sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

O ESTUDO DO CENTRO (X)

CENTRO FECHADO
Centros fechados ocorrem quando a estrutura de peões no meio do tabuleiro é fixa. Muitas vezes, as cadeias de peões são dos dois lados. Colunas para as torres e diagonais para os bispos estão muitas vezes bloqueadas e a máxima de que os cavalos são melhores do que os bispos em tais posições normalmente soa verdadeiro . Posições com centros fechados tendem a levar a luta mais lenta , o jogo fica mais estratégico onde os ataques de flancos precisam de preparo e desenvolvimento. Aqui alguns exemplos de configurações de peões com um centro fechado:

 As cadeias de peões podem ser assimétricas ou simétricas. Posições com um centro fechado podem surgir em várias aberturas (por exemplo Ruy Lopez, a Defesa de Índia do Rei, Defesa Francesa etc.). Normalmente a imobilidade do centro de peão facilita planejamento em geral e permite aplicar mais freqüentemente ferramentas estratégicas típicas. Na maioria dos casos os eventos principais acontece nos flancos, assim é melhor lançar um ataque na ala onde você já tem uma superioridade em forças ou onde pode ser criada em curto período de tempo . Isto pode acontecer até mesmo no flanco onde seu próprio rei fica situado. Quando o centro estiver fechado, uma posição do rei aberta não é como uma regra tão arriscado porque o oponente não pode contra atacar no centro e pode atingir o rei com as peças dele. Em posições com roques oposto ambos os lados preferem normalmente atacar na ala onde o rei do oponente fica situado.
Ivanchuk derrota Kasparov jogando uma Defesa Francesa -Variante Winawer que frequentemente leva a um centro fechado.


Veja a partida comentada em inglês

Kramnik bate Kasparov em Novrorod, 1997, numa estratégia de centro fechado.



Kramnik analisa a posição da partida a partir do 23o lance. 

Najdorf entre Keres e Smyslov, Torneio de Candidatos 1953.  Neste evento Najdorf inaugurou o ataque iugoslavo da Defesa Índia do Rei contra Taimanov e ganhou prêmio de beleza pela partida.

O MI Alejo de Dovitiis comenta esta partida.

Planos em posições com um centro fechado: 1) O jogo central é cancelado e as operações se fazem pelos flancos! Aproveitar o espaço, sempre que possível e usar os peões disponíveis, a fim de abrir as colunas. 2) O Desenvolvimento muitas vezes pode esperar. Às vezes é mais importante aproveitar casas valiosas para as suas peças com a finalidade de chegar ao final do jogo. 3) Cuidado com sacrifícios de peças no centro que podem explodir a posição. 4) Mantenha a opção de abrir ambos os lados do tabuleiro com peões, é muito útil, especialmente quando você julgar que não pode romper em apenas um lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário