terça-feira, 8 de abril de 2014

DEFESA E CONTRA-ATAQUE (2)

 O CONTRA - ATAQUE
Há dois tipos de defesa: passiva e ativa. A defesa passiva não inclui qualquer contra jogo ativo, portanto não recomendaríamos aos nossos leitores. A defesa ativa é a maneira que recomendaríamos para o jogador que tiver na defensiva fazer uso, pois envolve a preparação e realização de um contra-ataque. Em situações muito ruins quando o jogo não pode ser defendido por métodos habituais, deve-se recorrer a meios táticos - truques e armadilhas . Seria os últimos recursos ou métodos heroicos.
Petrosian foi um jogador único no meio enxadrístico: seu estilo de jogo era posicional, extremamente técnico e considerado o maior mestre da defesa em todos os tempos. Veja abaixo uma partida entre Kasparov contra Petrosian, onde o Grande Mestre Armênio defende-se como um leão.


Max Euwe foi um campeão mundial (1935 - 1937) de grande preparação teórica, muito hábil em todas as fases do jogo e um brilhante defensor de contra jogo como podemos ver na partida abaixo.


Veja esta espetacular partida comentada em Inglês.
Na foto em Dubai 1986, Kasparov observa Karpov. Kasparov usou com frequência a Defesa Grunfeld como arma de contra-ataque.
O CONTRA - ATAQUE TÁTICO
Um dos meus jogos favoritos de Kasparov é esta partida. Não apenas pelo costumeiro ataque arrasador, mas pelas tiradas táticas que fizeram extinguir a iniciativa de um jogador da categoria de Beliavsky jogando de brancas e deixá-lo em uma posição totalmente perdida como mágica. Após o lance 21.Te7 das brancas a maioria dos grandes mestres achavam que Beliavsky estava com a posição vitoriosa, aí Kasparov começou a fazer lances espetaculares, um atrás do outro, vencendo a partida.

O MI Garbarino mostra esta partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário