segunda-feira, 7 de abril de 2014

DEFESA E CONTRA-ATAQUE (1)

"Um bom escudo resiste a golpes de qualquer espada"

IMPORTÂNCIA DA DEFESA
Todo mundo gosta de atacar, colocar pressão sobre o adversário, sacrificar muito material e vencer de forma brilhante. Mas, o que nós temos do outro lado ? Esqueça sobre ser um forte jogador de xadrez , se você não sabe como se defender de forma adequada e eficiente. Defesa é uma parte essencial do xadrez , assim como o ataque. Ao invés de ter medo dela, você deve tentar tratá-la como uma oportunidade interessante . Às vezes, " a melhor defesa é o ataque " . Obviamente , existem diferentes cenários defensivos . Por exemplo , uma coisa é defender uma posição sólida de ataques duvidosos, outra é ter que lutar atrás em uma posição inferior, isso é muito mais difícil .
Lasker costumava dizer que qualquer posição pode ser defendida. Ele muitas vezes safou-se de situações difíceis graça a sua defesa feroz e habilidosa. O grande jogador José Raul Capablanca perdeu muito poucas partidas ao longo de sua carreira de enxadrista. Ele era excelente na defesa. Na foto Capablanca e Lasker analisam uma partida entre eles pelo título mundial em 1921.


DEFENDENDO POSIÇÕES INFERIORES

Veja abaixo duas partidas selecionadas de Lasker e Capablanca demonstrando o virtuosismo da defesa destes dois grandes campeões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário