sábado, 31 de maio de 2014

GM RAM - POSIÇÕES ESSENCIAIS (50)

Devemos adquirir o conhecimento tácito das posições básicas que nos ajudará a fazer todos os cálculos automaticamente. Este método de aprender as posições essenciais faz parte do conhecimento básico do Grande Mestre.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

PEÕES DOBRADOS (8)

PEÕES DOBRADOS NA VARIANTE DAS TROCAS DA RUY LOPEZ
Essa abertura com frequência leva a um meio jogo sem damas, contrapondo a vantagem estática das brancas(os peões dobrados do seu oponente) às vantagens dinâmicas das pretas( o par de bispos e uma coluna central aberta).

Esta partida é uma das mais famosas do grande campeão Emanuel Lasker contra o genial Capablanca no Torneio de São Petersburgo 1914. Lasker usava a variante das trocas da Abertura Ruy Lopez como arma letal em seu repertório, inclusive batendo com ela grandes jogadores da época, como Steinitz, Chigorin, Tarrasch, Janowski e outros.

Lasker, Alekhine, Capablanca, Marshall e Tarrasch no supertorneio de São Petersburgo, 1914


A WIM Alejandra Guerrero comenta a partida de Lasker contra Tarrasch
Fischer desenvolveu e melhorou as ideias de Lasker na variante das trocas da Abertura Ruy Lopez. Aqui uma partida de Fischer contra seu grande rival Spassky onde faz uso da variante das trocas da Ruy Lopez.


Partida de Fischer contra Spassky comentada em inglês

quinta-feira, 29 de maio de 2014

PEÕES DOBRADOS (7)

PEÕES DOBRADOS COMO FATOR ESTRATÉGICO NA TEORIA DAS ABERTURAS
Muitas aberturas no xadrez foram desenvolvidas tomando como base a estratégia dos peões dobrados. Nimzowitsch fez muito para modernizar o tratamento dos peões dobrados, desenvolvendo duas aberturas, a Nimzoíndia(1.d4 Cf6 2.e4 e6 3.Cc3 Bb4) e a Francesa Winawer(1.e4 e6 2.d4 d5 3.Cc3 Bb4), nas quais o movimento ... Bxc3 tendia a criar peões dobrados em muitas variantes. Nimzowitsch desenvolveu uma teoria sobre restrição de peões dobrados, considerando-os muito semelhantes aos peões passados, isto é, cheios de potencial dinâmico se tiverem permissão para permanecer móveis. Essas teorias são atuais até hoje em dia. 
Nimzowitsch desenvolveu duas variantes de aberturas, a Nimzoíndia e a Francesa Winawer que são orientadas pelo fator estratégico dos peões dobrados.

O trabalho de Nimzowitsch estabeleceu o padrão para a visão moderna dos peões dobrados, e ainda vemos suas ideias usadas na abertura que recebeu seu nome. Na partida Yusupov contra Karpov abaixo, poderemos ver como essas ideias evoluíram.

Veja como os planos de combate aos peões dobrados são efetivos.

terça-feira, 27 de maio de 2014

PEÕES DOBRADOS (6)

PEÃO CENTRAL DOBRADO
Pode ser tanto o peão da coluna "e" como o peão da coluna "d". Desde já podemos dizer que esta é uma situação delicada para ambos os jogadores. A dobrada pode acontecer de várias maneiras. Por exemplo, você pode dobrar o peão na coluna "e" através do peão "f" e/ou do peão de "d". Da mesma forma você também pode dobrar o peão da coluna "d" através do uso do peão "e" ou do peão "c".
Que vantagens e desvantagens há na dobrada destes peões? As desvantagens do peão dobrado central  além de toda a fraqueza de um peão que se dobra, dificulta também a ação de seus próprios bispos, no início do jogo ou mais tarde. Suas vantagens são: facilitar o jogo das torres pelas colunas adjacentes e também controlar as quatro casas centrais. É claro que as desvantagens ultrapassam as vantagens. Os peões dobrados centrais tornam-se  peso morto para quem os têm.

Emanuel Lasker jogando contra Frank Marshall numa partida ilustrativa dos peões dobrados centrais. Depois segue mais dois exemplos de partidas sobre o tema.


Na foto Botvinnik contra Euwe em Nottingham 1936. Abaixo uma partida de Botvinnik contra Euwe em AVRO 1948, para ilustrar o tema dos peões dobrados centrais.

Veja como Botvinnik usou de forma positiva os peões dobrados centrais