quinta-feira, 30 de setembro de 2010

XADREZ E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL



 IVANCHUK
Quando só esforço não foi suficiente.  
                                                                                               IVANCHUK é um dos grandes casos que ilustram a importância do controle emocional para se ter êxito e conquistar os objetivos traçados estrategicamente, para se chegar ao “Olimpo enxadrístico”, isto é – ser campeão mundial. É notório o grandioso talento do grande mestre ucraniano que têm um temperamento instável .Durante anos foi apontado como futuro campeão mundial, mas que seus nervos o impediram de chegar ao topo. 

PONOMARIOV
Campeão Mundial aos 18 anos
 
 




Um jovem,PONOMARIOV mais estável conquistou isto em um match breve para o título mundial, embora tenha ficado claro, que Ivanchuk era um jogador tecnicamente  melhor. Recentes artigos científicos,analisam a importância da preparação psicológica. Com a facilidade de difusão do conhecimento da técnica do xadrez por diversos meios, faz com que a excelência na técnica de jogar xadrez dos grandes mestres esteja em equilíbrio. Isto faz do fator psicológico a questão diferencial, a ponto de se dizer: --- o campeão será aquele que melhor controlar suas emoções. Se antes o sucesso no xadrez dependia de 50% do trabalho psicológico, hoje,no desenvolvimento humano do jogador, é considerado 60%.    

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O PING , BLITZ OU RELÂMPAGO

Flávio Leite jogando blitz em Nova York
O Xadrez Blitz ou popularmente chamado de pingue-pongue, também chamado de relâmpago, pode ser de muita utilidade no processo de melhoramento do jogo do enxadrista. Este jogo se utiliza um controle de  tempo de cinco minutos por partida e é mais utilizado como forma de diversão (hoje já faz parte de uma das modalidades do xadrez competitivo).

Muitos jogadores e treinadores acham prejudicial a prática do jogo relâmpago com o seguinte argumento de que ela condiciona o jogador a ser impulsivo, o que prejudica a reflexão profunda, levando o jogador a fazer juízo rápido e muitas vezes superficial das posições do jogo pensado.
Acho que o xadrez relâmpago pode ser de grande utilidade se for usado de forma moderada, pois pode ser um ótimo caminho para testar o jogo teórico, principalmente a preparação de aberturas e para afiar as habilidades táticas. Para isso o estudante deve ter disciplina mental e autocrítica para discernir bem entre o jogo relâmpago como diversão, neste caso podendo ser prejudicial para a prática do bom nível do xadrez  ou como complemento para testar seu estudo teórico.
Com o xadrez relâmpago aprende-se percepção tática, e a capacidade de jogar velozmente sob pressão, o que  é essencial para se obter bons resultados quando se chega perto do controle de tempo.
Hoje o xadrez relâmpago é uma das modalidades do jogo de xadrez. É do conhecimento geral que os grandes jogadores do xadrez relâmpago, também eram os maiores jogadores do jogo pensado como Capablanca,  Alekhine, Tal, Petrosian, Fischer, Karpov, Kasparov, Anand etc, todos eles mostraram serem os maiores Grandes Mestres do jogo Blitz.