terça-feira, 8 de outubro de 2013

BOBBY FISCHER - O ORGULHO FERIDO

"O êxito no xadrez não é decidido apenas pelo talento, mas também por outras qualidades, como o caráter de um jogador"(Botvinnik)

O DUELO DE GERAÇÕES
O duelo de gerações aconteceu em 1962, na Olimpíada de Varna, Botvinnik com 51 anos contra o jovem Fischer de 19 anos. 
Era a partida mais esperada da Olimpíada de Varna - O norteamericano conseguiria bater o campeão mundial?
Enfrentando uma variante preparada, no 17o lance, ele refuta a linha de Botvinnik contra a Grunfeld, chegando a ganhar um peão. Em suas análises posteriores Botvinnik confessa que o movimento de Fischer tinha escapado de suas análises, com a expressão "Surpresa desagradável". Logo Fischer esteve a ponto de conquistar a vitória, mas a tenacidade de Botvinnik e a ajuda de seus companheiros de equipe nas análises da posição suspensa, fizeram o milagre de salvar o campeão mundial que recebeu por este empate muito mais aplausos que por todas suas vitórias em sua brilhante carreira. 
Naquele dia(era a penúltima rodada) o salão de jogos não pode acomodar todos os espectadores que desejavam presenciar as partidas, e a que disputaram Botvinnik e Fischer teve que ser exposta na rua, em um mural.

Nesta posição se atrasou a partida em meio a uma enorme expectativa. A maioria dos aficionados esperavam uma derrota do campeão mundial. Fischer selou seu lance. Botvinnik descreveu sobre este pós momento:"Depois do jantar iniciei as análises noturnas, das mais longas em minha carreira. O futuro parecia negro, até Geller encontrar uma peculiar idéia de contrajogo com 46.Tf7 Ta5  47. Txh7!! Quando tarde da noite ele me deixou, restava somente trabalhar os detalhes deste achado ... ".
Tal escreveu também sobre este momento: "Perto das 5:00 horas da manhã a fantástica idéia de Geller - de lutar com dois peões isolados contra dois peões unidos num final de torres - parecia totalmente trabalhada, e decidimos que as chances de empate eram consideráveis". 


Este famoso final teve um curioso efeito sobre o mundo do xadrez. O prestígio de Fischer era tão grande que no ocidente se falava sem parar de um match especial, não programado, pelo campeonato do mundo com Botvinnik. Mas depois de Bobby ter deixado escapar a vitória nesta partida, perdeu parte de seu encanto e desapareceu de cena por três anos.

Veja este raríssimo vídeo após o empate desta partida. 
Veja a expressão de decepção de Fischer e a alegria de Botvinnik.
"Fischer apertou minha mão com uma cara branca como papel, e deixou o salão com lágrimas nos olhos"(Botvinnik)

Veja também a partida comentada em inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário