terça-feira, 31 de dezembro de 2013

FELIZ 2014!

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O ESTUDO DO CENTRO (VIII)

OCUPAÇÃO DO CENTRO COM PEÇAS
É importante saber como formar o centro de peões; porém se produzem posições em que se pode prescindir dele. Geralmente, isto sucede quando se ganha pontos de apoio convenientes para situar as peças no centro e exercer forte pressão nele e nos peões do adversário. Nestes casos se pode empregar a expressão "centro de peças". Há algumas décadas Nimzowitsch usou o antigo esquema 1.e4 e6 2.d4 d5 3.e5 da defesa francesa. Este esquema teve poucos partidários, porque, a continuação de dois movimentos de ruptura c5 e f6 das negras, as brancas dificilmente podem sustentar o centro de peões. No entanto, Nimzowitsch aceitava de bom grado as trocas dxc5 e exf6, com as quais ocupava as casas livres d4 e e5 com suas peças. No artículo "A cessão do centro é um prejuízo", publicado no ano de 1913, escreve: "Para a formação do centro, o mais adequado são os peões, por suposição, pois são mais estáveis, no entanto, as peças situadas no centro podem substituí-los perfeitamente". Fazendo uso das correspondentes estruturas da abertura, Chigorin realizou a idéia da influência das peças no centro. Atualmente, muitos mestres jogam as aberturas idealizadas no transcurso das últimas décadas; nelas se procura retardar a ocupação central com os peões. Entre as ditas aberturas se encontram a de Réti, a defesa índia clássica, a Grünfeld, a de Alekhine e outra mais
Fischer contra Olafsson no Torneio de Candidatos de 1959, nesta partida fischer segue os ensinamentos de Nimzowitsch para ocupar o centro com peças.



Spassky contra Petrosian no match pelo título mundial de 1966. Nesta partida Spassky demonstra que também conhecia as idéias de Nimzowitsch da ocupação do centro com peças.


Abaixo a partida clássica de Nimzowitsch que mudou o pensamento estratégico sobre o centro


O MI Angel Martin comenta esta clássica partida.

domingo, 29 de dezembro de 2013

DO MACACO AO HOMEM



"De onde nós viemos?" Esta é uma das questões centrais que tem atormentado seres humanos ao longo dos séculos, conforme pessoas de todas as origens culturais e etnias ponderaram sobre as origens da espécie humana. Sociedades tem enquadrado esta questão de várias maneiras, formulando diversas explicações para as origens do ser humano. No século XIX, cientistas desenvolveram novas teorias da "evolução" que tinham como objetivo encontrar provas para as origens da humanidade e documentar o processo do desenvolvimento humano. Este documentário informativo e atraente, Do Macaco ao Homem, narra as maiores descobertas antropológicas e arqueológicas dos séculos XIX e XX, revelando como o método científico foi usado pela primeira vez para traçar o caminho da humanidade. O espetáculo aborda as experiências de cientistas como Charles Dawson, Raymond Dart e os Leakey's, introduzindo os telespectadores a suas teorias fundamentais e como chegaram a suas conclusões. Com reconstituições precisas dos primeiros ancestrais humanos que habitaram a terra, os espectadores obterão insights sobre como teria sido a vida há milhões de anos. "Do Macaco ao Homem" traça diversas teorias fundamentais apresentadas por cientistas evolucionistas, muitas das quais nunca foram completamente aceitas. De um elaborado esquema de fraude científica conhecido como o "Escândalo de Piltman" a busca evolucionista pelo "Elo Perdido", o documentário apresentar os métodos de estudo dos cientistas, e como definiram a evolução da humanidade. Investigando a história desses cientistas e das suas teorias, "Do Macaco ao Homem" ajuda os telespectadores a compreender porque teorias comprovadamente falsas atualmente eram consideradas válidas no contexto do século XIX. Esse programa oferece a educadores e seus estudantes um convincente quadro histórico para discussões sobre as origens da humanidade



quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

GM RAM - POSIÇÕES ESSENCIAIS (40)

Devemos adquirir o conhecimento tácito das posições básicas que nos ajudará a fazer todos os cálculos automaticamente. Este método de aprender as posições essenciais faz parte do conhecimento básico do Grande Mestre.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

O ESTUDO DO CENTRO (VII)

A LUTA CONTRA UM CENTRO CLÁSSICO DE PEÕES
Nimzowitsch escreveu em "Mi Sistema" que precisamente os peões são mais adequados para formar um centro, por serem mais estáveis, pois peças situadas no centro, também podem substituir os peões. A pressão exercida sobre o centro inimigo por torres ou bispos, pode ser de igual importância.
Ricardo Reti em seu clássico livro " Novas Idéias no Xadrez", afirmava que não era absolutamente necessário ocupar as casas centrais com peões desde o princípio, mas que bastava controlá-lo a distância por peças - em especial por bispos "fianchetto" o centro de peões ficaria vulnerável aos ataques e desabaria com facilidade.
Sobre a influência destas idéias surgiu uma maneira nova de tratar as aberturas. Se induzia o adversário a ocupar o centro com seus peões, para depois atacar esse centro pelos flancos com peças e peões antes que tivesse tempo de consolidá-lo. Esta nova estratégia é a pedra angular de aberturas como o Sistema Reti, a Defesa Grunfeld, as distintas defesas indias, a Defesa Alekhine e outras. A importância do centro se manteve, os métodos de luta para dominá-lo mudaram e se refinaram de modo considerável.
Ricardo Reti foi um grande investigador do xadrez, junto com Nimzowitsch são os maiores nomes da Escola Hipermoderna. Abaixo dois exemplos de Reti.


Fischer observando uma partida na Olimpíada de Leipzig 1960

Veja a partida comentada em Inglês.

domingo, 22 de dezembro de 2013

RAFAEL LEITÃO É HEXACAMPEÃO BRASILEIRO!

VITÓRIA MERECIDA E INCONTESTÁVEL!
O GM Rafael Leitão Ganhou o 80o Campeonato Brasileiro Absoluto de 2013, prova que ganha pela sexta vez. "Vida Longa ao Rei!"
O GM Rafael Leitão recebe o troféu de Campeão Brasileiro Absoluto de 2013 do Presidente da CBX - GM Darcy Lima.

Classificação Final

80o FINAL DO BRASILEIRO - PARTIDAS ANALISADAS DA 11a RODADA

11. Ronda a 2013/12/21 às 10h00
Tab.Nº.RtgNomeResultadoNomeRtgNº.
162461
IMBarbosa Evandro Amorim0 - 1IMSantiago Yago De Moura
245012
272369
IMMacedo Maximo Iack0 - 1GMMekhitarian Krikor Sevag
25665
382365
IMToth Christian Endre0 - 1IMMolina Roberto Junio Brito
24244
492276
FMBrito Luismar½ - ½IMDi Berardino Diego Rafael
24943
5102636
GMLeitao Rafael1 - 0FMReis Paulo F. Jatoba De Olivei
23942
6112294
FMCavalcanti Francisco De Assis0 - 1FMUmetsubo Cesar Hidemitsu
22791