, Karpov, Kasparov, Anand, Polgar, Carlsen, Grischuk etc, todos eles mostraram serem os maiores Grandes Mestres do jogo Blitz.