sexta-feira, 30 de março de 2012

MINHAS PARTIDAS SELETAS (29)

INSPIRADO EM NIMZOWITSCH

"Um peão passado é um criminoso 
 que deve ser mantido sob sete chaves. 
 Medidas leves, como a vigilância policial, não são suficientes."
NIMZOWITSCH


n
MF Roberto Andrade usando o arriscado Gambito Krejcik
MF Carlos Pinto usando sua preferida Defesa Holandesa com sucesso!

 Andrade,Roberto - Pinto,Carlos [A80]
Classificatório Copa dos Campeões Natal - RN, 1995
[Pinto,C]

O Gambito Krejcik é uma perigosa estratégia contra a Defesa Holandesa, ainda pouco analisado na teoria de aberturas da atualidade e foi aplicado contra mim, pela primeira vez, pelo Mestre FIDE Potiguar Roberto Andrade, um dos mais forte enxadrista do Nordeste, no torneio classificatório que a Federação Norteriograndense realizou para mandar os seus representantes na nobre competição nacional da Copa dos Campeões de 1995. Roberto Andrade já tinha utilizado este gambito com muito sucesso e brilhantismo, contra o campeão pernambucano Gaudêncio Tadeu numa Semifinal do Brasileiro.Comigo Andrade não teve a mesma sorte, veja a partida. 1.d4 f5 2.g4 fxg4 3.Af4 d5 4.h3 Cf6 5.Cc3 Af5 6.hxg4 Axg4 7.Dd3 Dd7 8.f3 Af5 9.e4 Ag6 10.Ah3 e6 11.0-0-0 Ca6N 


[11...Ab4 12.Cge2 0-0 13.De3 Dc6 14.Ag5 Axc3 15.Cxc3 Cbd7 16.e5 Ce8 17.Td2 Cb6 18.b3 a5 19.a4 Cc8 20.Tdh2 Tf7 21.Af1 Ce7 22.Ab5 Db6 23.Axe7 Txe7 24.Ce2 Af5 25.Ad3 g6 26.Axf5 exf5 27.Cf4 Td8 28.Cxg6 hxg6 29.Dg5 1-0 Martinovsky,E-Gelman,G/USA op 1994 (29)] 12.De3 dxe4= [12...Dc6 13.Af5 Af7 14.Ah3=/+] 13.d5=/+ [13.fxe4 Ab4 14.Cge2 Ah5=] 13...Ac5 14.De2 Af5= [14...Cxd5!? 15.Cxd5 Df7 16.fxe4 0-0=/+] 15.dxe6 O branco sacrifica seu peão passado para abrir a posição, tentado aproveitar a má posição do rei preto no centro, para um possível ataque ao rei. 15...Dxe6 16.fxe4 Ag4 [16...Axh3 17.Cxh3 Cd7 18.Cg5 Dg6+/=] 17.Dg2 [17.Axg4 Dxg4 18.Db5+ c6 19.Dxb7 Dxf4+ 20.Rb1 Tb8 21.Dxc6+ Rf8=; 17.Db5+ Dc6 18.Dxc6+ bxc6 19.Cge2=] 17...Axg1 18.Tdxg1 [18.Axg4 Dxg4 (18...Cxg4 19.Tdxg1 Cf6 20.e5+/-) 19.Dxg4 Ae3+ (‹19...Cxg4 20.Tdxg1 Cf6 21.Txg7+/-) 20.Axe3 Cxg4=] 18...Axh3 19.Dxh3 [19.Txh3 0-0-0 20.Td3 Txd3 21.cxd3 h6 22.Dg6 Te8=/+] 19...Dxh3 20.Txh3 0-0 [20...Rf7 21.e5 Ce8 22.Rd2=/+] 21.Ah6 [21.e5 Ce8 22.Ag5 Tf5=/+] 21...Tf7 22.e5 Ce8 23.Ae3-/+ [23.a3 Cc5=/+] 23...Tf5 24.Tg5 [24.Tgh1 h6-/+] 24...Txg5 25.Axg5 h6 26.Ah4 Cc5=/+ [26...Rf7 27.Rd2 Re6 28.Ag3 Cb4 29.Th2 Cc6 30.Th4 Td8+ 31.Rc1-+] 27.Af2 Ce6 


Dentro do Conceito do Bloqueio de Nimzowitsch - repare na excelente posição defensiva do cavalo em e6, bloqueando o peão de e5 e fazendo do bispo branco um bispo mau. Sem falar que o preto possui dois peões passados e unidos que serão decisivos em um final mais simplificado. Plano agora das pretas para o final é trocar as torres, centralizar o rei e avançar seus peões passados de g e h. 28.Td3 [28.Rd2 Td8+ 29.Re3 Rf7-/+] 28...Td8=/+ [28...Rf7 29.Rd2-/+] 29.Rd2-/+ [29.Axa7 Rf7=/+] 29...Rf7 [29...a6 30.Txd8 Cxd8 31.Ce4-/+] 30.Re3 [30.Axa7 Rg6=/+] 30...Txd3+ [30...a6 31.Cd5-/+] 31.cxd3 g5 32.Re4 a6 33.d4 c6 34.d5 cxd5+ 35.Cxd5 h5 36.Ce3-+ [36.a4 C8c7 37.Cb6 Rg6-/+] 36...Cc5+-/+ [36...Rg6 37.Ae1-+] 37.Rd4 Ce6+= [>=37...Cd7!?-/+] 38.Re4 C8c7-/+ [38...Rg6 39.Ae1-+] 39.Cf5 b5 40.b4-+ [40.a3 h4-/+] 40...h4 41.Rf3 Cd5 42.a3 Cc3 43.Ae3 [43.Rg4 Cb1-+] 43...Rg6 [43...h3 44.Rg3 Cf4 45.Cd6+ Re6 46.Axf4 gxf4+ 47.Rxh3-+ (47.Rxf4?? h2-+) ] 44.Rg4 Cd1 45.Ce7+ Rf7 46.Cd5-+ [46.Cf5 Cxe3+ 47.Cxe3 Cd4-+] 46...Cxe3+-/+ [46...Cb2 47.Cb6-+ (47.Axg5? não leva a nada 47...h3 (47...Cxg5 48.Rxg5 h3 49.e6+ Rxe6 50.Cf4+ Re5 51.Cxh3-+) 48.Rxh3 Cxg5+ 49.Rg4 Ce6-+) ] 47.Cxe3 Rg6 [47...Cd4 48.Rxg5 h3 49.Cg4-+] 48.Cf5-+ [48.Cd5 Cd4-/+] 48...h3 49.Cg3 h2 50.Ch1?-+ [>=50.Rh3-/+] 50...Cd4 [50...Cd4 51.Rg3 Cc2-+] 0-1

segunda-feira, 26 de março de 2012

A FEBRE DO XADREZ - O FILME

  CLÁSSICO DO CINEMA MUDO 
 A FEBRE DO XADREZ



 Esta obra prima do cinema mudo do princípio do Séc.XX, foi filmada durante o Torneio Internacional de Moscou em 1925, que contou com a presença do Campeão do Mundo José Raúl Capablanca, e os melhores jogadores da época: Frank Marshall, Richard Reti, Rudolph Spielmann, Efim Bogoljubow (vencedor do torneio), Carlos Torre, Grunfeld, Yates, entre muitos outros. Este filme foi realizado por Vsevolod Pudovkin e Nikolai Shpikovsky, e conta a história de um jovem completamente obcecado pelo xadrez, mas que se sente um pouco frustado quando descobre que a sua companheira não partilha do mesmo  entusiasmo. É hilariante ver a reacção de todas as personagens sempre que lhes aparece um tabuleiro de xadrez, retratando a febre que se instalou um pouco por toda a cidade. Por fim, a companheira da personagem principal, vê que não consegue escapar à febre instalada, deparando-se, constantemente, com jogadores ou objectos alusivos ao xadrez.  Finalmente, após conhecer Capablanca, ela torna-se numa verdadeira entusiasta da modalidade.

Você pode assistir este filme aqui, sem sair do Blog

quarta-feira, 14 de março de 2012

ESTUDO DA TÁTICA VIII

O PODER DO PEÃO PASSADO 
 FATOR TÁTICO FUNDAMENTAL

"Um peão passado tem Alma"
Nimzowitsch
"O peão passado é um criminoso que deve estar na prisão, não o trate com medidas suaves.” Já dizia o mestre e pai do Xadrez Hipermoderno, Aaron Nimzowitsch. Sem dúvida esse peãozinho travesso é uma das armas mais poderosas e decisivas em uma partida de Xadrez.Se você possui um peão passado, defenda-o como se a sua vida dependesse disso. Se o seu adversário possui um peão passado, faça o possível para destruí-lo, claro que, como se a sua vida dependesse disso, pois na maioria das vezes, se não a sua, mas a vida do seu Rei depende



     Veja abaixo a vídeo conferência do MI Michael Rahal  (Espanhol) 

terça-feira, 6 de março de 2012

A ESCOLA HIPERMODERNA

NIMZOWITSCH "MEU SISTEMA" E OS CONCEITOS HIPERMODERNOS

Nimzowitsch, Stadtrat Tietz e Alekhine

O Livro que Revolucionou o Pensamento Enxadrístico
Veja abaixo a vídeo conferência do MI Angel Martin (Espanhol)

segunda-feira, 5 de março de 2012

O CENTRO E O DESENVOLVIMENTO

NIMZOWITSCH - O PAI DO HIPERMODERNISMO
Aron Nimzowitsch foi o fundador do hipermodernismo. Ele foi um renovador, e ele queria ser reconhecido como tal. Ele exigiu que o mundo do xadrez devesse reconhecer o seu sistema como uma melhoria no estilo atual.
Mas o mundo do xadrez da época, não viram o recém-chegado com bons olhos, principalmente os jogadores da velha Escola Tarrasch, e eles não podiam ver qualquer novo método, e eles não queria vê-lo também. Alegaram que os jogos Nimzowitsch eram peculiares, e seu estilo bizarro.

Nimzowitsch estava muito a frente do seu tempo  e sua contribuição para a teoria do jogo  posicional foi enorme  através do seu livro "Meu Sistema" - O livro mais famoso do Xadrez