quinta-feira, 31 de outubro de 2013

80º CAMP. BRASILEIRO DE XADREZ – 2013 - FASE SEMIFINAL







O Campeonato Brasileiro de 2013 está em andamento em sua Fase Semifinal, durante os dias 31 de outubro e 3 de novembro de 2013. A Semifinal 1 - composta pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste - acontece no Rio de Janeiro-RJ, enquanto a Semifinal 2 - composta pelas regiões Norte e Nordeste - acontecem em Belém-PA.

SEMIFINAL 1 
Rio de Janeiro – 31 de outubro a 3 de novembro de 2013
Visão do salão de jogos para a Baía de Guanabara.



SEMIFINAL 2
Belém/PA - 31 de outubro a 3 de novembro de 2013
As três primeiras mesas, MI Yago, MF Jatobá e o MI Iack.


GM RAM - POSIÇÕES ESSENCIAIS (36)

Devemos adquirir o conhecimento tácito das posições básicas que nos ajudará a fazer todos os cálculos automaticamente. Este método de aprender as posições essenciais faz parte do conhecimento básico do Grande Mestre.

JEALOUS GUY

QUEM GANHARÁ O CAMPEONATO MUNDIAL 2013? ANAND OU CARLSEN? (VI)

Magnus Carlsen conquistou o Torneio de Candidatos 2013 e será o desafiante oficial do Campeão do Mundo - Viswanathan Anand. O Campeonato Mundial de Xadrez 2013 está prevista para novembro deste ano. Veja mais uma partida jogada entre os dois, como prévia para este que será o maior e mais esperado Match pelo título máximo do Xadrez .
Carlsen empata com Anand e ganha o torneio London Chess Classic, também bate o recorde mundial do elo. Nesta partida Anand mostra toda a sua arte na defesa para evitar uma derrota. 


O GM Miguel Illescas comenta a partida.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

ATAQUE AO REI NO CENTRO X

O jovem GM Anish Giri, atual campeão holandês, faz um modelo de partida de ataque ao rei no centro.


O MI Michael Rahal comenta esta partida.

HISTÓRIA DO BRASIL (POR BORIS FAUSTO)


História do Brasil (por Boris Fausto) 
Série produzida pela TV Escola e narrada pelo historiador Boris Fausto, que por meio de documentos, imagens de arquivo e entrevistas traça um panorama político, social e econômico do Brasil desde o período colonial até os dias atuais. O documentário é um resumo audiovisual do livro História do Brasil (publicado pela EDUSP), narrado pelo próprio autor. A série é uma forma dinâmica e interessante de conhecer a história do Brasil.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

O PAR DE BISPOS (IX)

QUANDO O PAR DE BISPOS É MAIS IMPORTANTE QUE A VANTAGEM DA QUALIDADE.
O hábil jogador Boris Gelfand declina de tomar a torre de Grischuk, para manter o forte par de bispos e apoiar o avanço do centro de peões e restringir as peças do seu adversário. Uma estratégia digna do método de restrição de Steinitz.
Esta partida valeu a Gelfand a conquista do Torneio de Candidatos de 2011. Tornando-se o desafiante ao título máximo contra o campeão Anand em 2012.



O MI Roy Reinaldo comenta esta grande partida.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

EVERY TIME YOU GO AWAY

O MELHOR DE KASPAROV (VI)

OS PRIMEIROS PROGRESSOS
Kasparov fez uma boa estréia em sua primeira final do Campeonato da URSS, realizado em 01-27 dezembro de 1978, na cidade de Tbilisi, teve um desempenho de 50%, mas não estava satisfeito, ele começou com "3" (4 ½ a 6), em seguida, foi caindo na tabela de classificação. No boletim do torneio perguntaram a Razuvaev se ele poderia ser parabenizado por ter ganho de um garoto de 15 anos, ele respondeu: " acho que sim. Pois esta possivelmente será a última vez que terei a chance de vencê-lo." Vitaly Tseshkovsky e Mikhail Tal compartilharam o primeiro lugar no torneio. Após a última rodada, Tal e Kasparov jogaram um duelo de partidas rápidas , que terminou 7-7, Tal disse: "Eu posso citar apenas dois jogadores que aos 15 anos vi jogar tão bem em torneios de alto nível, Fischer e Spassky. Agora qualquer conquista que o jovem Kasparov tiver, não será mais surpresa."
Kasparov e Tal, Geller e Tukmakov olham, Campeonato da URSS de 1978  em Tbilisi.


domingo, 27 de outubro de 2013

O MELHOR DE KASPAROV (V)

UM DIAMANTE PARA LAPIDAR
Esta partida mostra o jovem Kasparov, com apenas 14 anos, fazendo uma combinação de assustar. Liquida seu adversário em apenas doze lances, algo de impressionar. Naquela época os soviéticos já sabiam que estavam diante de um futuro campeão - a jóia precisava ser lapidada!
O jovem Kasparov aos 14 anos já era a promessa do xadrez mundial



sábado, 26 de outubro de 2013

SLAVE TO LOVE

O MELHOR DE KASPAROV (IV)

AO MESTRE COM CARINHO
 A ascensão meteórica de Kasparov coincidiu com os últimos anos da vida de Petrosian. Mas Kasparov conseguiu jogar em vários torneios e se comunicar com o sábio enxadrista, ouvindo seus úteis conselhos. Tigran Petrosian gostava de Kasparov e  valorizava o seu grande talento, tratou-o com muito respeito. De acordo com Kasparov, a morte de Petrosian antes dos jogos do campeonato mundial contra Karpov foi uma grande perda para ele.
Esta é uma grande partida do xadrez posicional, onde Kasparov demonstra toda a sua habilidade no campo estratégico, contra um dos maiores estrategista da história do xadrez - Tigran Petrosian!
Garry Kasparov, é fotografado pelo sábio mestre Tigran Petrosian.
.


O GM Damian Lemos comenta este embate de gerações.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O MELHOR DE KASPAROV (III)

O DESPERTAR DO GÊNIO
Esta foi a primeira partida que projetou o jovem Kasparov aos 12 anos. Foi publicada em várias revistas especializadas de todo mundo. Kasparov nesta bonita partida já demonstrava uma habilidade tática impressionante para sua idade. Também já tinha escolhido sua defesa predileta - a Índia do Rei.
Botvinnik com seu mais brilhante aluno, dizia então: " O futuro do xadrez está nas mãos de rapazes como este."

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O MELHOR DE KASPAROV (II)

UMA SAÍDA MÁGICA
Um dos meus jogos favoritos de Kasparov é esta partida. Não apenas pelo costumeiro ataque arrasador, mas pelas tiradas táticas que fizeram extinguir a iniciativa de um jogador da categoria de Beliavsky jogando de brancas e deixá-lo em uma posição totalmente perdida como mágica. Após o lance 21.Te7 das brancas a maioria dos grandes mestres achavam que Beliavsky estava com a posição vitoriosa, aí Kasparov começou a fazer lances espetaculares, um atrás do outro, vencendo a partida.
Kasparov usou com frequência a Defesa Grunfeld como arma de contra-ataque.

O MI Garbarino mostra esta partida.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O MELHOR DE KASPAROV (I)

A IMORTAL DE LUCERNA
Esta partida é uma verdadeira obra-prima, da carreira de Kasparov, a luta excitante e absorvente que a envolve faz dela um importante marco na história do xadrez.
Korchnoi vs Kasparov, Lucerna 1982. Observam Beliavsky e Karpov. Esta partida foi o ponto culminante da atuação de Kasparov na Olimpíada de Lucerna. 



Video da partida comentada em inglês.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

AS DUAS FACES DA LEI


Depois de 30 anos como parceiros na panela de pressão que é o Departamento de Polícia de Nova York, os condecorados detetives David Fisk e Thomas Cowan deveriam estar aposentados, mas não estão. Antes de fazer suas malas, eles são chamados para investigar o assassinato de um conhecido cafetão que parece ter ligação com um caso resolvido por eles anos atrás. Como no crime original, a vítima é um criminoso suspeito cujo corpo é encontrado junto com um poema justificando o assassinato. Quando outros crimes acontecem, começa a ficar claro que os detetives estão às voltas com um serial killer, alguém cujos crimes se perderam nos porões do sistema judicial e cuja missão é fazer o que os policiais não conseguiram – acabar com os culpados e limpar as ruas. As semelhanças entre as mortes recentes e seus casos anteriores trazem à tona uma desconfortável questão: será que eles colocaram o homem errados atrás das grades?

GM RAM - POSIÇÕES ESSENCIAIS (35)

Devemos adquirir o conhecimento tácito das posições básicas que nos ajudará a fazer todos os cálculos automaticamente. Este método de aprender as posições essenciais faz parte do conhecimento básico do Grande Mestre.