quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

A LUTA DO BISPO CONTRA O CAVALO (1)

QUEM É MAIS FORTE BISPO OU CAVALO?
No xadrez uma das batalhas estratégicas mais intensas e interessantes é aquela entre um Bispo e um Cavalo. Cada uma dessas peças sempre  tenta sobrepujar a outra. Por isso é preciso muita criatividade para provar que é sua peça que manda. 
Embora muitos  livros  demonstrem preferência  pelos  Bispos  (alguns  dizem  até mesmo que o Bispo vale 3 1/2, enquanto o Cavalo vale 3) , em  termos de contagem de pontos  essas duas peças  têm  igual valor, ou  seja,  3  pontos. Mas é claro que não podemos  analisar o valor de uma peça apenas em termos da contagem  de pontos. A situação no tabuleiro é o que determina  seu verdadeiro valor.  Nesse momento surge a necessidade de uma boa estratégia: para empreender uma  batalha entre um Bispo e um Cavalo, é preciso saber como criar condições que valorizem a peça de sua propriedade. Quando tiver um Cavalo, o enxadrista deve jogar por uma posição fechada. Ao contrário, de posse do Bispo, deve abrir a posição. Faça tudo para que sua peça domine a peça inimiga ! 




A Diferença nas Capacidades entre Bispo e Cavalo
Em contraste com o bispo que possui longo alcance, o cavalo sempre opera em casas próximas. O bispo pode tomar parte ativa em operações que estejam ocorrendo no flanco oposto do tabuleiro sem a necessidade de se deslocar até este setor, enquanto o cavalo é forçado a perder tempos para se deslocar de um flanco ao outro.

Capablanca nos deixou um legado para ensino do xadrez através do seu livro "Fundamentos do Xadrez" que decifra de forma simples o complexo labirinto do xadrez posicional. Abaixo algumas posições básicas de Capablanca para entender a luta do bispo contra o cavalo.


EXEMPLOS TEÓRICOS DE CAPABLANCA 
Várias posições abaixo foram tiradas do livro de Capablanca, onde há equilíbrio material, apenas a diferença de valores entre bispo e cavalo de acordo com cada posição. Nas duas primeiras há vantagem do cavalo, mas não suficiente para ganhar. As outras há vantagem do bispo e dificuldades para o possuidor do cavalo lograr, pelo menos, um empate.



O MI Angel Martin mostra as características gerais da luta do bispo contra cavalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário