domingo, 27 de fevereiro de 2011

ANÁLISES DE GRANDES MESTRES

O CAVALO DESTRUIDOR

Ivanchuk bate Aronian em um jogo altamente complicado

Ivanchuk,V (2729) - Aronian,L (2752) [A30]

XXIII SuperGM Morelia/Linares MEX/ESP (2), 19.02.2006

[Comentários de Ivanchuk]

1.Cf3 Cf6 2.c4 b6 3.g3 Ab7 4.Ag2 c5 5.0-0 g6 6.Cc3 Ag7 7.d4 cxd4 8.Dxd4 d6 9.Ae3 Cbd7 10.Tac1 Tc8 11.b3 a6 12.Tfd1 0-0 13.Dd2 [13.Dh4 Tc7 14.Ah3 Db8 15.g4 e6 16.g5 Ce8 17.Ag2 b5 18.Ce4 bxc4 19.bxc4 d5 20.cxd5 Axd5 21.Cc5 Cxc5 22.Axc5 Cd6 23.Tb1 Dxb1 24.Txb1 Txc5 25.Da4 Ce4<=> Aronian-Kramnik,Saint-Vincent,2005]



13...Ce4!? [13...Te8 é conhecida na prática de torneios]



14.Cxe4 Axe4 15.Ce1 Cf6 [vejamos o que ocorreria depois das trocas: 15...Axg2 16.Cxg2 Te8 (16...b5 17.cxb5 axb5 18.Db4!+/= ; 16...Cf6 17.Ad4 Dc7 (17...b5 18.Ce3 bxc4 19.Cxc4+/= ) 18.Ce3 Db7 19.Axf6 Axf6 20.Cd5 Ag7 21.De3+/- ) 17.Cf4 (17.Ad4 Axd4 18.Dxd4 Dc7 ) 17...Cf6 18.Db4 Tb8 19.Cd5+/= e as brancas começam a dominar as ações.]



16.Ah3! A idéia das brancas é limitar o espaço de que dispôem as pretas, cujo bispo de casas brancas agora "pega" no vazio!



16...Tb8 17.Cd3 Aa8 [17...Ab7 18.f3 e6 merecia consideração, que neste caso é muito difícil forçar b6-b5. Por exemplo: 19.Af2+/= e agora 19...d5 é mau, por 20.c5! ]



18.f3 e6 [Vejamos o que ocorreria depois de 18...Cd7 19.Cb4 Ab7 20.Cd5! e o bispo em h3 está muito bem situado, por exemplo: 20...b5?! 21.Ag5!
^ com iniciativa]



19.Af2 agora há surgido uma posição típica onde as brancas têm vantagem de espaço e as pretas tratam de realizar as rupturas ...b6-b5 ou ... d6-d5.



19...Te8?! Diagrama
[uma jogada superficial. A tranquila 19...Ab7 era correta, por exemplo. 20.Cb4 Ce8 21.De3 a5 22.Cc2 Aa8 23.Cd4+/= ; 19...d5 20.c5!+/- ]



20.Cb4! o cavalo branco começa sua cavalgada dentro da retarguarda das pretas. Obviamente, esta manobra foi subestimada por Aronian. [20.e4 Ab7 21.Db4 Aa8+/= não dá nada as brancas.]



20...a5 Diagrama
21.Ca6!


21...Tc8 [em caso de 21...Tb7 existe a ruptura 22.c5! Ta7 23.Dd3 b5 24.Dxb5! (24.a4 Txa6 25.axb5 Ta7 26.c6 Tae7 27.Dxd6+/- ) 24...Dc8 25.cxd6 Dxa6 26.Dxa6 Txa6 27.d7 Cxd7 28.Txd7+- ]



22.Dxd6 Dxd6 23.Txd6 Cd5 24.Td1 [era mais adequado 24.Tc2 com simples idéia de e4 e se 24...Ae5 então 25.Td7 b5 (25...Ac6 26.Ta7! ) 26.e4 Cf6 27.Ta7+- tanto o cavalo como a torre estão perfeitamente colocadas em território das pretas, mostra que os bispos pretos estão atados. Não há contra jogo. Obviamente, as brancas ganham com facilidade. Os comentaristas russos de "Chesspro" indicaram a seguinte variante:; Obviamente, las blancas ganan con facilidad. Los comentaristas rusos de "Chesspro" indicaron la siguiente variante: 24.Te1 depois de 24...Ae5 25.Td7 Ac6 26.Ta7 Cb4! 27.Cxb4 axb4 28.Axb6 Ta8! 29.Td1 Txa7 30.Axa7 Ta8 31.Ac5 Txa2 32.Rf2 que também deveria levar a vitória das brancas. Pois de todas as formas, existiriam algumas dificuldades técnicas na realização da vantagem material.; 24.e4?! Cc3! é duvidosa.]



24...Cc3 25.T1d2 b5 26.Td7?! [a simples 26.cxb5 Cxb5 27.Tb6 Tc1+ (27...Ah6 28.Td7 Ac6 29.Td3+/- ) 28.Rg2+/- merecia atenção.]



26...Ae5 [26...bxc4 havia levado a complicações. Depois disto 27.Cc7! (27.bxc4 Txc4? (é muito mais forte 27...Ah6! 28.Tc2 Ac6 29.Td3 (29.Ta7 Cd1<=> ) 29...Ca4<=> ) 28.Cc7 Tf8 é perdedora, pois 29.Cxe6!+- perde, mas) 27...cxb3 28.axb3 Tf8 29.Ac5 Ah6 30.T2d3 Cxe2+ (30...Ac6 31.Axf8 Axd7 32.Axh6 Txc7 33.Ad2! Cd5 34.Axa5+/- ) 31.Rf1 Cc1 32.Axf8 Txf8 33.Tc3 Ca2 34.Tc2 Cb4 35.Tc5 Ac6 36.Td6 Axf3 37.Ag2 Axg2+ 38.Rxg2+/- é muito melhor para as brancas.]



27.cxb5 Cxb5 28.Af1 de agora em diante o curso da partida é mais ou menos forçado.



28...Ac6 29.T7d3 Ca3 [29...Cc3 30.a4 Aa8 31.e4+/- e as pretas estão totalmente limitadas.]



30.f4 Af6 31.Cc5 Ae7 [31...Ab5 32.Ce4 Ae7 33.Cd6 (33.Tc3 f5 ) 33...Axd3 34.Cxc8 Txc8 35.Txd3 Tc2 36.Ab6 (36.Td7 Rf8 37.Ta7 Ab4 38.Ta8+ Re7 39.Ab6+/= ) 36...Txa2 (36...Ab4 37.Td8+ Rg7 38.Ad4++- ) 37.Axa5 Cc2 38.Ab6+/- ]



32.Td1 Cb5 33.Ca4 [33.Tc1! limitando a atividade das peças pretas, mereceria maior atenção. Por exemplo: 33...Aa8 (33...Cd6 34.Tdd1 Ce4 35.Cxe4 Axe4 36.Ag2+- ; 33...Ted8 34.Txd8+ Axd8 35.e4+/- ) 34.Ag2! Axg2 35.Rxg2 Tc6 36.a4!+/- ]



33...Ae4 34.Td7 Ab4? [34...Ac6 não ajuda as pretas 35.T7d2 Ab4 36.Cb6 Axd2 37.Cxc8 Axf4 38.gxf4 Txc8 39.Ae1 Ta8 40.Tc1 Ab7 (40...Ae8 41.Ag2 ) 41.Tc5 e as brancas têm uma posição ganhadora. Resulta muito mais lógico ativar a torre mediante; Resulta mucho mas logico activar la torre mediante 34...Tc2!? 35.T1d2 e apesar do peão extra das brancas, as ativas peças pretas criam certo contra jogo.]



35.Ag2! Axg2 36.Rxg2 Tc2 parece que as pretas vão recuperar o peão, pois isso é somente temporário. As torres brancas na sétima fila são tão fortes que , a seu devido tempo, decidem o resultado da partida.



37.Tb7! 



37...Ca3?! [37...Cc7! era muito mais tenaz. Depois de 38.Td7 (38.Rf3 e5 39.Cc5 ) 38...Cd5 39.Rf3 (39.Txf7 Ce7! ) 39...Txa2 40.Ac5!? Txa4 41.Txf7 Axc5 (41...Ce7? 42.Axe7! ) 42.Tg7+ Rh8 43.Txh7+ Rg8 44.Thg7+ Rh8 45.bxa4 Ce7 46.Tf7 as brancas têm uma enorme vantagem.]



38.Tdd7 Tf8 39.Rf3 Cb1 [39...Txa2 40.Ac5 Axc5 41.Cxc5 e 42.Ce6!]



40.Ae3 Txa2 41.Ac5+- Cd2+ 42.Rg2 Axc5 43.Cxc5 Diagrama
43...e5 44.Ce6! Diagrama


Uma posição espetacular!
44...exf4 45.Txf7 1-0
 

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ESTUDO DA TÁTICA VI

VÍDEO AULAS DO PROFESSOR WERBERTY GONÇALVES

Trago para os seguidores do blog estas excelentes vídeos aulas do professor
Werberty Gonçalves
para dar continuidade com o nosso módulo - Estudo da Tática



terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SISTEMA LONDON

VÍDEO AULAS DO PROFESSOR JÚLIO LAPERTOSA


Professor
Júlio Lapertosa
O Sistema London em vídeo com o autor Júlio Lapertosa, excelente instrutor, jogador, possuidor talvez da melhor escola de Xadrez do Brasil - Casa do Xadrez - Belo Horizonte - MG. Formadora de grandes nomes do xadrez nacional. Visite o Site http://www.casadoxadrez.com/

domingo, 20 de fevereiro de 2011

MINHAS PARTIDAS SELETAS (12)


ATAQUE E CONTRA ATAQUE

 
MF Carlos Pinto

MF José Maia

Saudades da Cidade Maravilhosa!


Saudades dos Momentos Inesquecíveis de Maracanã!

Pinto,Carlos - Maia,José

Campeonato Carioca Rio de Janeiro, 1992

[Pinto,C]


As análises e comentários desta partida foram feitos em maio de 2006, com o objetivo de estudo para o aperfeiçoamento do meu jogo, conforme recomendação da escola soviética de xadrez. Esta partida foi realizada nas dependências do Tijuca Tênis Clube e faz parte dos grandes resultados que tive no Campeonato Carioca, enfrentando nada menos que o campeão carioca do ano anterior, José Maia, um forte jogador de estilo agressivo, possuidor de vários títulos e torneios no Rio de Janeiro e é também Mestre FIDE (Federação Internacional de Xadrez) e Mestre Internacional pela ICCF (International Correspondence Chess Federation).

1.g3 uma alternativa ao Cf3, para se chegar também, por transposição, ao Ataque Índio do Rei. 1...d5 2.Ag2 Cf6 3.c4 c6 4.Cf3 Af5

O sistema Lasker contra o Ataque Índio do Rei, tem como idéia principal desenvolver seu bispo antes de jogar ... e6, ocupando uma importante diagonal central (h7-b1) e também limitar a ação do bispo branco de g2 com a seguinte estrutura de peões; c6-d5-e6. O bispo tem menos influência no jogo em f5 do que colocado em g4 (vê partida Pinto, Carlos - Loureiro, Luiz, Campeonato Carioca / 1992 ), mas foi usada com sucesso pelo campeão mundial Emanuel Lasker na época de 1920. 5.b3 e6 6.0-0 Ae7 7.Ab2 h6 8.d3 0-0 9.Cbd2 Cbd7 10.a3 um lance que inicia uma expansão das brancas na ala da dama. 10...Tc8

[Outras alternativas ao último lance das pretas são: 10...Db6 11.b4 a5 12.c5 Dc7 13.d4 axb4 14.axb4 b6 15.Db3 Tab8 16.Da3 bxc5 17.bxc5 Tb5 18.Ac3 Tfb8 19.Da6 Ad8 20.Ta3 Ce4 21.Cxe4 Axe4 22.Tfa1 Af6 23.Af1 T5b7 24.Cd2 Af5 25.e3 Chadal,O-Mundell,P/Paris 1993/EXT 97/1-0 (36); 10...Ah7 11.Ta2 Dc7 12.Da1 Tad8 13.Tc1; 10...Dc7 11.Tc1 Tad8 12.b4 Db8 13.Dc2 Ah7 14.Cd4 c5 15.bxc5 Cxc5 16.C4b3 Ca4 17.Aa1 Tc8 18.Ca5 b5 19.Db3 dxc4 20.dxc4 Dd6 21.Cb1 Axb1 22.Txb1 a6 23.cxb5 axb5 24.Dxb5 Dxa3 25.Tb3 Iliesco,J-Roux Cabral,L/Mar del Plata 1949/MCD/1/2-1/2 (41)] 11.b4 [11.Dc2 a5=] 11...a5 [11...c5 12.bxc5 Cxc5 13.Tb1=] 12.Db3 [12.bxa5 Dxa5 13.e4 Ag6=] 12...Ta8 13.Ac3 [13.Tfc1 Dc7=] 13...axb4 [13...Te8 14.bxa5 e5 15.cxd5 Cxd5 16.Tfb1= (‹16.Cxe5 Cxc3 17.Dxc3 Cxe5-/+; 16.Axe5?! Cxe5 17.Cxe5 Af6=) ] 14.axb4 Ag4 parece que as pretas não estão satisfeitas com a posição do bispo em f5 e recoloca-o em g4, rendendo-se as ideias de Paul Keres desde o lance 4...Ag4. [14...Dc7!?=] 15.Txa8+/= Dxa8 16.Ta1 Db8 17.Db2 reforçando a diagonal a1-h8, impedindo o avanço e5 das pretas que teria a intenção de contra atacar no centro em resposta as operações das brancas na ala da dama. 17...Td8 18.b5 as brancas ganham mais espaço na ala da dama. [18.c5 b6 19.Ce5 Cxe5 20.Axe5 Db7+/=] 18...c5 19.Da2 tentando ganhar a sétima fila, com uma possível troca de damas ... Mas ... [teria sido talvez melhor &gt;=19.e3 b6+/= (19...Dc7 20.Ta7 Db6 21.Da2 Af5 22.Ce1+/=) ] 19...d4 as pretas conseguiram ganhar espaço no centro das brancas e "cegam" o bispo de casas pretas das brancas na diagonal a1-h8. . 20.Ab2[] Dc7 21.h3 Ah5 22.g4 [22.Db1 Db8=] 22...Ag6 23.Da7 Ce8 24.Da5 Cb6 as pretas defende-se no estilo "Nimzovitsch" paralisando as investidas das brancas pela coluna "a1". Neste momento adquirem uma pequena vantagem no jogo. 25.Cb3 e5 26.Ch2 [26.Cfd2 Cf6=] 26...e4! atacando contra a cadeia de peões das brancas. 27.Dd2 voltando a dama para defender o ponto atacado. [desagrada-me a posição após 27.Axe4 Axe4 28.dxe4 Cd6=] 27...Ag5 28.Dd1 Af4 [28...e3! 29.fxe3 Axe3+ 30.Rh1=/+] 29.Cf1=/+ h5 [29...Cf6 30.Ta7=/+] 30.gxh5 [30.Aa3 hxg4 31.hxg4=] 30...Ah7 uma posição ingrata para um bispo, mas coerente posicionalmente com o plano das pretas. [se 30...Axh5 então 31.Axe4 Cf6 32.Cbd2 Cxe4 33.Cxe4+/= as brancas estariam bem.] 31.Ac1 [outra possibilidade mais complicada seria 31.Aa3 (31...Ad6 32.Ac1 (32.Dc2 exd3 33.exd3 Ta8 34.De2 Cf6 35.Df3+/=) 32...exd3 33.exd3 Cd7 34.Ta7 Tb8+/=) 31...Cd7+/= ] 31...Ae5 [31...Axc1!? (32.Txc1 Cd6 33.Ta1 Te8 34.Cg3 Te6 (34...f5 35.Ta7 f4 36.Cxe4 Axe4 37.Axe4 Cxe4 38.dxe4 Txe4=) ) 32.Cxc1 Cf6= (32...De5 33.Cg3 Cd6=) ] 32.Ag5 Td6 [32...f6 33.Ac1 Cd6 34.h6 Td7 (34...g6 35.Aa3 exd3 36.exd3 Ca4 37.Ad5++/-; 34...gxh6 35.Axh6 Cf5 36.Ad2 e3 37.Aa5 exf2+ 38.Rxf2 Ce3) 35.f4 exf3[] 36.exf3 Cf5 37.f4 Ad6 (37...Axf4 38.Axf4 Dxf4 39.Cxc5+-) ; 32...Af6 33.Ac1 Cd6 34.h6 gxh6 (34...g6 35.Axe4 Cxe4 36.dxe4 Cxc4 37.Dc2 Cd6 38.Dxc5 Dxc5 39.Cxc5 b6 40.Cd7 Txd7 41.e5 Ad8 42.exd6 Txd6 43.Ta8+-) 35.Axh6; 32...Td7 33.Ta7 f6 34.Ac1+/-; 32...Tb8 33.Ta3 Af6 34.Dc1 De7 35.h4+/-; 32...Tc8 33.h6 f6 34.Ac1+/-] 33.Ah4 [33.dxe4 Te6+/- (33...Cxc4? 34.Dc1 Cb6 35.f4 c4 36.fxe5 Td7+-) 34.Dd3 Cf6 35.f4 Axf4 36.Axf4 Dxf4 37.Cxc5+-] 33...f5 [33...Th6 34.Cg3 (‹34.Axe4 Axe4 35.dxe4 Txh5-/+; ‹34.dxe4 Txh5 35.Ag3 Cf6=) 34...Af4 35.Ta7=/+] 34.Ag5 [34.dxe4 fxe4 35.Ta7 Cf6+/=; 34.Cg3 Af6 35.Axf6 Cxf6 36.Dd2 e3 37.fxe3 Te6 38.Cf1+/-] 34...Cf6 [34...Te6 35.f4 Ad6 36.dxe4 fxe4 37.h4+/=] 35.Cg3 [35.f4 exf3 36.Axf3 f4+/-] 35...Axg3?! [&gt;=35...Te6! 36.dxe4 fxe4 37.De1=] 36.fxg3+/= Cxh5 Esta posição é um dos momentos críticos desta partida 37.Af4? [&gt;=37.e3!! agora há somente um lance salvador para as pretas: 37...Cxg3[] (37...Ag6 38.exd4 Cxg3 39.De1 Txd4 40.Cxd4 cxd4 41.c5+-; 37...Df7 38.exd4 f4 39.dxe4+-; 37...g6 38.exd4 Dg7 39.dxe4+-; 37...Cf6 38.exd4 Td8 39.Af4 De7 40.d5 Ag6 41.dxe4+-) 38.Af4~~] 37...Cxf4-/+ 38.gxf4 Tg6 39.Df1 Tg3 40.Df2 Te3 41.Ta7 [41.Cc1 Ag6 42.Dh4 exd3 43.exd3 Cc8 44.Ta8=; 41.Cd2 exd3 42.exd3 Txd3 43.Ta7 Tc3 44.De1 Te3 45.Df1-/+; 41.Af1? Cxc4!! 42.dxc4 Txb3-+] 41...Db8 42.Ta1 Cd7 [42...Dc8 43.Ta7=/+] 43.Td1 [43.Cd2 exd3 44.exd3 Cf6=] 43...Dc7?! [&gt;=43...De8!?=/+] 44.Ca1= exd3 45.exd3 Cf6 46.Cc2 Te7 47.Ta1 Ch5??

O lance perdedor. O peão isolado em f4 torna-se alvo, mas não é uma boa decisão atacá-lo nesse momento porque perderá o jogo. Veja se você consegue encontrar a combinação ganhadora para as brancas? [&gt;=47...Dd8= salvava o jogo.] 48.Ta8++- o melhor ganhando o jogo! [48.Ad5+ Rf8 49.Ta8+ Te8 50.Txe8+ Rxe8 51.De2+ xeque duplo ganhando o cavalo.] 48...Rf7 49.Ad5+ Rg6 [49...Te6 50.Axe6+ Rxe6 51.De2+ Rf7 52.De8+ Rf6 53.Dxh5 Ag6 54.Tf8+ Re7+-] 50.Dg2+ as pretas abandonaram. Pois não há saída para o mate. [50.Dg2+ Cg3 51.Dxg3+ Rf6 52.Dg5#] 1-0

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

BOBBY FISCHER O GÊNIO REBELDE

PRÊMIO DE BRILHANTISMO

 Byrne contra  Fischer aos 20 anos

Byrne Robert - Fischer Robert [D71]

Campeonato dos EUA, 1963

[Robert Fischer]

K. F. Kirby, diretor de South African Quarterly, resumiu a admiração e o espanto do mundo enxadrístico quando escreveu: "A partida com Byrne foi algo de fabuloso e nada me vem à mente que a ela se compare. Após o décimo primeiro lance das Brancas, eu lhes atribuiria uma posição ligeiramente superior ou, no mínimo, completamente estável. Transformar tal situação em posição de mate com mais onze lances é mais feitiçaria do que xadrez! Honestamente, não consigo ver o jogador que consiga atualmente deter Bobby..." E nada há a acrescentar às próprias palavras de Byrne: " Enquanto eu tentava descobrir por que Fischer escolhera tal linha de jogo, porque era claramente ruinosa para as Pretas, subitamente surgiu o lance 18....Cxg2!. Este lance estonteante foi para mim um verdadeiro choque. A combinação final tem tal profundidade que, até o momento em que abandonei, os grandes mestres que comentavam a partida para os espectadores, em sala separada, acreditavam que eu tinha o jogo ganho!"



1.d4 Cf6 2.c4 g6 3.g3 c6 4.Ag2 [4.d5 b5! 5.dxc6 bxc4 6.cxd7+ Cbxd7 7.Ag2 Tb8 8.Cf3 Ag7 9.0-0 0-0= o fraco c4 das pretas é compensado pela pressão na coluna aberta "b" Byrne,R-Fischer,R ch-USA 1962] 4...d5 5.cxd5 [5.Db3 produzia maior tensão] 5...cxd5 6.Cc3 Ag7 7.e3 [7.Cf3 0-0 8.Ce5 (8.0-0 Ce4!=) 8...Af5 9.0-0 Ce4 10.Db3 Cc6 11.Dxd5 Cxc3 12.bxc3 Dxd5 13.Axd5 Cxe5 14.dxe5 Axe5= Benko,P-Fischer,R ch-USA 1962] 7...0-0 8.Cge2 Cc6 9.0-0 b6 10.b3 Seria difícil para qualquer lado introduzir um desequílibrio nesta variante essencialmente simétrica. [A igualdade absoluta também resultaria após 10.Cf4 e6 11.b3 Aa6 12.Te1 Tc8 13.Aa3 Te8 14.Tc1= Stahlberg,G-Flohr,S Kemeri 1937] 10...Aa6 11.Aa3 Te8 12.Dd2 [Uma boa alternativa seria 12.Tc1 ; Um espectador sugeriu posteriormente 12.f4!? para impedir 12... e5, mas após 12...e6-/+ seguido de Af8 e possivelmente duplicando na coluna c, Ta8-c8-c7, Tec8 as pretas obteriam vantagem.] 12...e5! Eu estava um pouco preocupado com enfraquecer meu Pd5, mas sentia que a grande mobilidade adquirida pelas peças menores não daria tempo para as brancas explorarem tal situação. [12...e6= levaria provavelmente ao empate] 13.dxe5 [Passivo seria 13.Tac1 exd4 (Se 13...Tc8 14.Tfd1 e4 15.f3! seria sustentável) 14.exd4 Tc8 15.f3-/+ embora dificultasse a penetração das Pretas.] 13...Cxe5 14.Tfd1? Acrescente esta às outras histórias melancólicas intituladas "a Torre errada" [Correto seria 14.Tad1! >= A) 14...Tc8 15.Cxd5 Cxd5 16.Axd5 Ad3 17.Ag2 Tc2 18.Dxc2+-; B) 14...Cd3 seria respondido por 15.Dc2; C) 14...Dd7 15.Dc2+/- /\ Td2, Tfd1 15...Tac8 16.Db1!; D) 14...Dc7 15.Dc1! Ce4!? senão Db1 consolidaria a posição 16.Cxd5! Dxc1 17.Cxc1 Axf1 18.Axe4 Aa6 19.Ce7+ Rh8 20.Axa8 Txa8 21.f4+/- conservando o peão a mais. De fato, como poderiam as Pretas equilibrar e ao mesmo tempo sustentar a iniciativa?; E) Finalmente achei 14...Dc8! o único lance que manteria a pressão. Agora, com 15.Cxd5 (15.Tc1 Dd7! 16.Tcd1 Tad8 as pretas conseguiriam um tempo precioso já que a dama estaria em d7 em vez de d8.; possivelmente melhor seria 15.Ab2 >= embora as pretas mantenham a iniciativa com 15...Df5
^ ; 15.Dc1 Ce4 16.Cxd5 Axe2 17.Axe4 Rh8! ganharia a troca. Uma continuação possível seria 18.Dxc8 Taxc8 19.Ce7 Tc7 20.Tc1 Td7 21.Tfe1 Af3!-+) 15...Cxd5 16.Axd5 Td8 17.f4 Txd5! 18.Dxd5 Ab7! E1) se 19.Dd2 Dh3! 20.Cd4 Cg4 21.Tfe1 (ou 21.Cc2 h5-> com forte ataque) 21...Cxe3!-+ deve vencer; E2) 19.Dd8+ Dxd8 20.Txd8+ Txd8 21.fxe5 Axe5-/+ com final melhor; F) Originalmente dei a seguinte resposta 14...Ce4 15.Cxe4 dxe4 16.Axe4 Dxd2 17.Txd2 Cc4 18.Axa8 Cxd2 19.Td1 Cc4 20.bxc4 (20.Ac6! Averbakh,Y 20...Cxa3 21.Axe8 Axe2 22.Td7+-) 20...Txa8-/+ >< c4, ^^ recuperando o peão com um final vantajoso. Posteriormente, Averbakh encontrou um furo na minha análise com 20.Ac6! em vez de 20.bxc4 que descuidadamente considerei "melhor". Gastei uma noite pesquisando a posição após 14.Tad1, tentando tudo para não permitir que meu brilhantismo entrasse pelo cano. Quanto mais eu olhava, mais gostava do jogo das brancas! Veja análise das variantes A até E onde finalmente encontrei a solução.] 14...Cd3!

15.Dc2 Dificilmente outra defesa conteria a ameaça de ... Ce4: [15.Cd4 Ce4 16.Cxe4 dxe4 17.Ab2 Tc8
^ com vigorosa pressão.; 15.Cf4 Ce4 16.Cxe4 dxe4 (não 16...Axa1? 17.Cd6) 17.Tab1 Tc8 18.Cxd3 Ac3! 19.De2 Axd3 20.Dg4 f5 21.Dh3 Axb1! 22.Txd8 Texd8 23.Af1 Td1 24.Rg2 Ad3! 25.Axd3 exd3-+ vence; 15.f3 Ah6 16.f4 (se 16.Cf4? d4!) 16...Ag7! liquidaria a ameaça de ... Ce4 mas enfraquecendo as brancas no intervalo.] 15...Cxf2!

A chave das ações anteriores das Pretas. A justificativa completa deste lance só apareceria após o abandono! 16.Rxf2 Cg4+ 17.Rg1 Cxe3 18.Dd2[] Cxg2! [Agora, com 18...Cxd1 19.Txd1= as brancas estariam novamente bem.] 19.Rxg2 d4! 20.Cxd4 Ab7+ o rei está à mercê das pretas. 21.Rf1 [Igualmente sem esperança seria 21.Rg1 Axd4+ 22.Dxd4 Te1+! 23.Rf2 Dxd4+ 24.Txd4 Txa1 25.Td7 Tc8 26.Txb7 (se 26.Ab2 Th1) 26...Txc3 27.Tb8+ Rg7 28.Ab2 Txa2-+ etc.; ou 21.Rf2 Dd7! 22.Tac1 Dh3 23.Cf3 Ah6 24.Dd3 Ae3+ 25.Dxe3 Txe3 26.Rxe3 Te8+ 27.Rf2 Df5!-+] 21...Dd7!
[21...Dd7! As brancas abandonam. Surpresa desagradável. Esperava 22.Df2 (22.Cdb5 Dh3+ 23.Rg1 Ah6-+ e o fim estaria próximo.) 22...Dh3+ 23.Rg1 Te1+!! 24.Txe1 Axd4-+ com mate dentro em breve.] 0-1

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

DEFESA PHILIDOR

VÍDEO AULAS DO PROFESSOR JÚLIO LAPERTOSA


Professor
Júlio Lapertosa

A Defesa Philidor em vídeo com o autor Júlio Lapertosa, excelente instrutor, jogador, possuidor talvez da melhor escola de Xadrez do Brasil - Casa do Xadrez - Belo Horizonte - MG. Formadora de grandes nomes do xadrez nacional. Visite o Site http://www.casadoxadrez.com/


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

COMO ERRAMOS NO XADREZ

KASPAROV FRENTE AO ERRO!

Garry Kasparov e Arnold Schwarzenegger
Dois grandes que reconheceram o valor majestoso do erro!

 




"O Maior Erro na Vida é o de Ter Sempre Medo de Errar"
E. G. Hubbard


O Professor e MI Boris Slotnik escreveu este texto abaixo na revista Jaque há alguns anos e o traduzi para os leitores deste blog, cujo objetivo é ajudar o jogador e o treinador de xadrez, a analisar os seus erros mediante uma classificação simples, buscando os casos mais típicos e frequentes da prática de torneios excluindo aqueles cometidos no apuro de tempo.


1- FALTA DE CONCENTRAÇÃO

O campeão do mundo Gari Kasparov fala freqüentemente que no xadrez a capacidade de concentração tem um papel importantíssimo. A prática de torneios demonstra que com estes tipos de erros estão relacionados as falhas mais trágicas na história do xadrez. Em certo sentido, todos os erros tem sua raíz na falta de concentração ou com outras palavras, na falta de atenção, porque segundo a opinião de psicólogos esta é a regulação de todos os processos da mente humana. Parece que a falta de atenção tem duas formas básicas. A primeira está relacionada com o relaxamento, e os erros deste tipo ocorrem freqüentemente nas situações vantajosas e inclusive ganhas.

Petrosian,T - Korchnoi,V
Moscou, 1963
Esta é a primeira parte da partida que disputaram Petrosian e Korchnoi em moscou, 1963. Nela tem clara vantagem o campeão do mundo naquele momento. Assim escreveu Petrosian: " Durante muito tempo nas jogadas anteriores pensava que minha posição era ganhadora... Se o desenvolvimento anterior da partida não fosse tão positivo para mim, provavelmente jogaria nesta posição 1.Rf3, e poderia ganhar tempos por meios da famosa manobra de triangulação: Rf2-g2-h3, conseguindo deste modo chegar a mesma posição, pois em troca de um tempo das pretas. Tudo isto era o que eu tinha no cérebro, pois minha atenção estava distraída, estive obcecado na idéia principal: a captura do peão em h6. Por isso chegou um erro impensável: 1.Txh6?? . Não vi a ameaça f4-f3, creio que provavelmente foi porque a posição das pretas parecia estar indefesa". Depois de 1...f3 2.Tg6 Re8 as brancas se renderam. 0-1


A segunda forma de falta de atenção se relaciona com o cansaço, representa na realidade o preço psicobiológico do jogo para o enxadrista.

Botvinnik - Petrosian
Moscou, 1966
1.Tc3?? [menos claro era 1.Txd2 exd2 2.Td1 Ae3 3.Ae2 (3.c5? Ac2) 3...Ae4+ 4.Rh3 Rg7 5.Tf1; 1.Tce1! as brancas ganhariam a partida apesar de qualquer resposta de seu rival: 1...Td8 (1...Ad3 2.Txd2 exd2 3.Te5 ou Te8+; 1...Td3 2.g4 Ae6 3.h3; 1...Ab4 2.Txd2 Axd2 3.Ta1 Ad3 4.c5 e2 5.Axe2 Axe2 6.c6) 2.Txe3! Axe3 3.Txe3] 1...Ae4! e as pretas ganharam. Ao explicar seu grave erro, Botvinnik escreveu que esta partida era a sétima seguida, sem nenhum dia de descanso. A tarefa era muito difícil, inclusive para um jogador jovem(Botvinnik tinha naquele tempo 55 anos), ainda mais se tinha em conta que nas partidas anteriores ele se havia confrontado com Tal, Spassky, Stein, e que se jogava com o antigo controle de tempo: cinco horas diárias mais adiamento de partidas. 0-1


Para jogadores de primeira categoria e candidatos a mestres, além destas duas formas, é típico também desviar a atenção, o que na maioria das vezes deriva em graves conseqüências. Veja algumas mais comuns, onde os jogaores deixaram de fazer a jogada obrigatória. 1.e4 c5 2.c3 Cf6 3.e5 Cd5 4.Cf3 e6 5.d4 Cc6?

Exemplo na abertura 1 [B22]
[tinha que jogar >=5...cxd4 ] 6.c4 Cb6 7.d5 *


1.d4 Cf6 2.Cc3 c5 3.d5 g6 4.e4 Ag7?

Exemplo na abertura 2 [A43]
[>=4...d6] 5.e5 Cg8 os dois peões na quinta fila dão as brancas uma vantagem decisiva. *


2- FALTA DE CONHECIMENTO

Nenhum jogador, inclusive o campeão do mundo, não sabe tudo, por isso os erros deste tipo são inevitáveis. A raíz fundamental destas falhas têm uma estreita relação com a limitação de nossa memória. Isto se deve a que a memória humana conserva bastante bem os métodos, as formas e as conseqüências lógicas, pois muito pior a informação concreta. O desenvolvimento da teoria moderna de aberturas requer altas exigencias da memória do enxadrista. Por isso não é surpreendente que os erros de conhecimento concreto possa se ver com freqüência, não só nas partidas de aficcionados, mas também nas dos profissionais. 1.e4 c6 2.d4 d5 3.Cd2 dxe4 4.Cxe4 Cd7 5.Cg5 Cgf6 6.Ad3 Dc7?! 7.C1f3 e6 8.De2 h6? 9.Ag6!

Wolf - Epishin [B17]
Maringa, 1991
Apesar da sua experiência na a defesa Caro-Kann e de seu alto Elo(2615, naquele tempo), o GM Epishin caiu nesta famosa armadilha. depois de... 9...hxg5 10.Axf7+ Rd8 11.Cxg5 ... as brancas têm vantagem decisiva. Entretanto, para os jogadores de alto nível são mais típicas as imprecisões posicionais na abertura que ao longo influi negativamente no desenvolvimento de toda a partida. 1-0


1.e4 c5 2.c3 e6 3.d4 d5 4.exd5 exd5 5.Cf3 Cc6 6.Ab5 c4?

Karpov,A - Polgar,J [B22]
Linares
7.Ce5 Db6 8.Axc6+ bxc6 9.0-0 Ad6 10.b3! cxb3 11.axb3 Ce7 12.Aa3 Axe5 13.dxe5 Ae6 14.Dd4! Cf5 15.Dc5 h5 16.Cd2 f6 17.exf6 gxf6 18.Ab4 Rf7 19.Ta4! Dxc5 20.Axc5 e as brancas têm clara vantagem no final. *


Nas partidas entre jogadores sem títulos se pode encontrar grande variedade destes erros de conhecimento. Aqui temos alguns exemplos do último Campeonato Espanhol por Equipes(Cala Galdana, 1994): 1.e4 e5 2.Cf3 Cf6 3.Cc3 Cc6 4.Ac4?!

Vilar - Blásquez [C55]
Campeonato Espanhol por Equipes Cala Galdana, 1994
como é bem sabido a teoria pede, em vez de 4.Ac4?! o melhor é 4.Ab5 ou 4.d4. 4...Ac5?!



[>=4...Cxe4! 5.Cxe4 (5.Axf7+ Rxf7 6.Cxe4 d5-/+) 5...d5-/+ as pretas optaram por uma jogada indiferente.] *


Gómez,A - Gómez,J. C. [C68]
Campeonato Espanhol por Equipes Cala Galdana, 1994


1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Ab5 a6 4.Axc6 dxc6 5.0-0 Ad6?! [>=5...f6; >=5...Dd6] 6.d4 f6?! [>=6...exd4] 7.dxe5 fxe5 8.Cxe5! e as pretas não têm compensação pelo peão perdido. *


Para os jogadores que querem conseguir o título de mestre é obrigatório saber a base tática de suas linhas nas aberturas. Pois, infelizmente e muito freqüentemente eles não sabem. Veja um exemplo com um dos melhores juvenil da Galícia, que durante anos jogou a variante Záitzev na Espanola: 1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Ab5 a6 4.Aa4 Cf6 5.0-0 Ae7 6.Te1 b5 7.Ab3 0-0 8.c3 Ab7 9.d4 Te8

Exemplo na Abertura 3 [C88]
entretanto ele não era capaz de demonstrar ou responder, o que ocorre se a partida continua: 10.Cg5 Tf8 11.f4 , que representa a combinação mais evidente das brancas. Durante uma partida de torneio, inclusive para o jogador profissional, é muito complicado encontrar a idéia original do GM Záitzev: 11...exf4 12.Axf4 Ca5 13.Ac2 Cd5! 14.exd5 [14.Cxh7? Cxf4] 14...Axg5 15.Dh5 h6=/+ , com bom jogo para as pretas. Ë evidente que desconhecimento deste tipo podem provocar dolorosas derrotas. *


3-ERRO DE CÁLCULO

O cálculo de variantes é a capacidade que permite ao jogador analisar com efetividade as posições que desfilam por sua mente após considerar as conseqüências de tal ou qual jogada aspirante. Esta capacidade se baseia em três fatores principais: a imaginação, que permite sair da posição inicial; a memória operativa(de curto prazo), que leva a mente a trocas da posição inicial em forma de quadros intermediários; a atenção, que força e regula a intensidade e que comprova por demais a exatidão do cálculo. Ao contrário do cientista ou o pintor, o enxadrista t6em que exercitar sua imaginação durante o tempo limitado da partida real de torneio. Por isso é muito útil ter métodos individuais para forçar a imaginaçào de cada um.

Tal - Vasiúkov
Kiev, 1965
Durante 40 minutos, o gênio da combinação não foi capaz de encontrar as conseqüências do sacrifício 1.Cxg7! e ajudou a consegui-lo ...uma canção para meninos famosa na URSS, que se chama "como içar um hipopótamo do pántano". A partida seguiu: 1...Rxg7 [se 1...Cf4 2.Dd2!; 1...Axc4 2.Cxe6!] 2.Cd4 Cf4 3.Dg4+ Rh8 4.Cxe6 Cxe6 5.Dxe6 , com vantagem branca. Infelizmente as canções não são um remédio universal. Entretanto, o método para desviar a atenção, e inclusive a possibilidade de falar consigo mesmo durante o cálculo, merece atenção. *


 Os erros da memória operativa sào muito típicos nos jogadores jovens, carentes todavia de grande experiência.
Iglesias,F - Anca,J
Campeonato da Galícia Sub-16 Mondariz, 1994
apartir desta posição, se seguiu: 1.f5? e5 2.Ce6 e4 somente agora as brancas descobriram que em caso de 3.Cc7, jogada que havia planejado, segue 3...Te5, e depois de 4.Ce6 Ae6 5.fe6+ Re7 as pretas têm uma clara vantagem. *


As falhas de atenção nas partidas de jogadores profissionais sucede na maioria das vezes nas primeiras rodadas do torneio, quando o mecanismo enxadristico cerebral ainda não está suficientemente aquecido
Aqui petrosian aceitou empate, devido a seguinte variante: 1.Cxd5

Bobócov - Petrosian
Moscou
Mondariz, 1967
exd5 [1...Dxd5? 2.Axf6 Axf6 3.Th3 Axe2 4.Axh7+ Rh8 5.Ae4+; em caso de 1...Cxd5 2.Th3 Axe2 3.Axh7+ Rh8 4.Ae4+ com igualdade.] 2.Axf6 Axf6 3.Th3 Axe2 4.Axh7+ Rh8 5.Af5+ Rg8? [ Pois mediante: 5...Ah4 Petrosian poderia cobrir seu rei e ganhar a partida.] 6.Ah7+ , com xeque perpétuo. 1/2-1/2


4-ERRO DE SENTIDO

O sentido da posição é o núcleo, a essência, da maestria, por isso os erros deste tipo são relativamente pouco freqüente no nível profissional. Ao contrário, nas partidas de jogadores de primeira categoria e candidatos a mestre, este tipo de erro se pode observar com bastante freqüencia.na continuação veremos erros típicos para jogadores deste nível:

De La Fuente - Abella
Ferrol Mondariz, 1993
1...g4? [mediante 1...Rf8! , que diminui a pressão do trem branco Db3 e Ac4 sobre f7 devido a uma resposta preta 2....Ca5 e evitaria o perigo que supõe a abertura da coluna "e" com e4-e5, as pretas poderiam conservar um peão a mais e a vantagem posicional. Normalmente as jogadas deste tipo 1....Rf8! são difíceis para os jogadores de primeira categoria que estão acostumados a resolver quase exclusivamente os problemas concretos. ] 2.Cfd2 Dh4 3.Txf4 com clara vantagem branca na partida. *

Leira - Cruz
Santiago de Compostela Mondariz, 1993
Nesta posição seguiu: 1.Ac2? [>=1.Te1! daria as brancas clara vantagem, tanto depois de 1...Cxd3 (como depois de 1...Ce6 2.Dd2 f4 3.Te5) 2.Dxd3 f4 3.Te5 . Em geral, os jogadores de nível "candidatos a mestre" têm certa orientação no jogo posicional, pois freqüentemente seu jogo carece de elasticidade suficiente como para sair das decisões estereotipadas. Isto é o que sucedeu na partida com 1.Ac2?, "o bispo é mais forte que o cavalo".] 1...Ce6 2.Dd2 f4 3.g6 hxg6 com jogo equilibrado *


5- FALTA DE CRIATIVIDADE

Em certo sentido, todo conteúdo do jogo se pode dividir em duas partes: o conhecido e o novo. Pois segundo o nível e a experiência do jogador, o percentual destas partes são muitos diferentes. Para o aficcionado, o xadrez é como uma selva, já o contrário, para um jogador profissional, se parece a sua casa. Por isto vamos aqui ter em conta a definição de criatividade no sentido mais geral, é dizer, a qualidade de descobrir algo novo para seu nível atual. Há posições onde os grandes mestres e jogadores de nível modesto podem equivocar-se igualmente.

Svéshinikov - Bareev
Moscou, 1992
Esta posição surgiu depois de 1.e4 e6 2.d4 d5 3.e5 c5 4.c3 Cc6 5.Cf3 Ch6 6.dc5 Cg4?. A primeira vista as pretas têm que recuperar o peão entregado por causa da dupla ameaça em c5 e e5, que ocorre em posições semelhantes da Defesa Francesa, com o cavalo preto em d7, em vez de g4. Esse pequeno detalhe tem, entretanto, muitíssima importância. Svéshnikov jogou 1.Da4! agora as pretas poderiam abandonar, porque as brancas não somente têm um peão a mais, como também vantagem posicional. *


Em outro exemplo, as pretas chegaram a seguinte posição,as brancas achavam que ganhariam o bispo preto de maneira forçada, graças a seu par de peões passados. Pois não se deram conta de que aqui capturar o bispo não significa ganhar a partida.
Bueno - Ruiz
Campeonato Juvenil Espanhol Sant Feliú, 1994
1...e4 2.c5 e3! 3.cxd6+ Rd8 4.Ab5 a4 5.Rc5 a3 6.Rb4 a2 e as brancas abandonaram. *


 6- ERRO DE LÓGICA

Aqui tem de ter em conta os erros de sentido comum, que se pode dividir em dois grupos principais: O primeiro reflete nossas falhas, desde um ponto de vista do xadrez como um jogo. O segundo demonstra erros na lógica da luta. Vejamos um exemplo típico do primeiro grupo:

erro de lógica 1
Ao resolver este problema didático, inclusive ao encontrar a variante ganhadora. 1.Ah7+! Rh8 2.Axh6 Axh3 3.Axg7+ Rxg7 4.Dg6+ Rh8 5.Ag8!! alguns jogadores jóvens, começram seus cálculos por 1.Ah6, que representa um erro típico de lógica, porque depois de 1...Ah3 2.Ah7+ há também de calcular outra possibilidade das pretas(2...Rf7) e não importa que seja bom ou mau para as brancas, porque de todas as formas aumenta o volume de cálculos sem necessidade. *

 Szabo - Petrosian
Amsterdam, 1952
Muito frequentemente, os jogadores, inclusive profissionais, não são capazes de evitar aproveitar-se dos apuros de tempo de seu rival. Esta forma de jogar tem certo sentido nas posições inferiores, pois não tem nenhuma razão lógica nas situações vantajosas. Deste modo, o xadrez castiga aqules que jogam como ocorreu, por exemplo, nesta partida, que reflete a posição do diagrama. É evidente que as brancas têm vantagem clara não só devido a qualidade a mais, mas também pela maior mobilidade de suas peças. Entretanto, a partir daí o GM húngaro tentou aproveitar os apuros de tempo de Petrosian e começou a jogar sem aprofundar na posição. Continuou: 1.Td6?! [segundo Petrosian 1.Td1! seria mais forte por 1...Cxd5 2.Dxd5 Tf8 (2...Db8 3.Dd6) 3.De6+ De7 4.Dc8+ Rf7 5.Dc4+ Re8 6.Td5+/- com forte vantagem depois de 7.Tc5.] 1...0-0 2.Td1?! [2.Th4 Dc5 3.Tb4 conservaria a vantagem] 2...Dc5 3.Td8 Dxa3+ 4.Rb1 h5 5.Txf8+ Dxf8 6.De4?! (ou também Dd8+) 6...De7 7.Db4 Dc7 8.Dd6? Dxd6 9.Txd6 Cc4! e as pretas ganharam este final. 0-1


Outro erro típico, especialmente para os juvenis, é a intenção de jogar para ganhar sem ter em conta a situação real no tabuleiro.
Carrasco - Suares
Campeonato Juvenil da Espanha Sant Feliú, 1994
1...Cd4 que é um grave erro posicional porque aumenta a ação do Ag2. Na partida seguiu [Nesta posição, as brancas estão um pouco melhor graças a pressão do bispo em g2. Entretanto, mediante 1...Ad7 2.Ab2 (2.Cfe5? Cxe5 3.Cxe5 Ad4-+) e logo 2...Tac8 , as pretas poderiam conseguir equilíbrio. Pois as pretas queriam complicar o jogo a qualquer preço, e jogaram] 2.Cxd4 Axd4 3.Ta2 devido a ameaça 4.Td2 as brancas têm clara vantagem. *

domingo, 13 de fevereiro de 2011

DEFESA FRANCESA VARIANTE DO AVANÇO

VÍDEO AULAS DO PROFESSOR JÚLIO LAPERTOSA

 Professor
Júlio Lapertosa

Continuando o curso da Defesa Francesa em vídeo com o autor Júlio Lapertosa, excelente instrutor, jogador, possuidor talvez da melhor escola de Xadrez do Brasil - Casa do Xadrez - Belo Horizonte - MG. Formadora de grandes nomes do xadrez nacional. Visite o Site http://www.casadoxadrez.com/


DEFESA FRANCESA VARIANTE TARRASCH

VÍDEO AULAS DO PROFESSOR JÚLIO LAPERTOSA


Professor
Júlio Lapertosa

Continuando o curso da Defesa Francesa em vídeo com o autor Júlio Lapertosa, excelente instrutor, jogador, possuidor talvez da melhor escola de Xadrez do Brasil - Casa do Xadrez - Belo Horizonte - MG. Formadora de grandes nomes do xadrez nacional. Visite o Site http://www.casadoxadrez.com//

DEFESA FRANCESA VARIANTE WINAWER

VÍDEO AULAS DO PROFESSOR JÚLIO LAPERTOSA


Professor
Júlio Lapertosa
Continuando o curso da Defesa Francesa em vídeo com o autor Júlio Lapertosa, excelente instrutor, jogador, possuidor talvez da melhor escola de Xadrez do Brasil - Casa do Xadrez - Belo Horizonte - MG. Formadora de grandes nomes do xadrez nacional. Visite o Site http://www.casadoxadrez.com/



sábado, 12 de fevereiro de 2011

DEFESA FRANCESA VARIANTE DAS TROCAS

VÍDEO AULAS DO PROFESSOR JÚLIO LAPERTOSA


Continuando o curso da Defesa Francesa em vídeo com o autor Júlio Lapertosa, excelente instrutor, jogador, possuidor talvez da melhor escola de Xadrez do Brasil - Casa do Xadrez - Belo Horizonte - MG. Formadora de grandes nomes do xadrez nacional. Visite o Site http://www.casadoxadrez.com/

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

DEFESA FRANCESA VARIANTE CLÁSSICA

VÍDEO AULAS DO PROFESSOR JÚLIO LAPERTOSA
Professor
Júlio Lapertosa
Esta é a primeira postagem em vídeo do blog. Com a permissão do autor Júlio Lapertosa, excelente instrutor, jogador, possuidor talvez da melhor escola de Xadrez do Brasil - Casa do Xadrez - Belo Horizonte - MG. Formadora de grandes nomes do xadrez nacional. Visite o Site http://www.casadoxadrez.com/

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MINHAS PARTIDAS SELETAS (11)

DESTRUINDO O CASTELO DO REI
MF Carlos Pinto
 
MF Luismar de Brito


Pinto,Carlos - Brito,Luismar [A56]

I Magistral de Recife, 30.03.2009

[Pinto, C]

Hotel Jangadeiro
Visão Aérea de Boa Viagem - Recife - PE

Praia de Boa Viagem - Recife - PE
GAMBITO BENKO

Esta partida aconteceu no salão de eventos do hotel Jangadeiro, na bonita praia de Boa Viagem, Recife -PE, pelo I Torneio Magistral de Recife. O meu adversário não é nada menos que o lendário enxadrista paraibano e Mestre FIDE Luismar de Brito. Luismar já um veterano em competições e também portador de várias normas de MI. Teve uma grande participação ao jogar em 1980 o famoso Torneio de Hastings na Inglaterra. Tendo inclusive grandes vitórias sobre o GM Lev Alburt e o também GM Jonathan Speelman. Já conhecido de embates anteriores, Luismar é um adversário muito difícil de se bater. Por isso esta minha vitória contra ele, com certeza foi de grande valor e satisfação para mim. 1.d4 Cf6 2.c4 c5 3.d5 g6 4.Cc3 d6 5.e4 b5 Diagrama

Este lance caracteriza o interessante Gambito Benko - uma arma intrigante contra 1.d4. Sua idéia estratégica baseia-se no sacrifício posicional do peão b5, na intenção de ter compensações tais como:
1) Vantagem de desenvolvimento das peças pretas e com isso ganhar iniciativa.
2) A vulnerabilidade dos peões brancos sobre "a2" e "b2" no qual devem ser atacados ao longo das colunas "a" e " b" e ao longo das diagonais h8-a1 e g8-a2.
3) A dificuldade das brancas em desenvolver está na pressão ao longo da diagonal a6-f1, desencorajando o lance e4 das brancas e a inevitável pressão contra o peão b2 no qual escraviza o Bc1.

6.cxb5 a6 7.Cf3 Cbd7 8.bxa6 o Gambito foi totalmente aceito. [8.Ag5; 8.a4 Ag7 9.h3 0-0 10.Ag5 Da5 11.Cd2 axb5 12.Axb5 Aa6 13.0-0 Axb5 14.Cxb5 Tfb8 15.Cc4 Db4 16.Dc2 Cb6 17.b3 Cxc4 18.bxc4 Da5 19.Ad2 Dd8 20.Ac3 Cd7 21.a5 Ta6 22.Axg7 Rxg7 Beaumont,D-Kalisch,T/Melbourne 2001/EXT 2002/1-0 (50)] 8...Da5 9.Ad2 [9.Cd2 Axa6 10.Axa6 Dxa6 11.De2 Db7 12.b3 Ag7 13.Ab2 0-0 14.0-0 Cb6 15.Cc4 Cxc4 16.Dxc4 Db4 17.Dxb4 cxb4 18.Ca4 Cxe4 19.Axg7 Rxg7 20.Tfe1 Cc5 21.Cxc5 dxc5 22.Tac1 Tfd8 1/2-1/2 Bellers,F-Scholz,P/Oelde 1994/EXT 2002] 9...Axa6 10.Axa6 Dxa6 se retiramos as peças do jogo neste momento a estrutura típica de peões mais frequente e mais importante que se encontra jogando contra o Gambito Benko é exatamente esta. 11.De2 um lance que visa propor as trocas das damas, já querendo fazer uso da vantagem do peão extra e também permitir no caso das pretas recusarem as trocas, as brancas realizarem o pequeno roque e acelerarem seu desenvolvimento. 11...Db7 [11...Ag7 12.a4+/-] 12.0-0!? Ag7 [12...Dxb2?? 13.Tfb1 Da3 14.Cb5+- ganhando!] 13.Tab1 0-0 14.Ag5 Tfb8 15.Cd2 Diagrama

Neste momento as Brancas têm uma pequena vantagem: tem o peão extra defendido; domínio da diagonal a6-f1 pela dama e a cavalaria branca começa a manobrar para se colocar na casa chave c4. [15.h3 Da6 16.Dc2 Tb7+/-] 15...Cb6 evitando cavalo c4 e preparando o eventual ataque aos peões a2 e b2. 16.h3 prevenir um salto futuro e preparar um eventual avanço g4. Também permitir um escape para o rei em frequentes casos de temas táticos de fraqueza na oitava fila. 16...h6 17.Ae3 Cfd7!? a manobra do cavalo do rei das pretas geralmente se faz por duas vias:1) Cf6 - g4 - e5 - c4 o fluxo desta via esta impedido. 2) Cf6 - e8 - c7 - b5 esta seria a via mais indicada para a manobra. Agora é interessante a via Cfd7, vamos ver no que vai dar. 18.Dg4?! perco a vantagem que tinha; a razão deste lance, talvez fosse o desejo de passar a dama e tentar um ataque direto ao rei, mas a posição não pedia isso agora. Deveria conter esse impulso assassino dentro de mim. [o melhor era &gt;=18.Tfc1 Da6+/= mantendo a pequena vantagem.] 18...h5!?= [18...Ce5 19.Dh4 h5 20.Ag5 Cbc4= com igualdade] 19.Dg3 Ca4 as pretas ameaçam ganhar material com o simples Ca4c3. 20.Ag5 com este lance defendo e ataco e ao mesmo  tempo ameaço ganhar material com Bg5xe7 20...Cdb6 mantenho uma posição ativa. [20...Cxb2 21.Axe7 Db4 22.Tfc1=] 21.Cd1 c4 22.Ae3 Da6 23.Cf3 [23.f4!? merece consideração 23...Cxb2 24.Cxb2+/- (‹24.Txb2 Axb2 25.Cxb2 c3=) ] 23...Cd7= b2 se converte em alvo claro 24.Ad4 Cac5?! permitir as trocas dos bispos de casas pretas é um grave erro na estratégia do Gambito Benko - o bispo preto de g7 é a peça mais importante das pretas, com o agravante de deixar o Rei preto inseguro. [era melhor &gt;=24...Cxb2 25.Txb2 Txb2 26.Cxb2 c3=] 25.Axg7 Rxg7 o Rei agora corre perigo! aquela minha obsessão que falei no lance 18. Agora mais do que nunca a adrenalina está no pico! Sinto o gosto de sangue na boca! Sou neste momento um predador em busca de sua presa! 26.Cg5 um lance de puro instinto. Apesar de não ser o melhor. [&gt;=26.Cc3!?+/= o mais calmo para manter a pequena vantagem] 26...Dxa2-/+ pronto perco a vantagem e o meu adversário está claramente melhor. Tudo por não controlar meus nervos! 27.Ce3? tudo pelo ataque! [o melhor seria &gt;=27.Cc3 Da7 28.Rh2=/+ com pequena vantagem das pretas.] 27...Txb2?? Diagrama

Há sempre um pecado capital para cometer o ser humano, neste caso a Gula evita as pretas de jogarem o lance que praticamente levariam a vitória! [parece simples &gt;=27...Tb3-/+ ] Agora bichinho, não tem perdão! 28.Cf5++- Rg8?? as pretas estão perdidas de todas as formas. [28...Rf8 29.Dc3 Ce5 30.Txb2 Da7+-] 29.Cxe7+ Rf8 Diagrama

[29...Rg7 de qualquer forma, não se pode fazer outra coisa 30.Dc3+ Ce5 31.Txb2 Da7+-] 30.Cxg6+! o castelo do Rei é totalmente destruído. 30...fxg6 31.Dxd6+ Re8 32.Dxg6+ Rd8 33.Txb2 Dxb2 34.Dg8+ Rc7 [34...Re7 35.Dxa8 Dd4 36.Dg8+-] 35.Dxa8 e Luismar abandona! [35.Dxa8 Db7 36.Dh8+-] 1-0