terça-feira, 8 de março de 2011

COMO PENSAR NO XADREZ (II)

UM MÉTODO PRÁTICO DE AVALIAR UMA POSIÇÃO

MF Carlos Pinto
 Recomendo REPACE como método sintético de análise posicional

Ao analisar uma posição sigo o método REPACE.

Antes de calcular os planos e variantes para cada posição utilize primeiro o REPACE


REI - SEGURANÇA

Faça primeiro essas perguntas:

1-Está meu Rei seguro?

2-O Rei do meu adversário está seguro?

3-Há alguma ameaça iminente a ambos os Reis?



ESTRUTURA DE PEÕES

F aça estas seguintes perguntas:

1-Há buracos, peões isolados, dobrados, retrasados, ilhas de peões, casa forte ou fraca, na minha estrutura e também do meu oponente? Onde?

2-Posso fazer algumas manobras de peças para forçar fraquezas na estrutura de peões do meu oponente? Ou o meu oponente pode fazê-las contra a minha estrutura também? Onde? E como?



PEÇAS PARA O ATAQUE  
Faça as seguintes perguntas:

1-Têm colunas abertas ou semi-abertas para as minhas torres? Meu oponente também?

2-Meus bispos têm diagonais abertas completas? Meu oponente também?

3-Meus cavalos têm pontos ou casas avançadas para coloca-los? Meu oponente também?



CENTRO - CONTROLE

Faça as seguintes perguntas:

1-Eu controlo as casa do centro ou meu oponente?

2-Posso usar ou fazer alguma manobra com peões ou peças para exercer mais pressão ou controle sobre o centro?


Posição 1
 Veja esta posição e responda as seguintes perguntas:

1) Quem tem a vantagem?
2) Por que?
3)Qual o plano do inimigo?
4)Qual a idéia nesta posição para você?
5)Qual a jogada mais indicada?


14.f4!?N Diagrama

Solução da posição 1
Este peão nos servirá de cunha para pressionar a coluna "e" aberta.
Restringe uma possível expansão das pretas no flanco do rey, liberando a ação de suas peças. [ 14.Dc2 isto é o que se havia jogado antes na posição]

Avançando na partida nos encontramos nesta seguinte posição:

Posição 2

A última jogada das pretas foi Tb8 com idéia de poder jogar b6 ante o possível intento de ruptura temática das brancas "c5", bem visto isto vem as seguintes perguntas:


1)Em vista do plano das pretas, deve as brancas abandonar a idéia de jogar "c5"?
2)Acha boa a jogada e4? Explique seus critérios.
3)Qual jogada deve realizar as brancas? Por que?

15.Dc1! Diagrama

Solução da posição 2
A coluna "c" é sumamente importante para as brancas porque ameaçam penetrarem com a torre em c7, depois da ruptura temática c5. As brancas farão a tentativa nas melhores condições e as pretas tentarão impedí-la.


Posição 3
Estamos na posição 3 ,chave para conseguir a vantagem pertinente se acertarmos o plano.
Responda as seguintes perguntas:

1)Na posição as pretas parecem controlar a casa c5. então poderiamos pensar que a dobrada na coluna não tenha sido muito correta. Por que é superficial esta apreciação?
2) Qual a pior peça das pretas e por que?
3) Qual a melhor jogada das brancas?

 16.Te3! Diagrama

Solução da posição 3
As torres procuram colunas abertas.


É essencial que você siga REPACE antes de calcular quaisquer variações de movimento.

Escreva em seu caderno, baseado na análise feita, o próximo passo é escrever dois planos:

1) O Primeiro é o plano do seu oponente (onde as peças inimigas mais provável serão colocadas).

2) O segundo é o seu próprio plano (onde você quer colocar suas próprias peças).



Agora que você escreveu os planos, você pode escolher os movimentos candidatos para cumprir o seu plano.



O cálculo de variante requer outra forma de abordagem que mostraremos mais na frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário