quarta-feira, 30 de maio de 2012

CAMPEONATO DO MUNDO - ANAND CONTRA GELFAND - TIEBREAK

  ANAND GANHA O DESEMPATE E RETÉM O TÍTULO



Anand continua Rei!!

Anand jogou mais a vontade no ritmo rápido
Gelfand não controlou bem o tempo - questão decisiva no desempate
 Anand ganha o desempate e mantém o título. Anand derrotou o aspirante Boris Gelfand no desempate em partidas rápidas 2.5:1.5 e ganhou pela quinta vez a coroa mundial. Foi um duelo duro e interessante.

Veja abaixo a partida decisiva comentada pelo GM Miguel Illescas em espanhol

sábado, 26 de maio de 2012

CAMPEONATO DO MUNDO - GELFAND CONTRA ANAND P11

 EMPATE NA DÉCIMA PRIMEIRA PARTIDA


Gelfand pensou demais e quase se complica no tempo
Anand aplicou uma surpresa na Ninzoíndia e deixou Gelfand em dificuldades

Foi o penúltimo jogo do match e o último com as brancas para Boris Gelfand. O jogo foi uma Defesa Nimzoíndia, mais uma vez , embora tenha terminado em um empate depois de 25 lances, a tensão resultou do muito tempo consumido pelo jogador israelense que ficou apenas com doze minutos restantes, quando os competidores apertaram as mãos para acordar a divisão do ponto. Anand fará o último jogo com as brancas.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

CAMPEONATO DO MUNDO - ANAND CONTRA GELFAND P10

SERÁ QUE OS VENTOS ESTÃO MUDANDO PARA O LADO DE GELFAND?
 EMPATE NA DÉCIMA PARTIDA


Gelfand está mais a vontade a cada jogo!
Anand não surpreende, não arrisca, está muito Petrosiano seu jogo!
O tabuleiro na décima partida.

Parece que a direção do vento está mudando. No início do match, sempre foi Anand que pressionou um pouco mais com as peças brancas contra Gelfand e quando jogava com as pretas, suportou facilmente igualando sem esforço. Nos últimos dois jogos (9 e 10) houve outra história. Hoje por exemplo, Anand joga novamente 1.e4 e tenta fugir da variante Sveshnikov de Gelfand, jogando 3.Bb5 (variante Rossolimo) tentou surpreender jogando uma subvariante menos comum (5.b3), mas não surtiu o efeito desejado, Boris Gelfand se sentiu em casa com ele. Ele jogou uma resposta incomum (5...e5) rapidamente. Após a troca das damas, a tensão praticamente acabou e acordaram empate depois do 25o lance, com proposta de Anand. Agora continua tudo igual 5:5, faltando duas partidas.
 

quarta-feira, 23 de maio de 2012

CAMPEONATO DO MUNDO - GELFAND CONTRA ANAND P9


ANAND CRIA UMA FORTALEZA INTRANSPONÍVEL
NONA PARTIDA - EMPATE MUITO INTERESSANTE!


Anand mostra uma habilidade defensiva invejável
Gelfand até que tentou derrubar a muralha de Anand, mas não deu.

O tabuleiro na nona partida

Depois de sua derrota no oitavo jogo, Anand não queria jogar o Chebanenko Eslava, um pouco passiva. Hoje, no nono jogo, escolheu a Defesa Nimzoindia. Gelfand recusou a oferta para jogar uma de suas aberturas favoritas, a Catalan. Ambos os jogadores seguiram a linha principal até que o Campeão do Mundo desviou e jogou 15 ... Bxf3. Em conseqüência disso as brancas tem o par de bispo e seus dois peões centrais, dando vantagem de espaço. Em uma posição que poderia ter levado mais sem trocas, o adversário decidiu simplificar e acabar com a dama contra a torre e cavalo. Isso permitiu as brancas, com uma ligeira vantagem, poder tentar ganhar o jogo seguro. Gelfand pressionado continuamente, mas Anand defendeu sua posição com precisão. O empate foi acordado após 49 lances. 
Abaixo a partida comentada em vídeo pelo MI Michael Rahal em espanhol.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

CAMPEONATO DO MUNDO - ANAND CONTRA GELFAND P8


  ANAND REAGE E GANHA GELFAND EM 17 LANCES!

Gelfand fugiu da Grunfeld e tentou uma Benoni

Gelfand um pouco desconcentrado errou o cálculo no momento crítico.
Anand superconcentrado prepara a cilada para dama de Gelfand

Viswanathan Anand  reage fortemente e derrota Boris Gelfand de maneira chocante em apenas 17 lances, com uma cilada tática vista pelos analistas Ian Nepomniachtchi e Peter Leko, mas não tinham levado a sério. Nem Gelfand ... ele perdeu. "Anand está de volta", deixando empatado o match 4:4. "Eu só não vi o 17.Df2 na última jogada", disse Gelfand sobre o movimento que forçou  seu abandono imediato. "Agora o match pegou fogo", mais emoções nas próximas batalhas!
Veja abaixo a partida comentada pelo MI Ángel Martín em espanhol.

domingo, 20 de maio de 2012

CAMPEONATO DO MUNDO - VÍDEO DA SÉTIMA PARTIDA

 A VITÓRIA DE GELFAND!
 

CAMPEONATO DO MUNDO - GELFAND CONTRA ANAND P7

 GELFAND GANHA A SÉTIMA PARTIDA DO MATCH!

Anand abandonando a sétima partida.
Para os que não acreditavam ... Gelfand mostra faz o "V" da vitória, conciente ou inconciente?
Anand - O “Tigre de Madras” está ferido.

Boris Gelfand derrota Anand no sétimo jogo do Campeonato Mundial de Xadrez em curso na capital da Rússia - Moscou. Anand de pretas novamente utiliza a Defesa Eslava, do ponto de vista teórico era outro duelo interessante na Eslava. Curiosamente Anand faz um erro tático no vigésimo quinto lance e ficou restringido após Gelfand aprofeitar-se do erro. Ele forçou a troca de damas e logo colocou uma torre na sétima, dominando de forma irremediável o bispo de Anand, embora Anand tenta desesperadamente um contra jogo em troca do sacrifício do seu bispo, Gelfand agora com a vitória nas mãos, manteve o ataque com sua torre e os dois cavalos ameaçndo xeque-mate. Anand abandonou no 38o lance. Depois de 19 anos Gelfand 43 anos, obteve uma vitória sobre Anand 42 anos no xadrez clássico. Agora Gelfand lidera o match por 4:3. Faltando cinco jogos Anand precisará de uma vitória para se recuperar no match. Acho que agora haverá batalhas emocionantes pela frente, vamos aguardar!

Veja abaixo a sétima partida comentada pelo MI Alejo de Doviitis em espanhol.


sexta-feira, 18 de maio de 2012

CAMPEONATO DO MUNDO - GELFAND CONTRA ANAND

DEFESA PREDOMINA SOBRE O ATAQUE 
EMPATE DE NOVO NA SEXTA PARTIDA

Defesa Eslava está sendo o grande escudo de Anand

Kasparov comentou a partida e falou da política na Rússia!
A sexta partida do match entre o campeão mundial Viswanathan Anand e Boris Gelfand acabou em um novo empate -o sexto consecutivo- levando o desafiante as peças brancas. O jogo se desenvolveu na mesma linha que nas partidas prévias onde o indiano levou as pretas, porém esta vez o representante israelíta empregou uma continuação diferente (6.Dc2). Como nos anteriores jogos com esta variante, as brancas obtiveram uma pequena iniciativa, embora ela demonstrou não ser suficiente.  O destaque do jogo de hoje foi, provavelmente, o fato de que Garry Kasparov  aparecer como comentarista ,uma surpresa.

Veja abaixo o vídeo da partida comentada pelo MI Michael Rahal em espanhol.
 

quinta-feira, 17 de maio de 2012

CAMPEONATO DO MUNDO - ANAND CONTRA GELFAND

 

 ANAND INAUGURA O PEÃO DO REI NO MATCH
 NADA ALÉM DA TEORIA  NA QUINTA PARTIDA - OUTRO EMPATE!

Anand não encontrou a receita contra a Sveshnikov
Gelfand Satisfeito com o empate!
O tabuleiro na quinta partida

A espera não foi longa para os fãs que esperavam a abertura de um peão do rei pelo campeão do mundo Anand. O elemento surpresa, como esperado, estava desaparecido. Gelfand surpreendeu não jogando a sua favorita Defesa Petrov  e optou pela Sveshnikov da Defesa Siciliana. Anand foi mais uma vez em terreno familiar e aproximou-se do jogo de forma lenta e segura. Mais uma vez, foi uma batalha técnica e posicional, iniciantes e amadores podem achar difícil de seguir, mas nenhum jogador cedeu uma polegada. Eles seguiram a bem analisadas ​​e dissecadas linha principal  da Sveshnikov e após 26 movimentos os dois tinham torre, dama e bispos de cores opostas que certamente apontavam para um empate.
Veja a partida comentada em video pelo MI  Michael Rahal em espanhol

terça-feira, 15 de maio de 2012

CAMPEONATO DO MUNDO - GELFAND CONTRA ANAND

MUITA CAUTELA DITA O RITMO DA QUARTA PARTIDA!
RESULTADO OUTRO EMPATE!

Gelfand repete a mesma linha do segundo jogo
Anand segue a mesma receita de Chebanenko
"... paciência e caldo de galinha não faz mal a ninguem"
 No quarto jogo , realizado hoje em Moscou, Gelfand não conseguiu aproveitar-se das peças brancas. Ele voltou a jogar 1.d4 e Anand não viu nenhuma razão para se desviar de sua defesa do segundo jogo, e mais uma vez surgiu a variante Chebanenko do Gambito da Dama da Defesa Eslava, mas depois de pequenas trocas e de movimentos pouco eficazes, o Campeão desviou jogando 12 ... exd4. Então eles mudaram os peões do centro e a única vantagem foi que Gelfand conseguiu o par de bispos em tão escassa posição simétrica. Depois da troca de damas e bispos, Gelfand continuou com vantagem mínima no final de torre e bispo contra torre e cavalo, mas não o suficiente para ganhar. O empate foi oficializado após o 34o lance.
Abaixo a partida comentada em video pelo GM Amador Rodriguez em espanhol. 


segunda-feira, 14 de maio de 2012

CAMPEONATO DO MUNDO - ANAND CONTRA GELFAND



TERCEIRA PARTIDA - EMPATE BEM LUTADO! 
TORRES NA SÉTIMA GARANTEM O EMPATE!

Anand aplica uma variante "Anti-Grünfeld"
Gelfand mostra-se um "osso muito duro de roer"
 Pela segunda vez no match contra as brancas de Vishy Anand, Gelfand joga novamente a Defesa Gruenfeld.O Campeão do Mundo, desta vez, optou por uma variante "Anti-Grünfeld" para evitar as posições usuais desta abertura e em seguida, jogou de forma agressiva, fazendo um grande roque. Mas Boris Gelfand mostrou que estava bem preparado e desempenham um ativo contra ataque na ala da dama. Anand conseguiu um  peão passado na linha "d"  e trocou as damas. Apesar do peão a mais e passado, Anand entra no meio-jogo muito complicado, pois tinha que tomar cuidado com o ataque de Gelfand, para não receber xeque-mate. No movimento 37 o jogo terminou em um empate por perpétuo. 

Veja a partida comentada no vídeo abaixo pelo MI Michael Rahal em espanhol.


sábado, 12 de maio de 2012

CAMPEONATO DO MUNDO - GELFAND CONTRA ANAND

                                                                              
NADA DE NOVO NO FRONT - SEGUNDA PARTIDA. EMPATE!
Anand e Gelfand durante a segunda partida


O Tabuleiro na segunda partida

Hoje foi o Boris Gelfand que jogou com as peças brancas. Anand, que pode optar por jogar 1.e4 ou 1.d4, Gelfand costumam jogar apenas 1.d4. Anand escolheu a variante da Defesa Eslava Chebanenko. Ambos seguiram a linha principal e as brancas teve uma ligeira vantagem. Anand preparou um movimento novo com 14 ... Cf6. Após a troca de damas, Gelfand manteve uma vantagem acadêmica que não foi suficiente para constranger Anand. Eles acordaram o empate no 25 lance. Amanhã, domingo é um dia de descanso. 

Abaixo em video a segunda partida comentada pelo GM Miguel Illescas
  

sexta-feira, 11 de maio de 2012

CAMPEONATO DO MUNDO - ANAND CONTRA GELFAND


GELFAND SURPREENDE ANAND NO PRIMEIRO JOGO!
Gelfand surpreende com a Defesa Grunfeld!
Anand reage bem e equilibra a partida!

O primeiro jogo do Campeonato do Mundo Anand contra Gelfand terminou em um empate. Pela primeira vez, Boris Gelfand com as pretas, levantou a Defesa Gruenfeld e surpreendeu totalmente Anand ,mas o campeão também estava preparado para isso e jogou uma variante secundária e rara: 1. d4 Cf6 2. c4 g6 3. Cc3 d5 4.Cf3 Bg7 5. cxd5 Cxd5 6. e4 Cxc3 7. bxc3 c5 8. Bb5 + Cc6 9.d5. Então as brancas (Anand) sacrificou um peão e alcançou uma ligeira vantagem, mas logo, Gelfand trocou as damas. No final, parecia que Gelfand tinha uma chance melhor com o seu par de bispo e o peão passado da coluna "a" , mas Anand foi capaz de manter o equilíbrio e após o movimento 24...Ba5 Gelfand ofereceu o empate que foi aceito de imediato pelo Campeão.

Abaixo veja em vídeo a partida comentada pelo GM Miguel Illescas