segunda-feira, 25 de agosto de 2014

PEÃO DA DAMA ISOLADO (10)

VIRTUDES DO PEÃO DA DAMA ISOLADO
3) ATAQUE NA ALA DA DAMA
Há certos tipos de posições no Peão da Dama Isolado (PDI) que proporciona condições para um ataque na ala da dama. Contra as técnicas de defesas modernas, nem sempre é possível atacar o rei, especialmente se a defesa montar um bloqueio em d5. Para não perder a iniciativa, as ativas peças quando acompanhadas do seu peão isolado, deverão usar o ataque ao ponto de bloqueio, tentado desbloquear seu peão em d4 ou estabilizar a estrutura de peões, trocando em d5. Uma precondição para cada estratégia é a presença de fraquezas das pretas na ala da dama.
3.2)Ataque as fraquezas da ala da dama e o uso da coluna "c"
As fraquezas na ala da dama são caracterizadas nas casas pretas depois de a7-a6 ou nas casas brancas depois de b7-b6, quando se pode permitir ataques mortais de peças. O uso da coluna "c" se faz de dois modos: a) o firme controle da coluna aberta "c"; b) ocupação de importantes casas na coluna "c" com suas peças. Tipicamente essa aplicação se faz na casa c5, quando as pretas avançam seu peão a b5 - as brancas sendo o possuidor do PDI. 
Karpov, campeão do mundo, jogando contra o espetacular Geller. Numa demonstração de como aproveitar as fraquezas da ala da dama no PDI


Partida de Karpov contra Geller comentada em espanhol.
Karpov é um dos maiores especialista no jogo com e contra o Peão da Dama Isolado. Abaixo mais um exemplo de Karpov de como explorar as debilidades na ala da dama, aproveitando o controle da coluna "c".

O GM Gregory Kaidanov tem um exemplo didático da sua prática magistral de como explorar as debilidades na ala da dama no PDI