sexta-feira, 8 de outubro de 2010

REGRAS PARA O ATAQUE

STEINIZT
O princípio do ataque
ORIENTAÇÕES DE STEINITZ 
PARA ATACAR
(Kotov / Chernev)
1.No xadrez somente o atacante ganha. 
Os defensores ganham somente quando o atacante 
comete um engano,ou se o atacante não tiver nenhuma 
razão para atacar no primeiro lugar. Até então,o defensor 
deve se tornar o atacante para ganhar.
2.O direito de atacar cabe somente ao lado que tem melhor    
posição - uma vantagem posicional de algum valor.
3.Se você tiver a vantagem, você não só tem o direito, 
mas o dever de atacar, caso contrário existe o risco de 
perder a vantagem.
4.O ataque é para ser dirigido contra a parte mais fraca na posição adversária.

5.O defensor deve ser preparado para defender e fazer concessões, e tentar 
um contra-ataque.
6. Um ataque sem base posicional alguma deve ser repelido com melhor jogo 
e sairá de uma desvantagem para um possível ataque futuro.


Mikhail Tal e a magia do ataque
GUIA DE VUKOVIC PARA O ATAQUE

1.    Se atacar o rei adversário, tenha a certeza que qualquer um das peças do seu oponente não pode contra-atacar, ou pelo menos que seu ataque seja mais rápido ou  mais perigoso.
2.     Então, você deve olhar para todo o tabuleiro, e as chances para ambos os lados, quando se decide atacar ou não.
3.     A segurança no centro permite apoio para um ataque na ala. Um bloqueio de peões no centro previne um contra-ataque de limites e faz um ataque de peões mais fácil.
4.     Isto é particularmente verdadeiro nos ataques de peões, que devem seguir mais lentamente que outras peças. Se você pode fazer um ataque com peças somente, 
deixe  os seus peões na casa de origem.
5.     Se você já tiver um peão avançado, por exemplo: em f5, que pode bloquear seu
bispo na diagonal b1-h7, então você pode ir em melhor situação para uma tempestade 
de peões avançando o peão de g.
6.     Como regra, é difícil de atacar com peões contra uma posição do monarca sem 
fraqueza. Isto é porque a onda de peões pode ser bloqueada.
7.     Então, é normalmente importante debilitar a posição lançando primeiro  ameaças,
por exemplo:  em h7, você pode forçar ...g6 ou ...h6.
8.     Os avanços de peões soltam sua posição e podem ser uma desvantagem no final.