quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

O MELHOR DE KASPAROV (XIII)

"O JOGO DA VIDA"
A vigésima quarta partida do segundo match disputado em 1985, entre Anatoly Karpov e Garry Kasparov foi histórica porque o gênio de Baku sagrou-se o décimo terceiro campeão do mundo da história. Foi uma luta emocionante o Ogro de Baku impôs seu xadrez dinâmico e Karpov teve de ceder o trono após 10 anos de reinado.
Kasparov chamou esta partida de "jogo da vida" e afirmou que trabalhar uma estratégia para empatar esta partida era difícil para ele. Seu estilo não se prestava para jogar por um empate, então ele decidiu aceitar uma batalha aberta, com chances para ambos os lados. Karpov precisava vencer para continuar com o título e começou um ataque direto ao rei de Kasparov já no 15o movimento e teve chances para construir um forte ataque . Kasparov defendeu fortemente e aproveitou a oportunidade de lançar um contra-ataque. Sob pressão do relógio, Karpov cometeu um erro decisivo no movimento 36. Kasparov venceu o Campeonato do Mundo depois que Karpov renunciou no 42o movimento .
Com dois dos maiores jogadores de todos os tempos - Anatoly Karpov  e Garry Kasparov - este jogo mostrou uma conclusão emocionante para uma partida que Karpov precisava vencer, a fim de manter o seu título mundial, mas Kasparov terminou ganhando e conquistando a coroa de Campeão Mundial.



O GM Fernando Peralta e o MF Adrián Randazzo comentam esta partida histórica.(espanhol)
Oo

Nenhum comentário:

Postar um comentário