sábado, 3 de maio de 2014

PEÕES DOBRADOS (1)

CONCEITOS GERAIS
Os peões dobrados são dois peões do mesmo lado situados na mesma coluna. Aqui estão alguns exemplos: 
Na maioria dos casos os peões dobrados são considerados fracos. Seu defeito principal é que eles não podem proteger uns aos outros e muitas vezes mesmo não pode ser defendido por outros peões.  Peões dobrados podem ser isolados. Isso aumenta à sua fraqueza, especialmente quando eles estão localizados em um coluna semi-aberta e / ou na borda do tabuleiro.
Se os Peões duplicados são incluídos em um grupo compacto de Peões no centro (que é Peões em outras linhas adjacentes), eles podem ter uma força de defesa grande. Nesse caso, eles não são fracos, são fortes . No entanto, em seguida, aparece outro problema. É difícil criar um peão passado em um flanco onde você tem os Peões duplicados , algo que muitas vezes pode ser explorado pelo adversário durante um jogo. No entanto não se deve exagerar o perigo das fraquezas do  Peão e evitar a duplicação de peões a qualquer custo. Peões dobrados centrais tem uma característica muito importante que compensa suas desvantagens - a habilidade de controlar casas centrais. 
" UM CONCERTO PARA PEÕES DOBRADOS"
Mark Taimanov além de espetacular enxadrísta era também um músico pianista clássico da elite mundial. Fez com sua esposa, Lyubov Bruk o duo de piano mais famoso do século XX.
Mark Taimanov e Lyubov Bruk formaram o duo de piano mais famoso do século XX.

Taimanov e Botvinnik jogando pelo campeonato da URSS. Taimanov escreveu que todo o seu destino no xadrez, por mais de meio século esteve ligado a Botvinnik e tudo isso começou quando ele foi aceito na Escola de Botvinnik aos 13 anos de idade em 1939. Abaixo uma linda partida de Taimanov sobre o tema dos peões dobrados.



Na foto Botvinnik jogando contra Szabo, Oberhausen 1961. Botvinnik era um grande estrategista que usava os peões dobrados para tirar proveito. Veja um exemplo modelo abaixo contra Panov.

A WIM Alejandra Guerrero mostra os conceitos dos peões dobrados(Espanhol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário