sábado, 18 de janeiro de 2014

A LUTA DO BISPO CONTRA O CAVALO (3)

PLANOS PARA JOGAR CONTRA O BISPO
São basicamente duas as maneiras de limitar a ação do bispo:
Exemplo 1
1.Utilização das casas fracas

O plano tem como objetivo o uso das casas de cores opostas ao domínio operacional do bispo. Estas casas podem ser utilizadas , por exemplo , como redutos para o cavalo e outras peças .
No exemplo ao lado , a maioria das casas brancas no centro e em ambos os flancos são inacessíveis para o bispo branco . As pretas podem explorar essas circunstâncias para manobrar e melhorar a disposição de suas peças. Em situações como esta, é vantajosa para o lado do cavalo. Após as trocas das peças pesadas vai deixar o adversário com um mau bispo. 
Exemplo 2

2.Fixação dos peões inimigos:
O lado que possui o cavalo geralmente se esforça para se fixar os peões inimigos em casas de mesma cor bispo .
Ao lado os movimentos 1.d5 ! ou 1.g4 ! Esta fixando os peões pretos em casas de mesma cor do bispo. Esta ferramenta é fundamental para restringir o bispo , o que dificulta a sua atividade pelos seus próprios peões. A fixação pode envolver tanto os peões e peças. Se os peões são usados ​​para o bloqueio, isso gera outra vantagem posicional ( o que é especialmente notável na fase final de jogo ) - esses peões ficam em casas inacessíveis ao bispo.
Botvinnik enfrenta Petrosian no match pelo título mundial em Moscou 1963. Botvinnik perdeu este match e se retirou das competições, para fundamentar a sólida Escola Soviética de Xadrez, "a maior fábrica de Grandes Mestres do Mundo".


O GM Daniel King comenta o final da partida acima.

Na 4a rodada do TATA STEEL CHESS 2014, entre Aronian vs Nakamura, a partida apresentou um final de cavalo contra bispo em que Aronian faz uso de toda a sua técnica para ganhar com um cavalo dominante. 


O GM Renier Vázquez comenta a partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário