quinta-feira, 8 de novembro de 2012

DIAGONAIS DO BISPO


Título Original: The diagonale du fou
Diretor: Richard Dembo
Gênero: Drama
Ano: 1984
País: França-Suíça Co
Elenco principal: Michel Piccoli (Akiva Liebskind), Alexander Arbatt (Pavius ​​Fromm)
Leslie Caron (Henia Liebskind) Liv Ullmann (Marina Fromm)

Neste filme, o xadrez se torna o centro de uma parábola sobre a Guerra Fria ( 1950 - 1989 ), no início dos anos oitenta . A tradução do título é enganosa, já que a palavra fou em francês , além de louco significa bispo do jogo de xadrez, o que, dado o tema deste filme é bastante consistente.
Este filme é permeado por um conteúdo político muito claro, porque, apesar de os dois candidatos pertencerem à cultura do que já foi chamado de a Cortina de Ferro , Liebskird é leal ao regime comunista da União Soviética , e é um jogador de xadrez veterano, além de herói da URSS tem obrigação de derrotar o seu oponente, enquanto Fromm é um excelente jogador jovem e, acima de tudo, é um russo dissidente do regime que vive no exílio.
O confronto envolve as atitudes de todos na política e ideologia, mas sobre os personagens no jogo das estrelas acontece todos os tipos de incidentes, como bugs para monitorar o renegado Fromm ou a presença de um parapsicólogo contratado para ler as intenções de Fromm, e com a chegada de um guru para contrariar. O filme tem um bom ritmo. Na verdade, ele tem a estrutura de uma trama de filme, mas para os fãs de xadrez tem valor adicional: a história é inspirada em um evento real, o Campeonato Mundial entre os grandes mestres Karpov e Korchnoi em Baguio , em 1978 .
Este filme ganhou em 1985 o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário