sexta-feira, 29 de novembro de 2013

ME AND YOU

O ESTUDO DO CENTRO (III)

APROVEITAMENTO POSICIONAL DO DOMÍNIO DO CENTRO
Em todas as fases da partida temos que combater pelo domínio do centro. O centro é o quadrado constituído pelas casas d4/e4/d5/e5. quem obtem esse domínio, quer com peões, quer com peças, quer com peões e peças simultaneamente, consegue vantagem considerável.
Lasker e Rubinstein dois dos maiores jogadores da história do xadrez, em St. Petersburg 1909



Participantes do célebre torneio de San Sebastian de 1912


Partida acima comentada em inglês


Como construir um poderoso centro para ganhar.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O ESTUDO DO CENTRO (II)

A TEORIA CLÁSSICA SOBRE O CENTRO
Sabemos que as casa centrais do tabuleiro são mais valiosas que as das bordas. Uma peça situada no centro controla mais casas, por isso é mais eficaz. por esta razão, em toda partida se tem uma luta permanente pelas casas centrais. O bando que se impõe primeiro no centro está sentando as bases para romper o equilíbrio a seu favor. Steinitz dizia que com a superioridade no centro, pode-se aproveitar para realizar ataques diretos promissores, como para obter vantagens posicionais de diversas naturezas, Ao mesmo tempo, ter superioridade no centro se freia a capacidade de manobra do adversário.
Steinitz foi o primeiro a ordenar os elementos da estratégia do xadrez, fornecendo os critérios de avaliação posicional.
A luta para dominar o centro é capital na primeira fase da partida. Ambos os bandos tentam ocupar ou controlar as casas centrais mais importante mediante uma mobilização rápida e planificada. Isto na verdade é o objetivo de toda abertura. Por esta razão, o estudo de qualquer abertura deve começar pela estratégia central que a caracteriza. Os métodos de luta pelo centro podem variar, pois o fim é sempre o mesmo.
Tarrasch seguindo a teoria clássica, dizia que o centro ideal era composto de peões móveis - formação e4/d4, ou e5/d5 no caso das pretas, bem apoiados por outras peças ou peões. As vantagens que se derivam de possuir um forte centro de peões assim podem ser aproveitados de diversas maneiras:
Emanuel Lasker e Tarrasch foram os grandes propagadores das idéias de Steinitz.
 O CENTRO CLÁSSICO COMO  PONTO DE PARTIDA PARA ATACAR O REI




Veja a vídeo aula de Júlio Lapertosa sobre o tema aqui abordado.

O PODEROSO CHEFÃO


The Godfather (no original) tornou-se um épico, recheado de momentos inesquecíveis do cinema. Cenas como o tiroteio na barraca de frutas, o assassinato no restaurante, Don Vito no canteiro de tomates, toda a seqüência de Michael na Sicília e muitas outras, estão vivas na memória dos cinéfilos mesmo 40 anos depois de seu lançamento.
O filme conta a primeira parte da saga da famiglia Corleone. Comandada pelo respeitado Don Vito Corleone (Marlon Brando), a família mafiosa controla os negócios ilegais na Nova York dos anos 40 e 50, em constantes conflitos com outros grupos e dons.
Don Vito tem nos filhos Sonny (James Caan), Fredo (John Cazale), Connie (Talia Shire) eMichael (Al Pacino) e na honra da família suas maiores motivações. A maneira como gerencia os negócios (bussinesse, no melhor inglês com sotaque italiano) com o auxílio dos capos(generais da máfia) e de seu consigliere (Rubert Duvall) é mostrada em detalhes elaborados.
Entretanto, a gerência dos negócios pelos mafiosos não se resume apenas a contas e pagamentos. Assassinatos são parte constante desse dia-a-dia. O problema é que Coppola não gosta de violência... fato que levou o estúdio a considerar a contratação de um diretor específico para as cenas de ação que envolvessem mortes, tiroteios e explosões. Receoso que isso pudesse acontecer, Coppola descobriu então uma maneira muito interessante de lidar com os aspectos mais pesados da máfia.
O diretor passou a agregar elementos sutis que distraem a audiência (e talvez ele mesmo) da barbárie das cenas mais fortes. Coisas como laranjas rolando no asfalto durante um tiroteio, um pé saindo pelo para-brisa durante um estrangulamento, formas bizarras de assassinatos, a desobediência aos princípios dos assassinato e muitas outras, foram incorporadas para dar mais textura à violência.
O resultado de tanto esforço foi um filme grandioso, ricamente ilustrado em todos os sentidos. Um sucesso de crítica e de público que acabou rendendo três Oscar - melhor filme, roteiro e ator (Marlon Brando, que se recusou a receber o prêmio por detestar Hollywood) e encontrou seu espaço entre os clássicos imortais do cinema.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O ESTUDO DO CENTRO (I)

O Centro é a Alma do Xadrez.
Alexander Alekhine.

A IMPORTÂNCIA DO CENTRO 
Se perguntarem qual o elemento estratégico mais importante, responderei que o controle do centro é primordial para discussão de qualquer aspecto do jogo posicional. O conceito de estratégia tem em  primeira questão a tornar-se familiarizado com o sentido e a função do centro. O centro faz parte do tabuleiro, composto de quatro casas - e4, d4, d5, e5. O chamado "centro expandido ou ampliado", que reúne 16 casas. As Casas centrais e4 , d4 , e5 , d5 são muito importantes . Como a altura que parece ser bom em todo o campo de batalha, pois é mais fácil de dar um golpe nocauteador ou golpe final em qualquer lado do tabuleiro. Conceitos como "luta pelo centro ", " controle do centro ", " minar o centro " também refletem os momentos cruciais da batalha e são bem conhecidos dos jogadores de xadrez qualificados.



Em vermelho estão as casas do centro propriamente dito. 
Em verde as casas do centro ampliado ou expandido.
OS GRANDES JOGADORES TÁTICOS OU POSICIONAIS NUNCA NEGLIGENCIAM O CENTRO
Paul Morphy e suas combinações brilhantes tinha como essência a atividade e centralização das peças.



Petrosian, como discípulo de Nimzowitsch, tratava o centro de forma catedrática. 

O CONTROLE DA CASA "d5"


O genial Capablaca foi o jogador de maior talento natural da história do xadrez. 

Suas partidas são de uma perfeição técnica extraordinária, uma visão de jogo perfeita. Abaixo uma de suas partidas, em que controla de forma magistral o centro do tabuleiro.

O GM Damian Lemos comenta a partida de Capablanca.

GM RAM - POSIÇÕES ESSENCIAIS (38)

Devemos adquirir o conhecimento tácito das posições básicas que nos ajudará a fazer todos os cálculos automaticamente. Este método de aprender as posições essenciais faz parte do conhecimento básico do Grande Mestre.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CAMPEONATO DO MUNDO - ANAND CONTRA CARLSEN P10

Match Viswanathan Anand x Magnus Carlsen

Chennai (Índia) - 7 a 28 de novembro de 2013








MAGNUS CARLSEN NOVO CAMPEÃO DO MUNDO!
Carlsen precisou apenas de dez partidas para ganhar o match programado para doze contra Vishy Anand em Chennai, Ìndia. O Viking norueguês sentou no trono do xadrez mundial. Pode-se está começando uma nova era do xadrez - A Era de Magnus Carlsen. Parabéns ao Campeão!
A décima partida terminou em empate lutado até rei contra rei.

Carlsen mergulha na piscina e comemora a vitória.


O MI Fermin Gonzalez comenta a última partida do match.

WCh Chennai (IND), 9-28 xi - 31 v 2013
NameTiNATRtng123456789101112TotalPerf
Carlsen, MagnusgNOR2870½½½½11½½1½..2885
Anand, ViswanathangIND2775½½½½00½½0½..2760
WCh Chennai
Carlsen, Magnus-Anand, Viswanathan½-½16A07Barcza System
Anand, Viswanathan-Carlsen, Magnus½-½25B18Caro Kann
Carlsen, Magnus-Anand, Viswanathan½-½51A07Barcza System
Anand, Viswanathan-Carlsen, Magnus½-½64C67Ruy Lopez Berlin
Carlsen, Magnus-Anand, Viswanathan1-058D31Semi-Slav Defence
Anand, Viswanathan-Carlsen, Magnus0-167C65Ruy Lopez Berlin
Anand, Viswanathan-Carlsen, Magnus½-½32C65Ruy Lopez Berlin
Carlsen, Magnus-Anand, Viswanathan½-½33C67Ruy Lopez Berlin
Anand, Viswanathan-Carlsen, Magnus0-128E25Nimzo Indian Saemisch
Carlsen, Magnus-Anand, Viswanathan½-½65B51Sicilian Rossolimo
                                       Transmissão oficial completa da 10a rodada.