segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

GENERAIS EM GUERRA - A BATALHA DE KURSK

1943 - Alemanha e Rússia se chocam perto da cidade soviética de Kursk na busca pelo controle da frente oriental. Os alemães são liderados pelo general-marechal-de-campo Von Manstein, um aristocrata estrategista. Ele enfrenta o marechal russo, Zhukov, um homem cruel, dogmático e perigoso. Convencido que seus novos tanques ganharão a batalha, Hitler manda Von Mainstein aguardar a chegada de mais homens. Zhukov se aproveita da situação e ordena que seus homens ataquem. Os dois exércitos se encontram em uma batalha gigantesca de tanques cujo resultado muda o curso da história

O GRANDE FILME DO XADREZ


Um dos melhores documentários canadense, onde podemos desfrutar de várias lendas do xadrez mundial. Entrevistas Max Euwe e algumas histórias engraçadas contadas por Ruben com um fino  humor irônico, pequenas entrevistas de Fischer e Karpov, e algumas aparições de celebridades como muitos GM-80, como Ljubojevic e Timman, lendas como Tal e Spassky e alguns detalhes do Grande Torneio de 1979 de Lone Pine, do match de Baguio entre Karpov e Korchnoi e toda a famosa polêmica da Parapsicologia e o xadrez e os boicotes da URSS em Korchnoi.

domingo, 30 de dezembro de 2012

GENERAIS EM GUERRA - A BATALHA DE STALINGRADO

A ESTRATÉGIA DO ABRAÇO
1942 – Enquanto os alemães avançam pela União Soviética, Hitler fica obcecado em tomar Stalingrado, a cidade que leva o nome de seu arquiinimigo. O exército alemão é liderado pelo general Paulus,um estrategista meticuloso. Seu adversário soviético é o general Chikov, um bravo lutador que não tem medo de sujar as mãos. Paulus está crente que a cidade cairá aos seus pés, mas o exército alemão deixa a cidade em ruínas e o tiro sai pela culatra. Seus tanques ficam bloqueados, criando o ambiente perfeito para os franco-atiradores e combatentes russos. Por fim, Paulus se vê obrigado a tomar a decisão mais difícil de sua carreira militar e de sua vida.

sábado, 29 de dezembro de 2012

ALEXANDER ALEKHINE E O INSTINTO ASSASSINO IV

Alekhine foi o primeiro jogador de xadrez "verdadeiramente completo", ele mudou a forma de jogar xadrez nunca antes vista. Equilibrava uma compreensão posicional profunda com o jogo dinâmico. Foi o único campeão do mundo que morreu com o título.
O MI Guillermo Baches comenta este momento tático de Alekhine

ALEXANDER ALEKHINE E O INSTINTO ASSASSINO III

Alekhine tinha uma profunda concepção lógica do jogo e uma absoluta falta de dogmatismo que o levaram a um nível de jogo insuperável da sua época.
O MI Guillermo Baches comenta este momento tático de Alekhine

ALEXANDER ALEKHINE E O INSTINTO ASSASSINO II

Alekhine era original, profundo, imaginativo, lutador, grande teórico e amante da iniciativa e do jogo complicado.
O MI Guillermo Baches comenta este momento tático de Alekhine

ALEXANDER ALEKHINE E O INSTINTO ASSASSINO

Alexandre Alekhine foi um dos mais brilhantes e imaginativos gênios da história do xadrez. Foi extraordinário no jogo tático e estratégico. Foi considerado por muitos o como o melhor jogador de todos os tempos.
O MI Guillermo Baches comenta este momento tático de Alekhine

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

PERFUME DE MULHER


Frank Slade (Al Pacino) é um tenente-coronel cego, que resolve viver um final de semana inesquecível antes de se suicidar. Ele contrata Charlie Simms (Chris O'Donnell) como acompanhante para sua viagem à Nova Iorque, onde começa a se preocupar com os problemas pessoais do rapaz. Oscar de Melhor Ator para Al Pacino.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ANAND É ESCOLHIDO O DESPORTISTA DO ANO DA ÍNDIA

O Campeão Mundial de Xadrez, Viswanathan Anand foi escolhido o desportista do ano da Índia.

O VALOR RELATIVO DAS PEÇAS



Todo iniciante no jogo do xadrez, sabe de uma referência ao valor absoluto e relativo dos elementos operativos, peças e peões, ou seja da força que exerce cada peça ou peão. O peão é a referência absoluta unitária, depois o cavalo que vale três peões, o bispo que vale três peões  e meio, a torre que vale cinco peões e finalmente a dama que vale nove peões. Para melhor visualizar esta relação absoluta veja o quadro abaixo.

QUADRO I
VALOR ABSOLUTO DAS PEÇAS

PEÇAS
NÚMERO DE CASAS QUE DOMINA NA POSIÇÃO CENTRAL d4
VALOR
PEÃO
02
01
CAVALO
08
03
BISPO
13
03
TORRE
14
05
DAMA
27
09

Daí  é importante saber que o valor de cada peça ou peão depende do elemento primordial do jogo do xadrez que é a posição. Os componentes integrantes da posição são três a saber: a força, espaço e tempo. A força corresponde ao material ou elementos operativos(peças e peões), sem o espaço(tabuleiro) e sem o tempo(a oportunidade de jogar), a posição não existe. Pois por outro lado a posição em seu conjunto, é dizer, como tal, determina a importância e o valor de peças e peões(força), dos diferentes quadros ou pontos do tabuleiro(espaço) e da oportunidade de jogar(tempo). Pois esta tabela de valores não devemos concebê-la como uma forma fixa. Somente pode proporcionar-nos uma referencia aproximada das trocas. As peças se encontram sempre em movimento, atuam aqui fortemente, debilmente ali, por isso oscila o valor relativo das peças.
Uma peça menor e dois peões, valem, na prática uma torre e aqui temos a soma ( 3 + 2 = 5), absolutamente correta; porém dois bispos (2 x 3 = 6) são, quase sempre, mais eficientes que uma torre e um peão ( 5 + 1 = 6), enquanto que três peças menores (3 x 3 = 9) são na maioria das vezes, muito mais fortes do que duas torres ( 2 x 5 = 10).
Esta avaliação, naturalmente, é abstrata e não pode ser aplicada a qualquer posição particular; representa o valor prático das peças individualmente, ou seja, a relação mútua que se verifica na maioria das posições. Não deve, entretanto, ser tomada como válida para todas as posições concretas, pois o valor das peças é relativo: depende do carácter da posição quanto do material existente no tabuleiro a um dado momento.

O PODEROSO PEÃO PASSADO VII

Kramnik nesta partida mostra-se agressivo e com uma técnica impecável - um jogador completo.

O PODEROSO PEÃO PASSADO VI

O estilo de jogo de Kramnik é prudente e extremamente precavido, assim sendo não gosta muito de assumir riscos no tabuleiro. Esse estilo faz com que perca um número reduzido de partidas.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

DEMOLINDO AS BARRICADAS DO REI

Capablanca foi o maior jogador latino da história do xadrez. Aqui um exemplo de como Capablanca atacava o roque do rei adversário
Uma imagem de barricadas levantadas nas ruas por uma revolta popular - muito comum nos dias de hoje

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O PODEROSO PEÃO PASSADO V

Kramnik ainda um fortíssimo candidato ao título mundial, junto com Carlsen e Aronian. Aqui mais uma vez uma demonstração de como trabalhar os peões passados. Eles amarram peças inimigas e controlam importantes casas além da metade do tabuleiro 

O PODEROSO PEÃO PASSADO IV

Kramnik em sua luta ferrenha para reconquistar o título mundial contra Topalov em Elista, 2006

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL

JESUS DE NAZARETH

Nunca se escreveu tanto a respeito de um homem como Ele.
Em tempo algum houve um divisor de águas tal como Ele.
Em sua época foi odiado como nunca outro homem foi.
Ele deixou muitos recados inteligentes, humanos e divinos que acalmavam as intranquilidades do ser e estar.
Em momento algum fez promessas vazias que pudessem entorpecer os homens.
Nunca atribuiu a si mesmo seus feitos, mas sempre nos alertou de que tudo estava dentro de nós mesmos.

O PODEROSO PEÃO PASSADO III

Kramnik é um perito em fazer valer a força do peão passado. Muitas das suas partidas  são verdadeiros modelos de  como tirar proveito do peão passado

O PODEROSO PEÃO PASSADO II

Usando o peão passado como cobertura,as peças podem encontrar caminho dentro da posição inimiga.

O PODEROSO PEÃO PASSADO

Os peões passados são terrivelmente perigosos, quando estão na iminência de se promover a uma dama.

domingo, 23 de dezembro de 2012

OS CANHÕES DE NAVARONE

Grécia, 1943. Dois mil soldados britânicos perderam-se em Kheros. Exaustos e indefesos, eles têm apenas uma semana para partir, pois em Berlim o supremo comando do eixo determinara fazer uma demonstração de força no Mar Egeu, para fazer a Turquia entrar na guerra do seu lado. A demonstração seria em Kheros, sem valor militar, mas próximo à costa da Turquia. O melhor armamento alemão seria usado e assim os britânicos seriam facilmente dominados, a não ser que pudessem fugir antes. Porém, a única rota de fuga possível estava bloqueada, pois dois canhões enormes controlados por um radar estavam em Navarone, uma ilha vizinha. Assim, um grupo aliado tem a quase impossível missão de escalar uma parede de rocha em Navarone e invadir uma fortaleza nazista, onde estão os canhões, que se não forem destruídos vão afundar diversos navios aliados, pondo um fim na tentativa de resgatar os soldados britânicos.



sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

UMA LIÇÃO DE FINAL POR ALEXEI SHIROV

Shirov é um jogador com estilo atacante audaz que lembra seu compatriota Mikhail Tal. Aqui ele mostra toda a sua virtuosidade nos finais complexos de cavalo contra bispo com peões em ambas as alas

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A PROFILAXIA NO XADREZ VI

O PENSAMENTO PROFILÁTICO
Mark Dvoretsky disse sobre a profilaxia: "O que entendo por pensamento profilático é o hábito de perguntar-se continuamente a si mesmo - O que pretende fazer meu oponente? O que jogaria se fosse eu? Assim como responder a estas perguntas e tê-lo em conta na hora de tomar uma decisão."
O jogo de Karpov possui um pensamento claro e lógico

DON JUAN DE MARCO



Trata-se da história de um jovem (Johnny Deep) que diz ser Don Juan de Marco e que tenta se matar porque perdeu seu grande amor. Nessa tentativa de suicídio o psiquiatra Jack Mickler (Marlon Brando) é chamado para ajudá-lo e o rapaz passa a chamá-lo de Don Octavio Del Flores. Levado para a clínica, o rapaz passa a contar sua história para o doutor Mickler, porém não como um rapaz qualquer e sim como se fosse Don Juan. À medida q os dois passam a dialogar durante a terapia o rapaz exerce um fascínio sobre o psiquiatra que passa a refletir sobre sua vida mudando seu comportamento diante de sua esposa, percebendo que a sedução é algo que se conquista dia a dia. Ele vê que sua mulher, apesar da idade continua bela e atraente.
"Don Juan de Marco" é um filme poético. Os diálogos entre o rapaz e o psiquiatra são de uma poesia contagiante que encanta aqueles que assistem atentamente ao filme. Detalhes como a preparação ao se vestir e a máscara mostram como o rapaz encara sua vida se confundindo com o próprio Don Juan. O filme se passa em tempos atuais e a história de Don Juan pertence a uma outra época.
É inegável o talento de Johnny Deep nesse papel. Ele está simplesmente maravilhoso e temos a sensação que ele realmente é o próprio Don Juan de Marco. A participação de Marlon Brando como Don Octavio Del Flores foi de uma sacada brilhante, pois ele era o “próprio Don Juan” em sua época dono de uma beleza fascinante e um carisma profundamente sedutor.
O que torna esse filme apaixonante é a dose exagerada de romantismo que ele tem. Impregnado de poesia nos diálogos e nas interpretações de Deep e Brando, consegue prender o público e ao terminar o filme ficamos contagiados de romantismo. Um roteiro belíssimo com a participação desses grandes dois atores de gerações diferentes. Uma história que nos leva a refletir sobre nossas visões limitadas de encarar o amor em todas as idades e épocas. É preciso ver através das máscaras.
Sem falar na trilha sonora que é perfeita. "Have you ever really loved a woman" de Bryan Adams. Essa música passa por todo filme em diferentes arranjos. Cantada e tocada de forma distinta, ela embriaga de romantismo o filme. O desfecho do filme é belíssimo. Ver Marlon Brando e Faye Dunaway dançando na cena final o tema do filme foi pra mim a cena mais bonita porque percebi que o amor e a sedução não têm idade.
Don Juan de Marco recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de melhor canção original. Recebeu duas indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de melhor trilha sonora e melhor canção original. O orçamento do filme foi de US$ 25 milhões, arrecadando mais de US$ 65 milhões nas bilheterias de todo mundo.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A PROFILAXIA NO XADREZ V

A PROFILAXIA EM FISCHER
Fischer dominava todos os temas avançados da estratégia do xadrez, isto fez dele  o maior jogador de sua época.
O GM Adrian Mikhalchishin mostra como Fischer usava o conceito da profilaxia

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A PROFILAXIA NO XADREZ IV

Karpov possui uma técnica perfeita e excelente domínio do jogo defensivo

A TÉCNICA DE BOBBY FISCHER

Fischer tinha um estilo ímpar, era ao mesmo tempo técnico, agressivo,
audaz, inovador e genial
Karpov comenta uma miniatura de Fischer

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

PLATOON


Platoon conta a história de Chris (Charlie Sheen), um jovem idealista que se alistou voluntariamente na Guerra do Vietnã, com o intuito de defender sua pátria, assim como seu avô na I Guerra, e seu pai na II Guerra. Aos poucos, porém, Chris começa a entender os terrores da guerra mais violenta de todos os tempos.
Para quem não se lembra das aulas de história, a Guerra do Vietnã aconteceu entre o Vietnã do Norte e seus aliados comunistas, contra o Vietnã do Sul, apoiado pelos Estados Unidos. Por terem muitas baixas norte-americanas nas selvas dos vietcongs, foram usadas armas químicas que deixaram seqüelas até na atual população vietnamita. Vários protestos foram feitos, e nunca uma guerra foi tão criticada.
Oliver Stone não é tão cruel a ponto de mostrar corpos decepados (como na cena inicial de O Resgate do Soldado Ryan). Ele retrata a perversidade de soldados que agem como animais, destruindo aldeias e matando inocentes. Charlie Sheen narra o filme, e no final fica uma constatação interessante: “Penso agora, quando me lembro, que não lutamos contra o inimigo, mas contra nós mesmos. O inimigo estava em nós.”