domingo, 20 de outubro de 2013

O PAR DE BISPOS (VIII)

COMO JOGAR CONTRA O PAR DE BISPOS
Já sabemos que o par de bispos são muito perigosos em posições de diagonais abertas. Então para se jogar contra o par de bispos, a estratégia se baseia em três métodos:(I) Restrição aos Bispos - procurar posições de bloqueio ou fechadas, onde os bispos são confinados em uma área restrita do tabuleiro. (II)Troca de um dos Bispos - procurar trocar uma das peças menores por um bispo inimigo. Em geral, as casas da cor do bispo trocado, tornam-se fracas e podem ser usadas como casas fortes pelo cavalo. (III) Exploração de fraquezas - essas fraquezas incluem: peões dobrados, isolados, atrasados, atraso de desenvolvimento, rei exposto, casas fracas e outras compensações. Veja abaixo três partidas que ilustram o tema.

Lasker, Chigorin e Blackburne em 1899. Chigorin foi um um incondicional defensor do par de cavalos contra o par de bispos. Abaixo uma de sua partidas, onde tenta defender sua tese.



Ivanchuk é um fantástico jogador da elite mundial. Aqui veremos uma de suas partidas contra Kasparov, onde ele explora de forma espetacular a estratégia de como jogar contra o par de bispos.


Lev Psakhis é Considerado um dos mais fortes jogadores de xadrez da antiga URSS, ele foi duas vezes vencedor do Campeonato da URSS em 1980 e 1981. Abaixo uma demonstração de toda sua categoria. Um modelo de como jogar contra o par de bispos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário