quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A FÓRMULA DE SUCESSO DA WGM IRINA MIKHAILOVA

O Método de Irina Mikhailova 

As Técnicas Modernas de Treinamento de um Jogador de Xadrez.
Pela GM Irina Mikhailova, Treinadora,
TV Petrossian Chess Club (Moscou)


 A fórmula de sucesso: ELO 2200 + 2 anos de treinamento = Mestre Internacional

De acordo com o patriarca do xadrez soviético, Mikhail Botvinnik, os quatro princípios básicos que formam a força de um jogador de xadrez são: o talento no xadrez, um caráter forte, a saúde e a preparação especial. No entanto, nos últimos tempos alguns novos métodos de formação de jogadores de xadrez surgiram. Estes são identificados através do uso extensivo de software de xadrez e ordenadores pessoais. Infelizmente, a exploração de software e de outros recursos para fins de formação no xadrez raramente é explicado.
Alguns brilhantes resultados foram alcançados em um clube de Xadrez de crianças chamado T. Petrossian em Moscou onde, recentemente, trabalhei por seis anos pondo em pratica o uso de computadores no treinamento. Gostaria de compartilhar alguns exemplos e considerações deste processo de treinamento.
A preparação especial dos jovens jogadores de xadrez está sendo atualmente modificada devido às novas oportunidades que anteriormente não podia ser realizado devido a restrições tecnológicas. 


Em primeiro lugar, um instrumento excepcionalmente poderoso ha aparecido no jogo de ferramentas dos jogadores de xadrez, o ordenador pessoal. Ele consegue muitas funções tais como a separação, sistematização e armazenamento de dados diferentes de xadrez (jogos, fragmentos, posições para análise), bem como a análise táctica de posições selecionadas de qualidade maior.
Campeão Russa em Elista 1997

Em segundo lugar, a intensidade dos exercícios no âmbito do treinamento e controle de testes que exigem solução tenha sido aumentada.

Em terceiro lugar, o método de apresentação de material de treino é também maior; sua organização estrutural tem sido aprofundado em nível de complexidade e de orientação temática.

Devido à minha experiência cheguei à conclusão de que a aquisição de uma norma de MI pode ser uma tarefa realista para muitos alunos até em idade escolar.
Os computadores são o instrumento mais criativo e podem aumentar drasticamente a intensidade do processo de formação. Porém, trabalhando com um computador não é uma tarefa tão simples como poderia se supor. Portanto, o papel ativo e a responsabilidade de um treinador agora incluem a realização do novo estudo, já que é o treinador que planeja e organiza todas as etapas do processo de formação e treinamento.
Obviamente, o software de xadrez é o componente mais importante. Felizmente, o clube desfruta de uma relação comercial existente desde há muito tempo com um dos melhores fabricantes de software de xadrez do mundo – Convekta Ltd. O processo de formação num clube implica em realizar as necessidades individuais de aprendizagem de cada aluno. Geralmente somente 3 a 4 jogadores estudam numa classe simultaneamente.
Agora mostrarei detalhadamente um plano de formação desenhado para jogadores de xadrez jovens que desejam obter uma norma de MI. Ao começar a batalha por conseguir este alto título o jogador de xadrez deve compreender que este caminho é longo e espinhoso. Desde o começo as etapas devem ser bem definidas e estabelecidas, assim como os meios de conseguir o objetivo final e os objetivos intermediários. Somente a definição correta de todos os objetivos e tarefas permitirá avançar com sucesso ao longo das várias etapas.

Treinando e testando, 'linha base' antes do rating inicial de 2200 ser alcançado
A etapa inicial que chamamos condicionalmente a nossa 'linha base'.
O objetivo nesta fase é a de adquirir uma habilidade de jogo de cerca de Elo 2200.
Nesta fase um jogador de xadrez deve ter um repertorio de abertura testado com êxito que inclui 2 aberturas com as Brancas e 2 aberturas com as pretas. O jogador de xadrez tem que dominar táticas (uma taxa de 60-70 por cento de sucesso em resolução de problemas de uma dificuldade intermediaria), adquirir conhecimentos firmes sobre os fundamentos de estratégia do xadrez, ou seja. Como uma avaliação da posição é desenvolvida e quais são os seus componentes, esteja familiarizado com cerca de 15-25 planos comuns dos exemplos do xadrez clássico, conhecer finais típicos do xadrez: avaliação, plano de jogo e métodos táticos padrões de aproximadamente 250 posições de finais. É necessário adquirir as habilidades de trabalhar com um computador e um software com xadrez.
O processo de formação é organizado de acordo com carga de trabalho escolar e o estado físico dos alunos, cada um tem um horário individual.
Uma série de concursos e jogos de treinamento destina-se a facilitar uma melhor assimilação do que foi aprendido.
Depois de ter atingido sua "linha base", os jogadores começam com duração de 2 anos um curso de formação destinado a um deles alcançar o titulo de MI. É neste ponto que um registro claro é criado de quaisquer características relevante de cada jogador xadrez. A fim de melhorar a qualidade do processo de formação, é elaborado um plano que, em nossa prática tem esta aparência: 


1. O treinador, juntamente com o aluno desenvolva um diário individual para o horário do programa de treinamento. Aqui, os objetivos imediatos e de longo prazo são definidos.
Em seu lugar de trabalho (Moscow, 2002)

2. Usando o diário do aluno, eu desenvolvo um horário flexível de cada uma das sessões de treinamento, e consultas. O software de xadrez Convekta Ltd oferece uma gama de atividade excitante para os jogadores, além de ser capaz de revelar o potencial criativo de cada aluno.

Desde então os jogadores de xadrez qualificados encontram diversos problemas em todas as fases de o jogo de xadrez - abertura, meio jogo e final, o programa inclui três partes:

o A etapa preparatória - a aquisição das habilidades e técnicas necessárias para trabalhar independente com o sistema de busca do Chess Assistant;

o O aprendizado e domino de determinadas partes da teoria do xadrez (táticas e combinações de xadrez, métodos de importância vital para jogar finais usando exemplos de estudos criativos, teoria e prática de jogar aberturas particulares). Aqui inclui o estudo de seções correspondentes da teoria do xadrez baseada na experiência criativa de jogadores especiais (A. Alekhine, M. Tal e outros) também está incluída. Tudo isso pode ser feito através da utilização dos programas adequados xadrez;

o Partidas de treinamento com Programas, destinadas a assegurar o domínio dos conhecimentos adquiridos.
Durante o meu curso de Treinadores Escolares desenvolvi um sistema de treinamento com o auxílio do software de xadrez Convekta Ltd. Ele revelou-se particularmente eficaz para os jogadores que não conseguiram demonstrar as suas capacidades e potencialidades em um bom desempenho nas competições devido a vários motivos. Este sistema foi testado pela primeira vez em Vladimir Yevelev (nascido em 1983). Eu iniciei-me com ele, no início de 1998. Ele tinha então um rating ELO de 2220. E eu comentei a ele durante a nossa primeira reunião que ele tinha um potencial maior. O primeiro passo foi do próprio Vladimir compilar um dossiê sobre si mesmo, que deveria incluir uma história de suas experiências no xadrez e suas próprias observações.

Depois foi desenvolvido um programa de trabalho onde foram definidos os objetivos imediatos, a curto prazo e a longo prazo, e as tarefas. O objetivo a curto prazo mais importante era atingir um nível de performance em competições capaz de satisfazer as exigências da FIDE para obter o título de MI. Para começar nosso trabalho e lograr este objetivo, nós projetamos o calendário e os seus conteúdos e também a participação em diversas competições.

Vladimir disse mais tarde: "Felizmente, eu tinha apenas uma opção então - a confiar neste sujeito e utilizar a sua experiência e métodos. Nunca pensei sobre estas questões antes. Parcialmente, o processo de formação inclui a participação em alguns torneios xadrez ativo com o tempo de controles 15, 10 e 5 minutos por jogo".

Foi fácil trabalhar com Vladimir - havia então menos software de xadrez, mas o que nós tínhamos era simples de usar e perfeito, na sua qualidade.

Plano semanal de estudo individual em um computador turma 1998
É melhor quando planejamos sessões individuais de modo a ter em conta o estilo individual do jogador, o seu desempenho e perspectivas em torneio e atividades.
Utilizamos estes softwares de xadrez porque com ele conseguimos o seguinte:
o resolver combinações;
o resolver estudos (finais com posições com conteúdo táctico);
o solução de problemas estratégicos;
o estudar posições típicas do meio jogo;
o estudar esquemas típicos de ataque contra o rei adversário;
o estudar métodos típicos de jogar na abertura;
o elaborar um repertório de abertura e desenvolver planos para a transposição para o meio jogo.

As complexidades das tarefas são organizadas pela força e vão aumentando de 10 pontos (principiantes) a 90 pontos (nível de GM).

Ao iniciar este trabalho em 1998, nosso plano básico de sessões de aprendizagem de xadrez no computador (uma semana, 4 horas por dia acadêmico) foi como apresentamos acima.
Posteriormente tarefas foram formuladas para Vladimir durante as várias fases do processo de formação ao longo dos próximos 2,5 anos:

Tarefas a curto prazo - obter o título mestre FIDE e atingir um rating ELO de 2300; Um ano de formação (01/1998 a 01/1999). A lista de sessões de treinamento e de torneios programados é indicada a seguir (tabela 2).
Tarefas a médio prazo - alcançar um rating ELO de 2400; o segundo ano de treinamento (01/1999 a 01/2000) e de obtenção do título MI.

Tabela de Treinamento de V. Yevelev 's (1998)


(tabela continuação)
Legenda

Então, seguindo conselho do seu pai, Vladimir Yevelev finalmente lê um empolgante livro de A. Nimzowitsch chamado "Meu sistema'. Ele se sentiu surpreso pelo fato das idéias clássicas estão perfeitamente incorporados no programa de xadrez Estratégia 2.0 e Enciclopédia de Meio jogo da Convekta Ltd. Ele teve exito ao conseguiu explorar estas idéias quando obteve a sua norma final MI.
Pupilos da WGM Irina Mikhailova
O objetivo de V. Yevelev 's a longo prazo era conseguir todas as normas de MI e obter um rating ELO de 2450 durante o último semestre de treinamento (01/2000 a 06/2000).
A dinâmica da troca de seu rating ELO durante dois anos e meio era a seguinte: 2220-2280-2327-2346-2352-2452.

O diagrama abaixo nos mostra uma comparação entre os objetivos planejados (linha pontilhada) e o aumento real de rating (linha sólida).


No período de junho de 1999 a janeiro de 2000, a diferença entre as duas linhas no gráfico de rating se explica por uma ausência temporária em participação em torneios; aqui ele concentrou seus esforços principalmente no trabalho analítico e sobre o processo de treinamento.
Tarefas semelhantes foram apresentadas a Arthur Gabrielian (nascido em 1982, agora um MI). Tendo em conta a sua idade, características pessoais e as características de temperamento, podemos dizer que a velocidade de seu crescimento e da intensidade dos seus estudos foi algo elevada.
Durante dois anos de treinamento com software de xadrez o desenvolvimento do rating de Arthur alcançou os 2482 pontos! O processo de Formação e treinamento tornou-se mais interessante para os jogadores de xadrez que entraram no clube mais tarde, também se tornaram mais sofisticados quando Convekta Ltd começou a imundar o mercado com o novo software. Até agora o número de programas de xadrez para escolher cresceu para cerca de 20.
Abaixo são dados as características do processo de aprendizagem com os programas da Convekta Ltd, os quais se seguem utilizando na atualidade.

Características e fases de exploração de software de xadrez
em processo de treinamento
1997-2004
Programas nível de habilidade (ELO) Número de posições / Lições (principais e auxiliares)
Abertura
Meio jogo
Final
Programas para jogadores experientes
Chess Assistant 7.1 1600-2700 Base de dados de 2.400.000 jogos + 7 programas de jogos
Chess Openings 2003 1600-2300 300.000 jogos em 500 índices


Modern Chess Openings. Defensa Siciliana 1600-2300 600 jogos comentados, 50 testes, 50.000 jogos

Modern Chess Openings. Defensa Francesa 1600-2300 550 jogos comentados, 50 testes, 50.000 jogos

Comprehensive Chess Endings 1600-2400 4200 finais comentados

"Alexander Alekhine" 1500-2300 1300 jogos + 200 posições
"Mikahil Tal" 1500-2300 2592 jogos + 260 posições
Emanuel Lasker 1500-2300 630 jogos + 200 posições
"José Raul Capablanca" 1500-2300 640 jogos + 200 posições
Mikhail Botvinnik 1500-2300 640 jogos + 200 posições
CT-ART 3.0 1400-2400 1220 +1000 Posições
Studies 2.0 1600-2400 950 +900 Exercícios

Strategy 2.0 1600-2400 250 exemplos & 1100 +450 exercícios
Encyclopedia of Opening Blunders 1600-2400 1255 Exercícios


Encyclopedia of Middlegame I 1600-2400 600 exemplos e 1000 + 400 Exercícios

Encyclopedia of Middlegame II 1600-2400 500 exemplos e 600 +140 Exercícios

Encyclopedia of Middlegame III 1600-2400 550 lições & 500 exemplos e 140 Exercícios

Chess Tactics for Beginners 1400-1800 1200 Exercícios
Chess Tactics for intermediate players 1700-2200 1180 Exercícios
Advanced Chess School 1500-2000 450 exemplos e 750 exercícios
Theory and Practice of Chess Endings 1700-2300 700 lições & 300 exercícios & 180 exemplos

Chess Endgame Training 1700-2300 2500 Exercícios

Mate Studies 1600-2200 5000 problemas

Requisitos de qualificação para o jogador de xadrez
Com 2 anos de treinamento o calendário de tarefas é mais complexo do que as da fase da 'linha base'. O principal objetivo é conseguir um rating de cerca de 2400, que corresponde ao nível MI. Um jogador de xadrez jovem deve incorporar de 3-4 aberturas em seu repertório jogando com as Brancas e um número igual de Preta. Eles devem dominar as táticas (90 por cento de acerto em resolver testes de alta complexidade com temas desconhecidos). Também deve compreender uma ampla gama de temas estratégicos - o modo como relacionam os elementos de uma posição avaliada variam dependendo da configuração dos peões ou com o alinhamento de forças sob o tabuleiro; saber mais de 100 planos típicos de jogos clássicos; dominar conhecimentos elementares sobre finais de xadrez: avaliação, plano de jogo, método tático padrão de aproximadamente 600 posições finais; método mestre de jogar finais e as chamadas posições 'simples'. Ele / ela deve adquirir boas habilidades em usar os Ordenadores Pessoais e no uso de sistemas de gestão de bases de Dados de xadrez, e com novos programas de treinamento e jogo.

Deixemos falar extensamente sobre o planejamento e preparação da lista de tarefas no processo de formação e treinamento.

Ao planejar o Plano de trabalho individual, é importante a ter em conta o estilo individual do jogador, seu desempenho em torneios e perspectivas. O uso de software de xadrez nos ajuda a:
Treinamento e aperfeiçoamento das habilidades de cálculo do jogador xadrez;
resolver combinações;
resolver estudos (finais com posições com conteúdo táctico);
resolver posições estratégicas;
estudar posições típicas do meio jogo;
estudar esquemas típicos de ataque contra o rei adversário;
estudar métodos típicos de jogar na abertura;
Elaborar um repertorio de abertura e planos de desenvolvimento para a transição ao meio jogo.
O processo de formação inclui jogar em torneios para testar a preparação prática e o repertorio de abertura dos jogadores. A participação em torneios de Blitz e xadrez ativo com controle de tempo reduzido - 10, 15 ou 25 minutos.
É necessário manter um adequado controle e avaliação dos resultados durante o curso. O período de dois anos de formação deve incluir o controle de fases intermédias. Por experiências praticas se sabe que o trabalho intelectual dá um resultado prático depois de aproximadamente 5 a 6 meses.
Por isso, sugiro dividir o período de formação de dois anos em 4 partes. Os resultados obtidos em cada etapa devem ser comprovados pela participação pratica em competições. A avaliação mais aprofundada do estado de preparação do jogador podem ser fornecidas através da resolução de testes no ordenador pessoal usando os programas "CT-ART", "Estratégia", "Enciclopédia de Meio Jogo I, II e III", "Enciclopédia de erros na Abertura", "Studies 2.0" , E Treinamento de Finais de Xadrez". Uma maneira desejável do modo como os resultados dos testes podem marcar é dada na tabela abaixo.
Os resultados dos testes durante as várias fases de treinamento


Pode-se detectar que a tendência foi: não existe uma nítida melhoria dos resultados em torneio durante o 1 º ano de formação; o 2 º ano produz dramática melhora a estes resultados e um conseqüente aumento do rating ELO. O 1 º ano é usado para a acumulação de conhecimentos e do aperfeiçoamento das habilidades adquiridas, enquanto o maior crescimento nos resultados torneio tem lugar no 2 º ano de formação.

A situação atual e o sucesso do curso
Nesta momento mais de 20 estudantes foram submetidos a este curso de formação. 8 alunos estão sobre a 'linha base' e 15 estão em fase diferentes do 2° ano do ciclo de formação. Três dos alunos, Vladimir Yevelev, Arthur Gabrielian e Nikolai Kurenkov - concluíram o curso e obtiveram o título MI.
A Fórmula do sucesso há sido confirmada:
2200 ELO + período de formação de 2 anos com programas da Convekta Ltd = MI.
Conclusões:

Isso termina a minha história sobre a realização de métodos de aprendizagem moderna, explorando computadores no clube T.V. Petrossian. No entanto, algumas questões surgem a partir de tudo isto, algumas especulações sobre o futuro na luz das modernas tendências.
Uma opinião surgiu em algumas fontes publicadas sobre a ausência de alternativas para a utilização de um computador para a aprendizagem de xadrez. Para mim isso não é problema. Aplicação de computadores no processo de aprendizagem se torna mais eficaz quando combinado com métodos tradicionais de formação básica. Considerações do custo do software de xadrez são bastante insignificantes quando comparado com o custo de uma hora apenas de uma consulta de um treinador.
As novas tecnologias se desenvolvem extensamente. Enquanto este artigo foi elaborado, Convekta Ltd tem produzido novos programas (Táticas de Xadrez para jogadores intermediarios e Aberturas de Xadrez Moderno, Defesa Índia do Rei). É evidente que, ao tentar aperfeiçoar a estrutura já existente do curso de formação, os mais novos dispositivos auxiliares da aprendizagem devem ser tidos em conta. Uma abordagem para o ensino de xadrez complexo é a melhor solução, na prática, como confirma a pratica realizada no TV Petrossian Clube.
O mundo do xadrez enfrenta grandes mudanças. Querendo ou não, o ensino do xadrez está adquirindo uma forma totalmente nova que somente podemos imaginar. Uma figura solitária de um professor de xadrez ao lado do tabuleiro é o passado... 
Meu pupilo MI Artur Gabrielyan
(Moscow, 2002)


Notas acrescentadas pelo tradutor para a língua portuguesa:
1) Os software da Convekta Ltd citado no artigo podem ser encontrados no site: http://store.convekta.com/shop_model.asp
2) Rating atual dos jogadores citados no artigo:
2288 WGM Irina Mikhailova
2434 MI Vladimir Yevelev
2485 MI Arthur Gabrielian
2442 MI Nikolai Kurenkov

3) Tradução independente do site www.casadoxadrez.com.br
4) Texto originalmente publicado em inglês no link http://www.chesscentral.com/articles_chess/modern-chess-training.htm
5) Rating Progress Chart atual publicado pela FIDE dos enxadristas citados no artigo
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário