sexta-feira, 30 de agosto de 2013

III Circuito CBX Norma de MI - NATAL - RN

Vista aérea da Cidade de Natal no encontro do Rio Potengi com o Oceano Atlântico





























OBJETIVOS

Movimentar o Rating CBX e FIDE. Possibilidade de norma de MI.

SISTEMA Round Robin EM 9 RODADAS

TEMPO DE REFLEXÃO

Relógio Digital: 90 minutos com um acréscimo de 30 segundos por jogada a partir do primeiro lance.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

(a)     Confronto direto [11];
(b)     Sonneborn-berger [52];
(c)      Sistema Koya [45];
(d)     Maior número de vitórias [12].

ORGANIZADOR

Confederação Brasileira de Xadrez

DATA

28/08 a 05/09 de 2013

ARBITRAGEM

AI Elcio Conte Lofredo Mourão

LOCAL

Local: AEROCLUBE do RN, situado na Av. Hermes Fonseca, 1400 - Tirol, Natal/RN

PROGRAMAÇÃO
Dia - 28/08
17:30hs – Congresso Técnico e Abertura
Dia - 28/08
19:00hs – 1ª rodada
Dia - 29/08
19:00hs – 2ª rodada
Dia - 30/08
19:00hs – 3ª rodada
Dia - 31/08
19:00hs - 4ª rodada
Dia - 02/09
14:00hs – 5ª rodada
Dia - 02/09
20:00hs – 6ª rodada
Dia - 03/09
19:00hs – 7ª rodada
Dia - 04/09
19:00hs – 8ª rodada
Dia - 05/09
19:00hs – 9ª rodada

Das Disposições Gerais
Haverá tolerância de 60 minutos, contada a partir da autorização do Árbitro para o início da rodada

terça-feira, 27 de agosto de 2013

O MUNDO DE SOFIA

Minissérie baseada no best-seller internacional de Jostein Gaarder, que vendeu mais de 20 milhões de livros ao redor do mundo e foi traduzido para mais de 40 idiomas. Às vésperas de completar 15 anos, Sofia Amundsen recebe mensagens anônimas com perguntas intrigantes, como "quem é você?" e "de onde vem o mundo?". A partir dessas mensagens, ela se torna aluna do misterioso Alberto Knox, que a acompanha em uma fascinante jornada pela história da Filosofia, de Sócrates até os dias de hoje, passando pela Idade Média, o Iluminismo, a Revolução Francesa e a Revolução Russa. Como o livro no qual se baseia, a minissérie O Mundo de Sofia é uma introdução inteligente e divertida à história da Filosofia, recomendada a todos que têm paixão pelo conhecimento
Clique na imagem para o download do livro em PDF

Parte 1


Parte 2

domingo, 25 de agosto de 2013

O PODEROSO PEÃO PASSADO XI

Gata Kamsky  jogou determinado a buscar a vitória. Sob a pressão do tempo, em uma posição difícil, cometeu algumas imprecisões e Tomashevsky consegui montar uma rede de mate com ajuda de um poderoso peão passado de "h", que avançou e atraiu o rei adversário para uma posição encurralada que custaria ao branco a perda da dama e da partida.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O PODEROSO PEÃO PASSADO X

Kramnik bateu o ucraniano Korobov em uma posição típica do Peão Isolado da Dama. No desenrolar do meio-jogo consegue fazer um peão passado e após algumas manobras ganha a partida. Na entrevista ele disse que não foi um grande jogo e que fez vários erros, principalmente no 38 lance onde poderia ter decidido definitivamente a partida!



GM Vladimir Kramnik analisa o jogo que ganhou contra GM Anton Korobov. Veja a incrível habilidade de Kramnik em calcular muitas variantes do jogo.

PREPARAÇÃO PARA TORNEIOS DE XADREZ

Aula do Módulo Preparação para torneios de Xadrez do I Curso de Xadrez da UFU com o MN (Mestre Nacional) José Antônio Nery Júnior.

 Palestra do MN (Mestre Nacional) José Antônio Nery Júnior
Parte 1



Parte 2

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O PODEROSO PEÃO PASSADO IX

Kramnik preparou esta linha no início do dia e estava confiante. As brancas tentaram fazer as coisas acontecerem, mas as pretas estavam muito sólidas. Depois de uma série de trocas, chegaram a um final onde cada um tinha uma dama, torre e quatro peões.No entanto, as pretas tinham um peão passado distante e começaram a avançá-lo. Ivanchuk inexplicavelmente errou no 42.Db4??. Isso levou a uma perda imediata e Kramnik aproveitou para marcar um ponto cheio.


Veja o vídeo da partida.

domingo, 11 de agosto de 2013

COPA DO MUNDO 2013

















A Copa do Mundo FIDE faz parte do ciclo do Campeonato MundialÉ realizada a cada dois anos, e de acordo com os regulamentos, o vencedor e o vice-campeão vai qualificar-se para a fase de candidatos do ciclo Campeonato Mundial de 2012-2014. Este ano, o anfitrião é Tromsø, a  maior cidade no norte da Noruega e da segunda maior cidade em qualquer lugar ao norte do Círculo Polar Ártico. "Sua população de 71.000 é impulsionado por 9.500 estudantes da Universidade de Tromsø, dando a esta cidade moderna, uma atmosfera jovial e espirituosa. Tromsø está situada em uma ilha urbana, em meio a uma natureza deslumbrante, fantástico fiordes e montanhas dramáticas", escreve o site oficial .


















Assista ao evento sem sair do blog - ao vivo

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

GM RAM - POSIÇÕES ESSENCIAIS (31)

Devemos adquirir o conhecimento tácito das posições básicas que nos ajudará a fazer todos os cálculos automaticamente. Este método de aprender as posições essenciais faz parte do conhecimento básico do Grande Mestre.

O MATE DE BISPO E CAVALO - MÉTODO DE "DELETANG" E DO "W"

Esse mate é o mais difícil de todos e deve-se ter muito cuidado para evitar um empate pela regra dos 50 movimentos ou afogamento. O rei preto deve ser conduzido em um canto controlado pelo bispo branco (a8 ou h1). O papel do rei branco no final é fundamental.




quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A PROFILAXIA NO XADREZ VII

O lendário e genial Tal tinha dificuldades de usar o pensamento profilático, em muitas partidas(veja o exemplo abaixo) ele deixou de ganhar por faltar usar este pensamento. Se a profilaxia fosse tão forte em Tal quanto seu domínio no resto dos conceitos estratégicos, teria sido perfeito! 

Kramnik também teve partidas que desperdiçou por não encontrar o caminho do pensamento profilático (veja partida abaixo).

O tema da profilaxia no xadrez pode ser muito complicado, mas com o Mestre Internacional Jorge Rosito - não tem que ser! MI Rosito explica que para realmente fazer progresso no xadrez, a profilaxia deve ser parte de todas as nossas partidas. Para avançar e progredir no xadrez, você tem que entender os desejos e planos do adversário!