sexta-feira, 29 de abril de 2011

LIÇÃO DE LENIER DOMINGUEZ

ATAQUE DIRETO AO REI
GM Lenier Dominguez
Jogou de forma agressiva e fora do seu estilo.
Sendo recompensado com uma brilhante vitória.


GM Ivanchuk é derrotado de forma contundente!

Dominguez,Leinier - Ivanchuk,Vassily [B06]

Magistral Cidade de Barcelona (9), 27.10.2006

[Pinto,C]



1.e4 g6 2.d4 d6 3.Cc3 Ag7 4.Ae3 a6 obrigado a ganhar, Ivanchuk elege a Defesa Moderna, tratando de sair dos caminhos mais usuais. 5.f4 Dominguez aceita a parada e em vez de jogar sólido opta pelo mais agudo. 5...b5 6.Ad3 Ab7 7.Cf3 Cd7 8.e5 as brancas tiram o caminho natural do desenvolvimento do Cg8, que deve buscar um caminho alternativo. 8...Ch6 [uma jogada pouco usual, o mais jogado é 8...e6 e depois 9.a4 b4 10.Ce4 Ce7!? a entrega pode ser interessante 11.exd6 Cf5 12.dxc7 Dxc7 13.Ad2!+/-] 9.De2 Cb6 10.0-0-0 [o antecedente conhecido seguiu 10.a4 b4 11.Ce4 0-0 12.a5 Cd5 13.Ad2 c5 14.dxc5 dxe5 15.Cxe5 com posição complexa] 10...Dd7 11.Thg1 0-0 12.g4! sacrificando um peão por um forte ataque sobre o rei preto, este é o começo; todo o flanco do rei preto ficará fora de jogo se o peão não for aceito. 12...Cxg4 13.Cg5 Cxe3 14.Dxe3 e6 15.Dh3 h6

16.Cxf7!! esta era a ideia, o Rei preto sofrerá uma forte investida pelas peças brancas. 16...Dxf7 17.Txg6 Dxf4+ 18.Rb1 a coluna g aberta sobre o rei preto dá ampla compensação pela peça. 18...Tf7 19.Tdg1 Rh8 20.T6g4 Dd2 [20...Df3 21.T4g3! Df4 22.Dxe6 ameaçando Dg6, com ataque ganhador.] 21.Dh5 Taf8 22.a3 não alivia os problemas da entrega 22...Te7 [22...Af3 23.Dg6 Dxd3 24.cxd3 Axg4 25.Txg4 Te7 26.Ce4 dxe5 27.dxe5 Cd5 28.Cc5 e a posição preta tem demasiados pontos débeis.] 23.Txg7! Txg7 24.Txg7 Tf1+[] jogada única para desviar o bispo, pois o ataque seguirá com força, segue agora um "tiroteio", depois do que a vantagem posicional das brancas se impõem, a falta de segurança do rei preto é muito difícil de compensar. 25.Axf1 Rxg7 26.Ad3 Dg5 27.De8 dxe5 28.dxe5 Dxe5 29.De7+ Rg8 30.De8+ Rg7 31.De7+ Rg8 32.Ah7+ Rh8 33.Ag6! Dg7 34.Dd8+ Dg8 35.Df6+ Dg7 36.Dd8+ Dg8 37.Dxc7 Cd5 38.De5+ Dg7 39.Db8+ Dg8 40.De5+ Dg7 41.Dxe6 Df6 42.Dxf6+ Cxf6 43.Af5 Rg7 44.Rc1 Ce8 45.Ce4 Axe4 46.Axe4 um final de bispo contra cavalo com um peão de vantagem, é muito difícil de defender para o bando débil. 46...Cd6 47.Ad3 a5 48.Rd2 Rf6 49.Re3 Re5 50.Rf3 b4 51.axb4 axb4 52.Rg4 Rf6 53.Rf4 Re6 54.b3 Rf6 55.Ac4 Cf5 56.Re4 h5?! isto facilita a tarefa de criar outra debilidade. 57.Ae2! h4 58.Ag4 Cd6+ 59.Rf4 Cb7 60.Af5 Cc5 61.Rg4 h3 62.Ah7 Ce6 63.Ad3 Re5 64.Rxh3 Cf4+ 65.Rg4 Cxd3 66.cxd3 Rd4 67.h4 Rc3 68.h5 Rxb3 69.h6 1-0

domingo, 24 de abril de 2011

MINHAS PARTIDAS SELETAS (18)

PRIMEIRA LIÇÃO MAGISTRAL
MF Carlos Pinto Contra o MF Marco Asfora

Pinto,Carlos - Asfora,Marco [A38]
 I Copa Latino Americana Recife - PE, 1991
[Pinto,C]

Pela primeira vez tenho a oportunidade de jogar um torneio de nível internacional - "I Copa Latino Americana" na cidade do Recife, em um luxuoso hotel cinco estrelas, chamado " Hotel Beira Mar". Fazia tempo que a região nordeste carecia de eventos de grande porte, já que no passado o nordeste do Brasil detinha a hegemonia do xadrez nacional e agora mostrava-se em franca decadência, um evento desta magnitude tentava resgatar o xadrez nordestino. Deste torneio guardo na memória a fisionomia do "saudoso" doutor Luiz Tavares, baluarte do xadrez nacional e também da presença de vários grandes mestres como: Gilberto Milos, Jaime Sunye, Daniel Campora, Alonso Zapata, Giovanni Vescovi(12 anos) e Rafael Leitão ainda crianças e grandes promessas do xadrez nacional. Além de muitos outros titulados e de 95 participantes. Na primeira rodada tenho pela frente o forte enxadrista pernambucano, mestre FIDE, inclusive fez um grande torneio finalizando em sétimo lugar. Seria meu primeiro confronto com um mestre, veja a partida: 1.Cf3 Cf6 2.g3 c5 3.Ag2 Cc6 4.c4 g6 5.Cc3 Ag7 6.b3 Um lance fora da teoria, logo no sexto movimento, parece ser interessante, pois quando jogava blizt eu o usava com bastante frequência com a ideia de fianquetar o bispo da dama branco e fazer uma estrutura de "bispos zarolhos", sempre com bons resultados. 6...0-0 7.0-0 e5 8.e4 d6 9.h3 um lance profilático, evitando uma desagradável cravada do cavalo em f3 pelo bispo preto em g4. 9...Ce8 o centro está fechado e as pretas reposiciona o cavalo em e8 para atuar pelo flanco rei com f5. 10.Cd5 uma casa ideal para o cavalo branco. 10...Ae6 11.d3 a6 o plano das pretas fica agora menos claro, pois também ameaçam uma investida pelo flanco dama preparando o avanço b4. 12.Ag5 f6 13.Ae3 b5 14.Dd2 Tb8 agora as pretas definiram o seu plano de atuação no flanco dama e as brancas ao perceberem preparam suas ações no flanco rei. 15.Tab1 um lance desproposital, que demonstra sua dúvida em relação a tomar medidas enérgicas no flanco do rei. Até agora minha estratégica é evitar a realização do plano preto, sem adquirir uma iniciativa própria ou independente. 15...Tf7 16.Ch4 Axd5 a troca do bispo de casas brancas das pretas pelo cavalo em d5, faz enfraquecer as casas brancas das pretas e aumentar o espaço de ação das brancas. [>=16...Dd7!?=/+] 17.cxd5 Cd4 em compensação o cavalo preto está bem postado. 18.f4 tento mostrar um contra-jogo no flanco rei, pois estou muito passivo, enquanto as pretas avançam no flanco dama, não posso ficar parado sem iniciativa, abrir a coluna "f" deverá me mostrar um caminho mais efetivo. [18.Tbc1 b4=] 18...Tc8 [>=18...exf4!? deveria ser investigado mais detalhadamente 19.Axd4 cxd4 20.gxf4 f5=] 19.fxe5= [>=19.f5!? g5 20.Cf3 De7 21.Tfc1 Cc7 22.b4 Cxf3+ 23.Axf3 cxb4 24.Txb4+/-] 19...dxe5 20.Cf3 Cd6 21.Tbc1 b4 as pretas ganham espaço e criam um posto avançado em c3 numa eventual abertura ou não da coluna "c". 22.h4 Tf8 23.Ah3 Tc7 24.Cxd4?! [>=24.Axd4 exd4 25.Ae6+ Rh8 26.Df4+/-] 24...cxd4 pretas tomam ganhando tempo, ameaçando o bispo, além de ganhar espaço no campo adversário na ala da dama. 25.Ah6=/+ [25.Af2 Tc3=] 25...Tc3

Uma bonita casa onde a torre fica praticamente pregada em c3, dando o caminho para estratégica das pretas pela coluna "c". Neste momento as pretas estão algo melhor. 26.Ae6+ as brancas encontram um casa forte para colocar seu bispo de casas brancas, tentando restringir a ação das peças pretas. 26...Rh8 27.h5 Axh6 [27...gxh5 28.Axg7+ Rxg7 29.a3=/+] 28.Dxh6 g5 deixa momentaneamente minha dama com pouca ação, mas ainda muito perigosa no caso de direcionar, as brancas suas torres para atuarem pela coluna "f". [28...Txd3?? perde devido a 29.Tc7! um soco na ponta do queixo 29...Cf7 30.Axf7+-] 29.Tcd1 evita as trocas de torres em c1, reposicionando para atuarem pela coluna "f". Agora as brancas estão mais perigosas e as pretas vão tentar as trocas de damas para aliviar a pressão sobre o rei. 29...De7 30.Tf2 Dg7 31.Dxg7+ Rxg7

Após as trocas das damas, vamos fazer uma avaliação estratégica da posição. Tanto o rei preto como o monarca branco estão relativamente seguros; As pretas dominam a coluna aberta "c" através da torre em c3, mas as brancas compensam com o domínio da coluna semi-aberta "f", inclusive fazendo pressão sobre o peão retrasado em f6, quando o dispositivo branco fizerem a dobra das torres da seguinte forma: Tf3 e Tf1; A estrutura de peões das pretas é pior por possuírem uma fraqueza em f6 e as brancas têm um peão passado em d5; O centro está bloqueado; As pretas possuem um cavalo bom e as brancas um bispo mau. No balanço geral podemos dizer que há um equilíbrio dinâmico neste momento. 32.g4 h6 33.Rg2 Cb5 34.Ad7 Cd6 as pretas evitam a troca de peças, principalmente do seu cavalo que bloqueia a casa d6 no melhor estilo Nimzovitsch. 35.Ac6 Tf7 36.Tdd2 Tf8 37.Tf1 Rf7 38.Tdf2 [38.Tf3 Re7=] 38...Re7= [38...f5!?=/+] 39.Tf3 Th8??(+) no apuro de tempo as pretas cometem um erro decisivo. [>=39...a5= era uma boa chance para salvar o jogo.] 40.T1f2??= não aproveitando a chance dada pelo meu adversário. [>=40.Txf6 deveria ter dado as brancas a vitória 40...Tc2+ 41.Rg3+-] 40...Tf8 41.Aa4 Tfc8??+- uma sequência de erros de ambos os lados, novamente tenho a vantagem decisiva. [>=41...Cb7[]=] 42.Ac6= [42.Txf6 Cb5 43.Te6+ Rd8 44.Tf8+ Rc7 45.Tf7+ Rb8 46.Tb6+ Ra8 47.Txa6+ Rb8 48.Tb6+ Ra8 49.Axb5+-] 42...Tc7??+- [>=42...Tf8[]=] 43.Rg1??+/= [>=43.Txf6 as brancas poderiam levar para casa o ponto 43...T7xc6 44.dxc6 Txc6 45.Txh6+-] 43...f5 44.gxf5 [>=44.exf5!? Rf6 45.Rg2=] 44...Rf6+/= [>=44...g4 45.Tg3 Cxe4 46.d6+ Cxd6-/+] 45.Rg2 g4 46.Tg3 Rg5 47.f6 [>=47.Rh2!?=] 47...Tf7= [>=47...Rxh5!? 48.Ae8+ Rh4-/+ (‹48...Cxe8 49.f7 Txf7 50.Txf7=) ] 48.Rh2 Rxh5 [48...Txf6 49.Txg4+ Rxg4 50.Txf6 Tc2+ 51.Rg1+-] 49.Tfg2 Txf6 50.Ad7 Rg6 51.Txg4+= [51.Axg4!? Tf4 52.Ae2+ Rf7 53.Th3+/-] 51...Rf7 52.Tg7+ Rf8 53.Ae6 Cf7+/= [53...Txd3 54.Ta7 Cf7 55.Ta8+ Re7 56.Ta7+ Rf8 57.Ta8+ Re7 58.Ta7+ Rf8=] 54.Tg8+ Re7 55.Axf7 Txf7 56.Ta8 Txd3 57.Ta7+ Rf8 58.Ta8+ Re7 59.Ta7+ Rf8 60.Ta8+ e entre mortos e feridos salvaram-se todos! 1/2-1/2

terça-feira, 19 de abril de 2011

ANÁLISES DE GRANDES MESTRES

KASPAROV CONTRA A ÍNDIA DO REI



Kasparov - Loginov [E84]

Manila (OL), 1992

[Kasparov,G]

1.d4 Cf6 2.c4 g6 3.Cc3 Ag7 4.e4 d6 5.f3 0-0 6.Ae3 Cc6 7.Cge2 a6 8.Dd2 Tb8 9.h4 b5 as pretas imediatamente buscam contra-atacar na ala da dama, mas hoje em dia este movimento é visto como uma continuação de alto risco. 10.h5

10...e5 [há alternativa que leva usualmente a um jogo complicado por exemplo: 10...bxc4 11.g4 Axg4!? 12.fxg4 Cxg4 13.0-0-0 Cxe3 14.Dxe3 e6 15.hxg6 hxg6 16.Cg1!+/-; 10...Ca5 11.Cg3! Cxc4 12.Axc4 bxc4 13.Ah6 Axh6 14.Dxh6 g5 15.Dxg5+ Rh8 16.0-0-0 c6 17.Td2 Tg8 18.Df4 Tb4 19.Cf1 Da5 20.Ce3 Ae6 21.g4 Tgb8 22.Ced1 Cd7 23.g5 Rg7 24.Tg2 Cf8 25.e5 Ad7 26.d5 Dc7 27.g6 fxg6 28.hxg6 hxg6 29.e6 Ae8+-; 10...Te8] 11.d5 Ca5 12.Cg3 bxc4 [12...Cxc4 13.Axc4 bxc4 14.0-0-0 Cd7 15.De2 A) 15...Cb6 16.Th2 (16.Cf1 com idéia de Cd2-c4 e também libera a coluna "g" para avançar no momento oportuno o peão de g. ) 16...Af6 17.Tdh1 De7 18.De1 Ad7 19.hxg6 fxg6 20.Txh7 Dxh7 21.Txh7 Rxh7 22.Dh1+ Rg8 23.Dh6+/-; B) 15...f5 16.hxg6 f4 17.Ch5 hxg6 18.Cxg7 Rxg7 19.Af2 Cb6 20.Tdg1 Th8!=/+] 13.0-0-0 Tb4!? [13...Cd7? joguei este lance jogando de pretas nesta posição contra Timmam em 1982, torneio de Bogojno. 14.hxg6 fxg6 15.Cb1! Tb5 16.b4! cxb3 17.Axb5 c5 e a partida terminou empatada. ] 14.Ah6! Axh6 15.Dxh6 De7 [15...Rh8!~~ 16.hxg6 fxg6 17.Dxg6 Tg8-/+] 16.Ae2 Ad7

[16...Cd7 17.Tdf1! g5 18.Cf5 Df6 19.g3! Dxh6 20.Cxh6+ Rh8 21.Thg1!!+/- f6 22.f4 exf4 23.gxf4 gxf4 24.Txf4 Ce5 25.Txf6!] 17.Cf1! um movimento muito importante. O cavalo está indo para a casa e3 onde terá influência em ambos os lados do tabuleiro. O caminho do peão g fica livre para avançar no momento oportuno, quando dará mais opções de ataque e defesa. 17...Tfb8 [17...Cxh5 18.g4 Cf6 19.Cg3+-] 18.Td2 c5? este é o decisivo erro. [>=18...Ae8 19.g4 Cd7 20.hxg6 fxg6 21.Ce3+/- as brancas têm uma estável vantagem. ] 19.Ad1! [19.g4? Aa4 com idéia de Db7. ] 19...Ce8 [19...Ae8 20.g4 Db7 21.Thh2!] 20.hxg6 fxg6 21.g4! Dg7 22.g5! Dxh6 23.Txh6 Cg7

Aqui as brancas atacam h2 e as pretas não têm tempo para defender o seu peão as pretas jogam: [23...T4b7 24.Tdh2 Ac8 25.Aa4!+- uma elegante jogada decisiva.] 24.f4!! [24.Cg3? Cb7! 25.Tdh2 Cd8 26.Txh7 Cf7~~] 24...exf4 [24...Tf8!? 25.f5 gxf5 26.Txd6 fxe4+/- 27.Ce3 Cf5 28.Cxf5 Axf5 29.Txa6 Cb7 30.a3+-] 25.Tdh2 Te8 [25...Ch5 26.Axh5 gxh5 27.T6xh5+-] 26.Cd2! Teb8 27.Txh7 Txb2 28.T2h4!+- T2b7 29.Th8+ Rf7 30.Txf4+ Re7 31.Th7 Tg8 32.Tf6 Ae8 33.e5! Tb6 34.Cde4 Cb7 35.exd6+ Cxd6 36.Te6+ Rd7 1-0

domingo, 17 de abril de 2011

ESTUDO DOS CLÁSSICOS (4)

O PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL DE XADREZ
Wilhelm Steinitz

Zukertort Johannes - Steinitz William [D40]

St.Louis  (W.ch - 7a.), 1886

[Kortchnoi / von Barden / Pinto, C]

Zukertort contra Steinitz em 1886

1.d4 d5 2.c4 e6 3.Cc3 Cf6 4.e3?! [4.Ag5 Cbd7 5.Cf3 Ae7 6.e3 Estratégicamnete é superior desenvolver o BISPO fora da cadeia de peões, pois ele é o BISPO RUIM que de preferência deve ser trocado com o objetivo de procurar um final favorável. ] 4...c5 5.Cf3 Cc6 [Com seu último lance as brancas não têm aproveitado convenientemente a vantagem da saída.] 6.a3 dxc4 7.Axc4 cxd4 8.exd4 Ae7 9.0-0 0-0

[O PLANO de isolar o central dama das brancas e entäo, BLOQUEÁ-LO e ATACÁ-LO era pouco conhecido em 1886 e por isso não há nada de surprendente no fato de, nas jogadas seguintes, Zukertort não encontrar as melhores casas para suas peças. O ideal sería 10.Te1, pois as brancas têm de combinar a possibilidade de alinhar a dama e o bispo contra "h7" (que costuma ser o ponto mais vulnerável no sistema defensivo que protege ao rei) e abrir o jogo no centro com "d5". Seja como for, os melhores escaques para o bispo e a torre da dama s}ao provavelmente "g5" e "d1"; assim, dois dos três lances seguintes de Zukertort são inexatos. Entretanto, ao contrario dos mestres atuais, que conheçem bem a posição do Diagrama, Zukertort contava com bem poucos precedentes para usar como base de sua estratégia.] 10.Ae3 [Comparativamente algo melhor que a movida da partida 10.Te1!? Db6 11.Ae3+/=] 10...Ad7 11.Dd3 Tc8 12.Tac1? (Kortchnoi.) [Representa o sistema clásico de desenvolvimento, que aparece com muita frecuença nos encontros disputados nas três primeiras décadas de nosso século.] [12.Tfe1 e levemente melhor.] 12...Da5 13.Aa2?! [13.d5! e bem mais emprendedor. Uma provavel continuação sería 13...exd5 14.Cxd5 Cxd5 15.Axd5 outorgando uma maior movilidade de peças as brancas.] 13...Tfd8 14.Tfe1 Ae8! [Steinitz mostra claramente suas intenções iniciando a pressão sobre o "PDI", o que deverá ser , obviamente compensado com uma enérgica ação sobre o rei adversário.] 15.Ab1 g6 [Prevenir e a melhor cura.] 16.De2 Af8 17.Ted1 Ag7 [A sucessão de manobras preparatorias continúam de forma normal, porem as brancas deixam transaparecer suas dúvidas em quanto a escolha de um PLANO certo de jogo. Essa incerteça posta de manifesto pelas brancas vai gravitar expresivamente no transcurso da partida pois ocasionará irremediavelmente a perda da INICIATIVA, que para as aspirações do "PDI" são uma arma fundamental.] 18.Aa2 Ce7 [Por enquanto as negras só estão preocupadas em cumprir o primeiro passo da cartilha. Bloquear o peão isolado.] 19.Dd2? [O único propósito deste lance parece ser tático, ameaçando, 20.Cd5 Dxd2 21.Cxe7+ Rf8 22.Axd2 Re7 23.Ab4+ Rd7 24.Ce5++; mais isso é fácil de evitar e as brancas ficam com a dama numa posição desagradável, cara a cara com a torre de "d8".] [19.Ag5!? sería superior, para enfrentar Cf5 com "d5" após o qual a formação de peças brancas sería semelhente áquela preferida pelos mestres modernos jogando com um peão dama isolado no lado do primeiro jogador.] 19...Da6 [19...Dh5!? 20.Ce2 Ce4! e as negras ficam algo melhor.; Com 19...Ac6 20.Ce5 Cf5 também e favorável para o segundo jogador.] 20.Ag5 Cf5=/+ [As negras aos poucos vão descubriendo os benefícios que proporciona jogar contra o "PDI".] 21.g4? [Agoviado pela falta de um PLANO concreta e sem um TEMA visivel para explorar, as brancas executam éste lance insensato que enfraquece as defesas do rei branco e precipita uma combina;cão pela qual as pretas já esperavam. Contudo a pesar de todos os cuidados adoptados por Steinitz no tratamento da abertura e posteriormente no começo do MEIO JOGO, as brancas mediante 21.Ab1! Aa4 22.Axf5 gxf5 23.Te1+/= tinham ainda a possibilidade de adquirir uma pequena vantagem] 21...Cxd4!=/+ [Se concretiza assim a pressão e captura do "PDI" embora com uma apreciavel ajuda do contrincante.] 22.Cxd4 e5 23.Cd5 Txc1 24.Dxc1 exd4 25.Txd4? [Brancas se precipitam em restabelecer o equilibrio material, deixando passar por alto 25.Ac4!? b5 26.Ab3! Txd5 27.Axf6 Td6 28.Axg7 Rxg7 29.Df4! com o qual teríam chances de obter novamente um completo equilibrio da luta e ainda ficar com uma imperceptivel vantagem posicional caraterizada pela sua melhor performançe de sua dama.] 25...Cxd5 26.Txd5 [Não e possivel 26.Axd8? por 26...Axd4 27.Axd5 De2! ganharía facilmente.] 26...Txd5 27.Axd5 De2!-/+ [Embora exista equilibrio material, após a movida da partida a situação das brancas se torna extremamente delicada, principalmente por causa da condição exposta em que se hacha seu rei.] 28.h3 h6? [Fiel a seu estilo conservador de jogo Steinitz deixa escapar um ganho imediato com 28...Axb2! 29.Dd2 Dxd2 30.Axd2 Ac6!] 29.Ac4? [Isto leva a uma derrota forçada.] [As brancas não poderíam realizar 29.Dd2 por 29...Db5 30.Ae3 Axb2 31.a4 Dxa4 32.Dxb2 Dd1+ 33.Rh2 Dxd5 34.Axh6 f6 35.Dxf6 Df7 36.Dxf7+ Rxf7 37.Ae3-+ com um final perdedor.; A única linha na qual havería um pouco mais de luta e 29.Ae3 Axb2 30.Db1! Rh7 31.Axb7=/+] 29...Df3!-+ 30.De3 Dd1+ 31.Rh2 Ac6 32.Ae7

32...Ae5+!! [Um belo remate.] 33.f4 [Se 33.Dxe5 Dh1+ 34.Rg3 Dg2+ 35.Rh4 Dxf2+ ganharía a dama.] 33...Axf4+! 34.Dxf4 Dh1+ 35.Rg3 Dg1+ [Agora se 36.Rh4 De1+ 37.Dg3 Dxe7+! e as brancas recebem mate em 8 lances.] 0-1




sexta-feira, 15 de abril de 2011

COMO PENSAR NO XADREZ (IV)

MÉTODO DORFMAN E O ALGORITMO DA BUSCA DE JOGADAS


 A DINÂMICA EM FAVOR DAS PEÇAS.

Como levar a cabo a avaliação das posições críticas? Faz muitos anos que vivo e trabalho na França. Creio que dedico-me a treinar mais por razões econômicas que enxadristicas. No princípio dirigi concentrações com a equipe nacional e treinamentos individuais com os melhores representantes deste país. Depois houve trabalho constante com os jovens Etienne Bacrot, Elua Relange, Robert Fontaine e outros. A continuação abri minha própria escola, pois obtive um material muito amplo. Faz cinco anos que começou a ser viável o meu desejo de expor em um livro minha visão do xadrez, ou seja minha crença enxadristica. Devia empreender uma nova tarefa. De momento tenho editado dois livros: "O Método no Xadrez" (1998) e "O Momento Crítico" (1999). Agora estou trabalhando sobre o terceiro livro - que provavelmente será o último desta série - que está próximo a editar. A parte técnica da edição é simples. Negócio com a editora meu manuscrito e depois de 10-12 dias levo para casa o livro editado com a tiragem. Depois eu mesmo divulgo os meus livros através das pessoas em que confio. Seguramente esta cadeia pode funcionar na França, aonde eu tenho as coisas muito as claras. Editar meus livros em outro idioma não me interessa demasiado, segundo a experiência que tenho tido com diferentes editores na Inglaterra, Alemanha e EUA. Por razões óbvias poderia aceitar condições menos favorável e editá-lo em Russo, porque preciso do contato com os leitores de alto nível. Minha ideia do método nasceu durante a análise de centenas de partidas de meus alunos. A estatística mostra que a imensa maioria dos erros se cometem nas posições críticas e tentei elaborar um algoritmo de busca das jogadas nas posições críticas. Imaginemos a partida de xadrez como aquelas fases técnicas divididas entre si pelas posições críticas: Como definir a existência de uma posição crítica no tabuleiro de xadrez? Já minha meta era escrever um manual de xadrez, trabalhei com muitíssima minuciosidade para elaborar as definições. Se consideram as posições críticas aquelas aonde se tem que tomar decisões importantes. Pois tudo isso é absolutamente inútil desde o ponto de vista prático e do treinador. Eu propus três critérios para descobrir as posições críticas:
1) As posições onde há que tomar decisões quanto a estrutura de peões(sobretudo no centro).
2) As posições onde se tomam as decisões relacionadas com as trocas. Por exemplo se as trocas são forçadas, estaremos dentro da fase técnica.
3) Ao final de uma série de jogadas forçadas(não se pode confundi-las com combinação!).

ESTÁTICA E DINÂMICA

Em qualquer partida conflitiva um dos rivais possuem uma vantagem permanente(a isto chamamos de vantagem estática) e em troca o outro terá vantagem posicional(dinâmica). Como exemplo da vantagem permanente e temporal podemos citar a vantagem material e a vantagem em desenvolvimento. Estou profundamente convencido que o jogador que possuir a vantagem estática deve mantê-la com recursos técnicos, sua posição pode melhorar a cada instante. Com frequência a meus alunos planejo exercícios de que encontrem uma série de jogadas que podem melhorar a posição sem entrar em contato com a outra parte. Se isto é realmente realizável, então a posição é boa estaticamente. Ao mesmo tempo o jogador que possui a vantagem dinâmica não pode melhorar sua posição a longo prazo, sem entrar em contato com o seu contrictante. tudo não é tão inocente como pode parecer a primeira vista. Um dos importantes pilares parece ser refutar o postulado tão popular: "o jogador que detém a vantagem deve atacar". Isto é tão absurdo como a afirmação de que os ricos devem fazer as mudanças revolucionárias para os pobres. Este postulado deve ser trocado por outro: "o jogador que detém a vantagem dinâmica está obrigado a atacar para não perder sua vantagem", que a meu juízo tem mais lógica.

Dorfman,I - Tal,M [E38]
Barcelona Espanha, 1992
[Dorfman]
Permita-me mostrar um comentário de minha partida contra Tal, extraído do meu livro "O MÉTODO NO XADREZ". 1.d4 Cf6 2.c4 e6 3.Cc3 Ab4 4.Dc2 c5 5.dxc5 Dc7 6.a3 Axc5 7.b4 Ae7 8.Cb5 Dc6 9.Cf3 d6

Escrevi: "um dia vou provar a dinâmica 10.g4!?, que encontrei em 1994 - em Rejkjavik - durante o match França - Islândia". Alguns dias antes de publicar meu livro encontrei uma ideia parecida no livro de Mark Devoretsky e Yusupov - Os Métodos do Ensino do Xadrez na página 254 se mostra a partida Kiriakov - Sakaev, Semferopol, 1990. *

 Kiriakov - Sakaev [E38]



Simferopol, 1990



[Dorfman]



1.d4 Cf6 2.c4 e6 3.Cc3 Ab4 4.Dc2 c5 5.dxc5 Axc5 6.Cf3 Db6 7.e3 Dc7 8.Ad2 0-0 9.Ad3 Rh8 10.0-0-0 Ae7

Os autores oferecem a jogada 11.g4, pois encontrei erros no seguintes comentários: "ele tinha a vantagem deve atacar". Quando se fala sobre a vantagem estática este postulado pode levar a erros fatais. Durante as aulas repito com frequência que "uma partida não é ganha duas vezes". Voltando a posição de Dorfman - Tal e Kiriakov - Sakaev, se têm que jogar g4, porque a vantagem permanente - maioria de peões no centro - pertence ao contrário. Meu método propõe fazer um balanço estático nas posições críticas que permite definir quem tem a vantagem estática. Para este objetivo realizei uma escala de elementos estáticos de maior a menor. O elemento mais importante da escala é a posição estática do rei. Nesta escala não existe a categoria de espaço como elemento independente. Em minha opinião o espaço deve-se apreciar em conjunto com a posição estática ou com as peças boas ou mal. Muito frequentemente o termo de peça mal deve ser usado com cuidado, porque a mal colocação de uma peça pode ser temporal. Essas razões bastantes evidentes nos permite evitar algumas confusões. Vejamos outro exemplo do livro Os métodos de Ensino no Xadrez, na página 110 se analise o fragmento da partida. *

 Dolmatov,S - Romanishin,O

Minsk, 1979

Jogam as brancas. Citaram os autores: "As brancas têm vantagem no espaço, pois as pretas estão em poder da casa e5. Os pretendentes para conquistar essa casa são os dois cavalos. Junto ao bispo preto. As brancas não podem e não devem lutar pela casa e5 - uma das peças de outro bando vai ocupar a casa e as restantes vão sobrar. Têm que começar a valer seu próprio jogo. Por exemplo: 1.Aa5! (debilita a casa c6 e os peões do flanco dama e não se pode retroceder a torres por. 2.Aa4). 1...b6 [1...Tde8 2.Aa4 Ad8! e as brancas esperam uma tarefa ingrata para igualar a partida. Isto é uma clara amostra de confusão dos elementos estáticos e dinâmicos no xadrez. Se repetem os mesmos erros no mesmo livro e na mesma página mostrando o fragmento do encontro Karpov - Dolmatov (Amsterdam, 1980). Lamento muito pois vejo erros similares em MI SISTEMA de Nimzovitsch. Trata-se não de erros táticos, que também em meu livro podem constatar por várias dezenas, e sim por erros do sistema. Dos muitos exemplos mostrarei meus preferidos:] 2.Ac3 C4e5 3.Cd4! seguido de a2-a4-a5. Este plano prometia as brancas uma magnífica perspectivas. Na partida atuaram com muito menos lógica". Como pode-se comentar tudo isto? Em minha opinião não existe nenhuma vantagem de espaço, por que o rei branco esta mal situado estaticamente e as pretas não t6em peças má colocadas. Assim por exemplo o cavalo se transladará desde de g4 a e5(mais tarde a d3), o cavalo de g6 pode ocupar a casa e5 e f4 e o bispo preto pode pode eleger entre a casa b6 ou f6. Cutiosamente a variante concreta oferecida subtraia ao defeituoso raciocínio dos autores: *

Nimzovitsch,A - Mishel



Zimmering, 1926


Jogam as pretas. Brindo a palavra a Nimzovitsch: "e6-e5 provoca a perda da casa d5, por exemplo: 1...e5 2.Dg3 (ameaça agora Axe5) 2...Ag7 [ ë possível compensar tudo isto com uma jogada tática 3.Axe5? Penso que não, vou demonstrar. 2...Ae6! 3.Axe5 Ae7 talvez seja mais preciso do que Ag7 (3...Ag7 A utilidade do meu método permite encontrar as possibilidades mais profundas e interessantes. Começarei alguns exemplos do tema "A Posição Estática do Rei". 4.Ac7 Dd7 e a posição é muito difícil para as brancas.) ] 3.e4 seguido de d3 e Cc3-d5 com vantagem posicional para as brancas...". Por que estes comentários me chamaram atenção? As pretas têm clara vantagem estática: o material, os dois bispos, um melhor final em perspectiva e a melhor estrutura de peões (as brancas têm um peão isolado "a" o peão retrasado "d" e várias casas brancas débeis). *

Matveeva - Litinskaya

Erevan, 1985

Jogam as pretas. Nào é suficiente abordar esta posição de forma intuitiva. Em troca meu método proporcionava inclusive aos jogadores fracos encontrar as jogadas candidatas corretamente. Estaticamente as pretas estão melhores porque seu rei tem um refúgio seguro em b7; a parte disto há a possibilidade de manter o duo "D + C" contra "D + A" é muito elevada. A conseqüência dele as brancas devem jogar com dinâmica. Os recursos da luta dinâmica são modificar as estruturas de peões, troca de material e a tomada da iniciativa. Por conseguinte, depois de 1...Rd7 as brancas têm três possibilidades: 2.e4, 2.h4 e Dg7+. Está claro que para alterar a vantagem estática das pretas, as brancas devem trocar as damas Para isto serve simplesmente: 2.Dg7+ Rc8 3.Df7! Dd6 4.Dg7 1/2-1/2

De la Riva,O - Gallager,D



França, 1998


Jogam as brancas. Aqui as coisas são mais difíceis que no exemplo anterior. As brancas retrocederam com seu cavalo. 1.Cc1 e depois [1.Ca5! com ideia de 23.b4. As brancas quase têm vantagem decisiva. Esta claro que as dimensões da revista não permitem repercutir as idéias de vários livros no artigo. Para terminar a apresentação de meu método, ofereço a análise da posição T. Petrosian - G. Pfeifer, leipzig, 1960. Aqui se pode ver que o mesmo elemento estratégico existe tanto estaticamente como também dinamicamente. ] 1...f5 as pretas ganharam a partida por ataque. Eu estava presente durante as análises posteriores ao encontro, porque Gallager era membro de meu clube em Cannes. Devido a que o rei branco estaticamente está mal situação, era necessário buscar possibilidades dinâmicas. Assim encontrei a ideia correta 0-1

Petrosian,T - Pfeifer,G



Leipzig, 1960


Jogam as brancas. A posição em caso de troca das damas e quando a estrutura é melhor para as pretas. Desde o ponto de vista das brancas se precisam de ações dinâmicas. as jogadas candidatas são: 1.Ce5 e 1.d5. Na partida sucedeu isto: 1.Ce5 [ Esta claro que a posição dinâmica do preto não é boa. O jogo correto na posição inicial consistia em >=1.d5! exd5 2.Cxd5 Cxd5 3.cxd5 Af6 4.e4 Axb2 5.Dxb2 0-0 6.a4 com clara vantagem das brancas.] 1...cxd4 2.exd4 Cxe5 3.dxe5 Cd7 4.f4 Cc5 5.Ae2 e aqui em vez da imprudente 5...g6? que terminou em catástrofe depois de [5...f5 6.exf6 Axf6; 5...Dc7 6.Tad1 (6.f5 0-0-0 7.fxe6 fxe6 8.Tf7 Cb3! 9.axb3 Ac5+ 10.Tf2 Thf8 11.Taf1 Dc6 12.Af3 Txf3 e as pretas ganham.) 6...Td8 7.f5 (7.Txd8+ Rxd8 e o rei buscará refúgio no flanco dama) 7...Txd1 8.Axd1 0-0 9.f6 gxf6 10.exf6 Ad6] 6.Tac1 Dc7 7.Cd5! 1-0

terça-feira, 5 de abril de 2011

MINHAS PARTIDAS SELETAS (17)

ARREMATE COM SACRIFÍCIO DE DAMA

Alex Bento

MF Carlos Pinto


Bento,Alex - Pinto,Carlos [A85]

I Etapa - Circuito Potiguar Absoluto Natal (1), 29.04.2006

[Pinto,C]



1.d4 f5 2.c4 Cf6 3.Cc3 d6 4.Cf3 g6 este lance caracteriza a Defesa Holandesa - Variante Leningrado, uma das minhas favoritas contra a Abertura do Peão da Dama. 5.e3 Ag7 6.Ae2 0-0 7.0-0 c6 8.b4 De8 9.Db3!? o mais comun aqui é: [9.Aa3 e5 10.dxe5 dxe5 11.b5 Tf7 12.Db3 a6 13.Cg5 Td7 14.c5+ Rh8 15.Ac4 h6 16.Cf7+ Rh7 17.Cd6 Txd6 18.cxd6 axb5 19.Ae2 Ae6 20.Db2 e4 21.Ac5 Cd5 22.Ad4 Axd4 23.exd4 Dd7 Provotorov,I-Repin,I/Nizhnij Novgorod 1999/EXT 2000/1-0 (59); 9.Ab2 e5 10.dxe5 dxe5 11.c5 e4 12.Cd4 Ca6 13.Db3+ Rh8 14.Tfd1 Cc7 15.b5 Ce6 16.Ca4 Cxd4 17.Axd4 Ae6 18.Db2 Df7 19.Td2 Ac4 20.Axc4 Dxc4 21.Cc3 Df7 22.Tad1 Tae8 23.Db3 Cg4 24.Dxf7 Txf7 25.Axg7+ 1/2-1/2 Hug,W-Danner,G/Pula 1997/CBM 57 ext (25)] 9...Rh8 10.Ab2 e5 11.dxe5 dxe5 12.Tad1 e4 na Leningrado quando as pretas realizam o avanço e4, conseguem um ganho de espaço que permitirão operações ofensivas contra o rei branco(ataque ao rei). 13.Cd4 Cbd7 14.c5 As brancas reagem na ala da dama, abrindo diagonais, possuem também o controle momentâneo da coluna "d" e têm um ponto forte em d6, onde poderá explorar para atuar no campo inimigo. 14...Ce5

A boa posição do cavalo preto em e5 contrapõe ao cavalo branco em d4. Neste momento há uma igualdade dinâmica no jogo. Há duas opções de plano para as pretas: 1) Chegar tentando atacar o rei branco que tem uma proteçào de peões em linha(h2-g2-f2), muito segura, devendo primeiro as pretas provocarem com ameaças, debilidades na estrutura do roque branco; 2) Optar por uma luta posicional pela coluna "d". 15.a3!? um lance interessante que mantem o dispositivo branco sem debilidades a espera de uma melhor definição estratégica das pretas no jogo. [outra boa idéia para as brancas é dobrar sua torres na coluna "d" 15.Td2 De7 16.Tfd1 a5 17.b5+/=] 15...g5 este lance demonstra a intenção das pretas de empreenderem um ataque ao rei branco. 16.Tfe1 Cfg4 lance provocativo para criar alguma debilidade no roque das brancas com um possível avanço de peão. 17.h3 pronto o primeiro objetivo das pretas foi conseguido após o avanço de h3, que permitirá um ponto de contato ou ruptura para os peões pretos que avançarão pela ala do rei. 17...Cf6 volto o cavalo reposicionando para apoiar os peões preto g5-g4 e e4. 18.f3?! tentando prevenir o avanço g4 das pretas as brancas realizam mais um lance debilitante de seu roque. [>=18.Td2 f4 19.Dc2 fxe3 20.fxe3 Dg6=] 18...g4 este avanço ganha mais espaço [18...exf3!? 19.gxf3 Dg6=/+] 19.f4 gxh3!? um sacrifício do cavalo e5 dará a partida um caráter agudo e tático com as pretas na iniciativa atacando o rei adversário que já se encontra exposto. 20.fxe5 [20.gxh3 Cd3 21.Axd3 exd3 22.Txd3 Dh5=] 20...Dg6 a dama entra como forte arma de ataque, já ameaçando mate em g2. [20...Dxe5 21.Af3 exf3 22.Cxf3 Dg3-+] 21.Af1[] único para não perder. 21...Cg4 o perigo ronda o castelo do rei. 22.Dc2 [22.Td2 f4 23.exf4 Txf4->] 22...Cxe5 [22...Axe5 23.Cb3=] 23.Df2 [23.Rh1 hxg2+ 24.Dxg2 Dh6+ 25.Dh2 Dg5 26.Td2 Cg4=/+] 23...Cg4 um ótimo salto voador ao estilo de Pérgaso! 24.Dh4?? o caminho perdedor [>=24.Dd2= este era o melhor caminho para continuar na luta.] 24...h2+-+ 25.Rh1 Af6 26.Dg3 Ae5 27.Dh4 [27.Cxc6 um último esforço para resistir é inútil 27...Axg3 28.Cxe4+ Cf6 29.Cxf6 Txf6 30.Ce7-+] 27...Dh5!!


Um sacrifício de dama que destrói o oponente [27...Dh5 28.Dxg4 Dxg4-+ (‹28...fxg4 29.Cxe4 Dg6 30.Cd6-+) ] 0-1

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O SACRIFÍCIO DE DAMA


OS GRANDES SACRIFÍCIOS DE DAMA

O espetacular sacrifício de dama é uma das manobras que mais deleite e admiração produzem entre os aficcionados e que provoca maior vibração entre o público que presencia uma partida onde se realiza tal classe de combinação. A entrega da dama se efetua quase invariavelmente quando o que executa a manobra há calculado com precisão as conseqüências imediatas e tem a certeza de obter em seguida a posição claramente ganhadora, sendo contadas as ocasiões em que se realiza um sacrifício de posição. É muito frequente a entrega da dama em troca das duas torres, pois isso deixa de ser uma combinação, pois é simplesmente a troca de valores. Já é sabido que duas torres são equivalentes a uma dama e em muitos casos, especialmente no final sem outras peças, resultam mais poderosas. Sem embargo, em algumas oportunidades se há efetuado o sacrifício de dama sem que se vislumbre uma definição mais ou menos imediata e é precisamente em tais ocasiões onde se põem de manifesto o grande mestre, que sabe calcular profundamente as alternativas e possibilidades de uma posição complexa e chega a ver com claridade uma situação de mate o que resulte desastrosa para o adversário. Começaremos a tratar o tema com a presentação de vários exemplos simples e instrutivos para o estudante e logo passaremos a ver lúcidas combinações, algumas das quais adquirem hierarquia de obras de arte, pela beleza de suas concepções. Vejamos o primeiro exemplo.

Lilienthal - Capablanca

Hastings Londres, 1935

O jovem grande mestre húngaro Lilienthal e o ex-campeão mundial José Raúl Capablanca. Frente a tão qualificado adversário, Lilienthal realizou uma brilhante manobra baseada no sacrifício de dama, o que proporciona uma merecida e elegante vitória. O jogo seguiu assim: 1.exf6! Dxc2 2.fxg7 Tg8 3.Cd4 De4 não há nada melhor que isso. [3...Db2 as brancas ganham com 4.Tae1+ Ce5 5.Txe5+ Rd7 6.Td5+ Re8 7.Te1+] 4.Tae1 Cc5 5.Txe4+ Cxe4 6.Te1 Txg7 7.Txe4+ e as pretas abandonaram. 7...Rf8 [7...Rd7 8.f6 Tg6 9.Te7+ Rd6 10.Cb5+ Rc5 11.Ca7+-] 8.Ae7+ Rg8 9.Af6 Th7 10.Cc6 1-0


Torre,Carlos - Werlinski

Moscou, 1925

A falta de conexão entre as peças pretas e o desmantelado flanco rei preto permitem a manobra final que efetua Torre. 1.Axg6 Axg3 [1...Cxg6 2.Tf7] 2.Af7+ [não serve 2.Tf7 ,por causa de 2...Axe5] 2...Rh8 3.Axe8 Axf2+ 4.Txf2 e ganham. 1-0


Torre,Carlos - Lasker,Emanuel

Moscou, 1925

Esta famosa combinação do "Moinho de Vento", foi jogada pela primeira vez pelo campeão mexicano Carlos Torre contra o famoso campeão do mundo Emanuel Lasker. A dama branca está cravada pelo seu bispo em g5, mas uma relativa cravada, pois mais absoluta importância é a cravada sobre o rei! 1.Af6! Dxh5 2.Txg7+ Rh8 3.Txf7+ Rg8 4.Tg7+ Rh8 5.Txb7+ Rg8 6.Tg7+ Rh8 7.Tg5+ Rh7 8.Txh5 Rg6 Lasker luta ingenuamente a fim de recuperar a peça perdida, mas a vantagem material das brancas é decisiva. 9.Th3 Rxf6 10.Txh6+ com material decisivo de vantagem. 1-0


Bernstein - Capablanca

Moscou, 1914

Esta clássica posição é arrematada com muita elegância e beleza, explorando o tema da fraqueza na última fila. 1...Db2! nesta posição as brancas abandonaram. [As pretas poderão ter melhor jogo depois de 1...Db1+ 2.Df1 Dxa2 (não 2...Td1?? 3.Tc8+ com mate ) ] 2.Tc8!? [2.Tc2 Db1+ 3.Df1 Dxc2; 2.De1 Dxc3 3.Dxc3 Td1+ 4.De1 Txe1#] 2...Db1+ 3.Df1 Dxf1+ 4.Rxf1 Txc8 0-1


Adams - Torre,C.

Nova Orleans, 1920

1.Dg4! Db5 [1...Dd8 2.Dxc8] 2.Dc4!! Dd7 3.Dc7!! Db5 4.a4! [4.Dxb7? Dxe2! 5.Txe2 Tc1+ 6.Te1 Tcxe1+ 7.Cxe1 Txe1#] 4...Dxa4 5.Te4! Db5 6.Dxb7! as pretas devem entregar a sua dama para evitar o mate na última fila. Esta é talvez a mais famosa de todas as combinações baseadas no tema "mate na última fila". 1-0

 Anderssen,A - Dufresne,J [C52]

"A Sempre Viva" Berlin, 1852



1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Ac4 Ac5 4.b4 Axb4 5.c3 Aa5 6.d4 exd4 7.0-0 d3 8.Db3 Df6 9.e5 Dg6 10.Te1 Cge7 11.Aa3 b5 12.Dxb5 Tb8 13.Da4 Ab6 14.Cbd2 Ab7 15.Ce4 Df5 16.Axd3 Dh5 17.Cf6+ gxf6 18.exf6 Tg8 19.Tad1 Dxf3 20.Txe7+ Cxe7

Esta posição é da famosa partida conhecida como "A Sempre Viva" que surgiu da abertura do Gambito Evans. 21.Dxd7+ Rxd7 22.Af5+ Re8 [22...Rc6 23.Ad7#] 23.Ad7+ Rf8 24.Axe7# 1-0



 Anderssen,A - Kieseritsky,L [C33]

"A Imortal" Londres, 1851

1.e4 e5 2.f4 exf4 3.Ac4 Dh4+ 4.Rf1 b5 5.Axb5 Cf6 6.Cf3 Dh6 7.d3 Ch5 8.Ch4 Dg5 9.Cf5 c6 10.g4 Cf6 11.Tg1 cxb5 12.h4 Dg6 13.h5 Dg5 14.Df3 Cg8 15.Axf4 Df6 16.Cc3 Ac5 17.Cd5 Dxb2 18.Ad6 Dxa1+ 19.Re2 Axg1

20.e5! Ca6 21.Cxg7+ Rd8 22.Df6+! este é o momento do adeus à dama: as pretas têm ao todo um stock de munição, e as brancas somente tem sua dama e três peças ligeiras, pois é mais do que suficiente. 22...Cxf6 23.Ae7# 1-0


 Korchnoi - Peterson

XXXII Campeonato da URSS, 1965

Pelo ataque sacrificaram as brancas uma peça, com uma bela combinação culminam agora a luta: 1.Dg7+ Re8 2.Dxe7+!! neste movimento consiste a idéia combinatória das brancas, ou seja a atração. Atraem ao rei preto a casa e7 e realizam ao próprio tempo a idéia de eliminar a defesa do mesmo: 2...Rxe7 3.Tg7+ Re8 4.Cf6#! 1-0


Alekhine,A - Colle,E

Paris, 1925

A situação parece tranquila e equilibrada e nada faz pressagiar um arremate rápido. Pois se produz de repente um sacrifício de dama totalmente inesperado e o rei das pretas se acha em uma rede de mate pouco habitual porque está formada em grande parte por suas próprias peças. 1.Dxd7! Txd7 2.Te8+ Rh7 3.Tcc8 a dama preta ocupa o pior lugar possível 3...Td8 com a última esperança de liberar a casa para o rei preto graças ao xeque de dama em c1. 4.Texd8 1-0



Kasparov,G - Karpov,A

Moscou - Campeonato Mundial, 1985

1.Dxd7!! Segundo a combinação Alekhine-Colle que o leitor já conhece. Para Kasparov é Alekhine seu ídolo. 1...Txd7 2.Te8+ Rh7 3.Ae4+ as pretas abandonaram. Este sacrifício de dama teve um papel mais importante que a vitória na partida. A pontuação do encontro estava igualada, pois minha moral se achava em alta e perdi a forma definitivamente. Ao término deste encontro cedi minha coroa a Garry Kasparov. A isso se chama não vê o sacrifício de dama a tempo... 1-0

Tal,M - Suetin,A

Tbilisi, 1970

Ao atacar a dama branca com um de seus peões, as pretas esperavam sair do tranco, pois ... 1.Dxe5! Tal troca sua dama pela única peça preta ativa e demonstra agora a força do par de bispos colaborando com duas torres muito bem situadas. 1...dxe5 2.exf7+ e as pretas abandonaram. 2...Rd7 as brancas ganhavam da seguinte forma. [2...Rf8 3.Ah6#] 3.Af5+ Rc6 4.Ae4+ Cd5 5.Axd5+ Rd7 6.Axa8+ Re7 7.Ag5+ Rf8 8.Ah6+ Re7 9.f8D+ 1-0


Fischer - Tal

Bled, 1961


A situação das pretas é desesperadora. Para impedir Ad3-h7, as pretas jogaram 1...e5 2.fxe5 [esperando trocar as damas. As brancas aceitam o intercâmbio, pois dão sua dama por... uma torre! 2.Dxe5+ Dxe5 3.fxe5 Txg7] 2...Txf6 3.exf6 Dc5 4.Axh7 Dg5 5.Axg8 Dxf6 6.Thf1 Dxg7 7.Axf7+ a vantagem das brancas é grande demais e Fischer realizou sem problemas o ganho do ponto. 7...Rd8 8.Ae6 Dh6 9.Axd7 Axd7 10.Tf7 e o resto da questão é técnica. 1-0



Reti - Tartakower

Viena, 1910

O sacrifício de dama, atraindo o rei preto para a casa d8, onde levará um mortal xeque descoberto e duplo. 1.Dd8+ Rxd8 2.Ag5+ Re8 [2...Rc7 3.Ad8#] 3.Td8# 1-0


Geller,E - Karpov,A

Moscou, 1976


É uma situação divertida; as brancas efetuam uma jogada forte vencedora, pois ao mesmo tempo única. Em todas as demais continuações brancas, há intercâmbio e as pretas obtém uma grande vantagem material. "Justo depois de jogar minha dama em e8, vi a combinação de meu adversário, pois não podia evitá-la"- Disse Karpov. Geller estava em uma terrível falta de tempo, pois no último momento resolveu sacrificar sua dama! 1.Dxe6!! fxe6 2.Cfg6+ Dxg6 3.Cxg6+ Re8 4.Cxh8 a combinação das brancas é vencedora. Os intentos de Karpov de freiá-las foram em vão. 4...Ta4 5.Td1 Ce7 6.Axe7 Rxe7 7.Cg6+ Rf7 8.Cf4 Axe5 9.dxe5 Txf4 10.Tc1 e as brancas vencem. 1-0

Kasparov - Petrosian

Tilburg, 1981


Uma combinação nem sempre se baseia em um só sacrifício. Da mesma maneira isto é válido para o sacrifício de dama. O exemplo acima primeiro se entrega a dama e em continuação outra peça. 1.Dxd5+! exd5 2.Axd5+ Ra7 3.Txa6+! Rxa6 4.Ta3+ e mate na jogada seguinte. O final é excepcionalmente raro entre jogadores de elevada categoria e por este motivo não passou "de encenação". Pois Petrosian havia impedido o sacrifício duas jogadas antes com uma sutil manobra. 1-0



Kotov - Bondarevsky

Leningrado, 1936

Primeiro se bloqueia a casa de fuga do rei branco f4 com um sacrifício de peão. 1...f4+! 2.Cxf4 depois se deu mate em sua majestade mediante. 2...Df2+ 3.Rd3 Dxd4+! 4.Rxd4 Ac5+ 5.Rd3 Cxe5# 0-1



Petrosian - Pachman

Bled, 1961

1.Dxf6+!! Rxf6 2.Ae5+ Rg5 3.Ag7! as pretas abandonaram diante do iminente mate. 1-0


Kasparov - Tal

Moscou, 1983

A posição resultante é o epílogo de uma original análise de uma variante da partida por Kasparov. a jogada 1...Cf3+ , que com antecipação é possível a refutação do branco com um sacrifício de dama e torre: 2.Dxf3! Dxf3 3.Ca5+ Rxa8 4.Tc8# 1-0



Euwe - Keres

Match - Holanda, 1940

Um exemplo de qualidade. A manobra que o jovem Keres arremata o jogo a seu favor, é muito elegante. Com a última jogada f2-f4 Euwe tratava de reforçar a posição do seu bispo com f4-f5. O ponto de partida da combinação de Keres foi a potente posição do bispo b7 e a ausência de adversário para o bispo f6. 1...d3!! as pretas calcularam já o sacrifício da dama e com tal idéia efetuam este bonito avanço. 2.Txd3 [2.Dg4? Dd4+ 3.Tf2 Axg2 4.Rxg2 De4+ ganhando.] 2...Dxd3!! 3.Dxd3 Ad4+!


O preto sacrificou a dama e um peão por torre e bispo, para colocar o rei branco numa situação incômoda. 4.Tf2 [depois de 4.Rh1 (ou Ce3) 4...Txe6 o branco não pode evitar a cravada. O esforço de coorperação da trecendente parelha de bispos e a posterior dobrada das torre, rompem rapidamente a defesa do branco. Portanto a próxima jogada do branco é forçada.] 4...Txe6 5.Rf1 Tae8! o bispo d4 é mais forte que a torre em f2! 6.f5 Te4 7.f6 gxf6 8.Td2 Ac8! 9.Cf4 Te3 10.Db1 Tf3+ 11.Rg2 Txf4! 12.gxf4 Tg8+ 13.Rf3 Ag4+ e as pretas abandonaram. Não é possível passar a coluna "g", pois se perde a dama, e 14.Re4 Te8+ 15.Rd5 Af3+ leva mate. 0-1



 Keres - Spassky

Gotemburgo, 1955
A jogada inesperada, para o preto 1.Dxg7+! obriga a abandonar. Depois de 1...Rxg7 2.Cxd7+ Rg8 3.Cf6+ Rf7 [3...Rh8 4.Cxe8+] 4.Cd5+ e o branco manteria um bispo de vantagem. 1-0



Lasker,Edward - Thomas,G [A80]

Londres, 1911



Vamos analisar uma partida entre Edward Lasker e George Thomas que foi disputada em 1911. Ela iniciou-se tranquilamente. 1.d4 f5 2.Cf3 e6 3.Cc3 Cf6 4.Ag5 Ae7 5.Axf6 Axf6 6.e4 fxe4 7.Cxe4 b6 8.Ad3 Ab7 9.Ce5 0-0 Agora vem o sinal de ataque: [as pretas evitam jogar o lance 9...Axe5 achando que podem safar-se do lance 11.Cxf6+ jogando 12....gxf6. Mas se elas soubesse o que estava por vir... ] 10.Dh5! De7

 11.Dxh7+!! Um sacrifício desconsertante. As brancas entregam a dama em troca de um peão fazendo com que o rei preto tenha que dirigir-se para o outro lado do tabuleiro onde terá uma morte inglória. 11...Rxh7 12.Cxf6+ Rh6 se o rei tivesse recuado para a casa h8 a partida terminaria imediatamente com 13.Cg6 mate. 13.Ceg4+ Rg5 14.h4+ Rf4 15.g3+ Rf3 16.Ae2+ Rg2 17.Th2+ Rg1 esta casa geralmente abriga o rei das brancas, mas o rei das pretas está fadado a perecer alí. 18.Rd2# 1-0



Keres - Petrosian

Bled, 1959

Golpe inesperado. 1...Dxf4+!! desvia a dama inimiga da defesa de g1 e permite dar mate. A 2.Dxf4 segue 2...Th1 mate. 0-1



Petrosian - Spassky

Campeonato do Mundo  - Moscou (10), 1966

A posição do diagrama(é resultado de um complicado jogo combinativo) foi predeterminado por Petrosian. Escolhemos como ilustração do motivo que se baseia nas particularidades "geométricas" das peças. Se o rei preto estivesse em h8, o branco poderia ganhar a dama e a torre com a ajudo do duplo de cavalo. Se pode realizar com um elementar sacrifício de atração, exatamente um sacrifício aparente. 1.Dh8+ Rxh8 2.Cxf7+ Rg7 3.Cxg5 o branco tem ganho a torre, tem simplificado a posição e tem um cavalo a mais. 1-0


Karpov,A - Chandler,M

Bath, 1983

O bispo branco acaba de colocar-se em f3 e as pretas o expulsaram de lá com ...g4. Depois de Axe4, Axe4; Df2, f5 a luta haveria sido tensa. Pois o branco recuou imprudentemente o seu bispo a g2, deixando que o meu adversário jogasse uma elegante combinação. 1...Dxg2+!! 2.Rxg2 Cxg3! 3.Db5! Th6 4.Rg1 cxb5 0-1



Short,N - Miles,A

Londres , 1984


As brancas jogaram a3 e não ganharam até 25 jogadas mais tarde. Se viu muito depois que havia passado uma combinação fantástica com sacrifício de dama. 1.Cb6! durante o jogo e inclusive depois da análise os dois adversários estavam convencido de que esta tenaz jogada era impossível devido ao salto do cavalo 1...Ce2! pois mais tarde a partida se publicou em um periódico londrinense e um leitor desconhecido enviou uma surpreendente variante com sacrifício de dama 2.Df8+!! [2.Axe2 Dxd1+ 3.Axd1 Tc1#; 2.Cxd7 Tc1+ 3.Txc1 Txc1#] 2...Rxf8 [2...Txf8 3.Cxd7] 3.Cxd7+ Rg8 4.Axe2 este magnífico final havia concluído dignamente o campeonato da inglaterra que jogava pela primeira vez o mais jovem grande mestre do mundo, na época, futuro aspirante a coroa, Nigel Short. Por desgraça, o sacrifício de dama se deixou entre os bastidores e esta combinação completamente original não teve lugar. 1-0



Alekhine - Lasker

Zurich, 1934

A partida chegou a uma rápida conclusão mediante 1.Dxg6!! Depois de 1...hxg6 2.Th3+ Ch6 3.Txh6# 1-0



Duekstein - Johannessen

Moscou, 1956

1.Cf6+ Rh8 2.Dxg7+ Rxg7 3.Ce8+ Rg6 4.Cxd6 com vantagem decisiva. 1-0



Simagin - Abramson

URSS, 1960


1.Dh6! Axh6 2.Txh6 g5[] (ameaçava 3. Th8+ Rg7 4.T1h7 mate) 3.Th8+ Rg7 4.T1h7+ Rg6 5.Ad3+ Ce4 6.Axe4+ f5 7.Tg7# 1-0



Alekhine - Aficcionado

Trinidad - Sessão de Simultânea, 1939

O peão d7 está desprotegido e atacado duplamente. Pois de um modo brilhante Alekhine acha uma combinação decisiva. 1.Tc8! como antes o peão está atacado e o preto controla a casa c8. Entretanto depois de 1...Txc8 [1...Dxd7 o segundo jogador recebe um mortal xeque de "raio x" 2.Df8+ Txf8 3.Txf8#] 2.De7!! após este lance toda a resistência é inútil. E as pretas abandonaram. 1-0



Mecking - Rocha

Mar del Plata, 1969

Uma bonita combinação de desvio, feito com o sacrifício de dama. Uma obra genial do nosso Mequinho. 1.Tb1+ Ra7 2.Dd4+!! um sacrifício de dama decisivo. 2...Dxd4 3.Cxc6# 1-0



Smoliar - Fagard [B02]

Liege, 1961



1.e4 Cf6 2.e5 Cd5 3.c4 Cb6 4.c5 Cd5 5.Cc3 Cxc3 6.dxc3 d6 7.Db3 dxe5 8.Ag5 Dd7 9.Ac4 Df5 10.Td1 Cc6 11.Ad5 Cd8 12.Ch3 Dg6 13.c4 c6 14.Af3 Axh3 15.gxh3 Dxg5?

[>=15...e4] 16.Dxb7! prático sacrifício de dama que decide a luta. 16...Cxb7 17.Axc6# 1-0



Vilar López - Regan,N [B04]

Saint Vincent, 1999



1.e4 Cf6 2.e5 Cd5 3.d4 d6 4.Cf3 dxe5 5.Cxe5 g6 6.Df3 Ae6 7.c4 Cb4 8.d5?! [>=8.Dxb7!?] 8...Cc2+ 9.Rd1 Cxa1 10.Cd2 Af5 11.Ad3 Dd6 12.Cxf7?! Rxf7 13.g4 Re8 [13...Cd7!] 14.gxf5 gxf5 15.Axf5 Cd7 16.Ce4 Db6 17.Dh5+ Rd8 18.Cg5 Cf6 19.Cf7+ Re8

20.Cd6+ Rd8 21.De8+ não pode faltar o sacrifício temático de dama. 21...Cxe8 22.Cf7# o esquema final se converte em mate de Bird. 1-0



Abrahams - Thynne

Liverpool, 1932



POR ENCAMINHAMENTO DO REI CONTRÁRIO Estes casos são muito frequentes e instrutivos.

As brancas sacrificam a dama para dar mate. 1.Dg8+! Rxg8 2.Cg6 ameaça de mate imparável. 1-0