sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O ESTILO MAGNUS CARLSEN (VI)

Gosto mais de jogar do que estudar, sei que a dedicação aos estudos é importante, mas nada se iguala a prática.
Carlsen derrota Gelfand em jogo de alto risco, onde ambos os reis ficaram expostos.

O ESTILO MAGNUS CARLSEN (V)

Meu êxito tem haver com a possibilidade de aprender mais com maior rapidez.
O acesso a informação tornou-se fácil. O progresso técnico produz jogadores muito mais jovens.
Minha preparação é feita com o computador nos torneios e jogo também pela internet.
A experiência é importante, mas o essencial é o reconhecimento dos motivos e das estruturas típicas sobre o tabuleiro - as características das posições e suas consequências.
Carlsen ganha de Smeets ao fundo em uma partida muito interessante

O ESTILO MAGNUS CARLSEN (IV)

Sou bom para detectar o espírito da posição e para saber onde colocar minhas peças. Você tem que eleger o movimento que se sinta bem; isso é a intuição. È muito difícil de explicar.
Kramnik jogou sua Petroff confiável, mas ao contrário do que normalmente acontece, ele acabou em uma posição claramente inferior e sucumbiu ao jovem Carlsen.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O ESTILO MAGNUS CARLSEN (III)

Durante os torneios passo o tempo preparando e analisando as partidas que joguei.  Eu gosto de revistas de xadrez como New in Chess. Livros: ‘Kramnik: Minha Vida e Partidas; e Kasparov: ‘Meus Geniais Predecessores’. Em seguida a série do John Watson: ‘Segredos de Estratégia do Xadrez Moderno’ e ‘Estratégia de Xadrez em Ação’. Também leio sobre a história do xadrez no livro de Kasparov citado anteriormente. Gosto também de futebol, esqui, alpinismo e garotas.

Carlsen ganha de Mamedyarov numa Defesa Siciliana Fechada

O ESTILO MAGNUS CARLSEN (II)

Nunca considerei o xadrez como trabalho. Apenas gosto de ler livros de xadrez, jogar no ICC (Internet Chess Clube) e jogar em torneios. 

Carlsen derrota Krannik jogando de pretas.
Um embate de Super  Grandes Mestres

O ESTILO MAGNUS CARLSEN

Coloco meus adversários sobre pressão durante o jogo até eles cometerem erros ...
Eu luto até o fim em cada jogo, aposto tudo.
O principal para mim é encontrar um caminho que valha a pena seguir.
Dizem que eu penso e calculo como um computador, mas acho um exagero.

Magnus Carlsen derrota Hikaru Nakamura numa excitante batalha

MOMENTO DO PENSADOR - NICOLAU MAQUIAVEL - O PRÍNCIPE


Nicolau Maquiavel é reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna seus textos são estudados e analisados em escolas e universidades do mundo inteiro.. Em "O Príncipe", o leitor descobrirá a base do autoritarismo político e as qualidades que um príncipe ou governante precisa ter para ser manter no poder através do medo, da repressão e da hipocrisia. É um manual para a ação. Fundamental para a educação de qualquer cidadão, é um dos tratados políticos mais fundamentais elaborados pelo homem.
O Príncipe é um livro escrito por Nicolau Maquiavel em 1513, cuja primeira edição foi publicada postumamente, em 1532. Trata-se de um dos tratados políticos mais importantes já escritos, e que tem papel crucial na construção do conceito de Estado como modernamente conhecemos. Entre outras coisas, descreve as maneiras de conduzir-se nos negócios públicos internos e externos, e fundamentalmente, como conquistar e manter um principado.




AUDIOLIVRO - O PRÍNCIPE

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

COMO PENSAR NO XADREZ (VIII)

COMO ANALISAR UMA POSIÇÃO NO XADREZ
Kasparov analisando a posição contra Deep Blue (super computador)

O NOME DA ROSA


Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.

O ESTILO MOROZEVICH

Morozevich derrota Leinier Dominguez na sexta rodada do
FIDE Grand Prix 
Tashkent 2012

O estilo Morozevich é nada convencional e joga de uma forma quase guerreira , misturando o jeito romântico com o xadrez moderno, 

AS GRANDES BATALHAS DO XADREZ XXII

Botvinnik ganha Capablanca com uma combinação imortal

terça-feira, 27 de novembro de 2012

AS GRANDES BATALHAS DO XADREZ XXI

Karpov e Kasparov realizam a melhor partida do ano de 1984.
Karpov supera Kasparov com uma técnica impecável.

ACROSS THE UNIVERSE


Across the Universe (Através do universo ou em todo universo) é uma produção americana de 2007 dirigida por Julie Taymor, de Frida. O filme retrata os anos 1960, com suas lutas, guerras e paixões, ambientando toda uma época através da obra dos Beatles. O elenco tem jovens talentos que interpretam e cantam, como o do inglês Jim Sturgess, a americana Evan Rachel Woode o também inglês Joe Anderson. O filme também conta com algumas participações especiais de Bono do U2 e Joe Cocker,Salma Hayek.

O filme começa em Liverpool, de onde o inglês Jude (Jim Sturgess) decide partir para os EUA em busca de seu pai. Lá ele conhece Max (Joe Anderson), um estudante rebelde. Torna-se seu amigo e se apaixona por sua irmã (Evan Rachel Wood). Esta por sua vez, acaba envolvendo com emergentes movimentos de contra-cultura, da psicodelia aos protestos contra a Guerra do Vietnã. Em meio às turbulências da época, Jude e Lucy vão passar por situações que colocam sua paixão em choque.

AS GRANDES BATALHAS DO XADREZ XX

Karpov bate Spassky mostrando todo o poder de sua técnica

MOMENTO DO PENSADOR - LEONARDO BOFF

Leonardo Boff ingressou na Ordem dos Frades Menores (Franciscanos) em 1959 e foi ordenado sacerdote em 1964. Em 1970, doutorou-se em Filosofia e Teologia na Universidade de MuniqueAlemanha. Ao retornar ao Brasil, ajudou a consolidar a Teologia da Libertação no país. Lecionou Teologia Sistemática e Ecumênica no Instituto Teológico Franciscano em Petrópolis (RJ) durante 22 anos. Foi editor das revistas Concilium (1970-1995) (Revista Internacional de Teologia), Revista de Cultura Vozes (1984-1992) e Revista Eclesiástica Brasileira (1970-1984).

Seus questionamentos a respeito da hierarquia da Igreja, expressos no livro Igreja, Carisma e Poder, renderam-lhe um processo junto à Congregação para a Doutrina da Fé, então sob a direção de Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI. Em 1985, foi condenado a um ano de "silêncio obsequioso", perdendo sua cátedra e suas funções editoriais no interior da Igreja Católica. Em 1986, recuperou algumas funções, mas sempre sob severa vigilância. Em 1992, ante nova ameaça de punição, desligou-se da Ordem Franciscana e pediu dispensa do sacerdócio. Sem que esta dispensa lhe fosse concedida, uniu-se, então, à educadora popular e militante dos direitos humanos Márcia Monteiro da Silva Miranda, divorciada e mãe de seis filhos. Boff afirma que nunca deixou a Igreja:"Continuei e continuo dentro da Igreja e fazendo teologia como antes", mas deixou de exercer a função de padre dentro da Igreja,
Sua reflexão teológica abrange os campos da ÉticaEcologia e da Espiritualidade, além de assessorar as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e movimentos sociais como o MST. Trabalha também no campo do ecumenismo.
Em 1993 foi aprovado em concurso público como professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde é atualmente professor emérito.
Foi professor de Teologia e Espiritualidade em vários institutos do Brasil e exterior. Como professor visitante, lecionou nas seguintes instituições: de Universidade de Lisboa(Portugal), Universidade de Salamanca (Espanha), Universidade Harvard (Estados Unidos), Universidade de Basel (Suíça) e Universidade de Heidelberg (Alemanha). É doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim, na Itália, em Teologia pela universidade de Lund na Suécia e nas Faculdades EST – Escola Superior de Teologia em São Leopoldo (Rio Grande do Sul). Boff fala fluentemente alemão.
Sua produção literária e teológica é superior a 60 livros, entre eles o best-seller A Águia e a Galinha. A maioria de suas obras foram publicadas no exterior.
Atualmente, viaja pelo Brasil dando palestras sobre os temas abordados em seus livros e tambem em encontros da Agenda 21. Vive em Petrópolis (RJ) com a educadora popular Márcia Miranda.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

KARPOV E A LUTA DO CAVALO CONTRA O BISPO MAU

Karpov deixou um legado de inúmeras partidas imortais.
Ganhou quase todos os torneios durante uma década (1975 - 1985) ,
tornando-se o maior conquistador de torneios de todos os tempos.


PEARL HARBOR


Pouco antes do bombardeio japonês em Pearl Harbor, dois amigos que são como irmãos um para o outro se envolvem de maneira distinta nos eventos que fazem com que os Estados Unidos entrem na 2ª Guerra Mundial. Enquanto que Rafe (Ben Affleck) se apaixona pela enfermeira Evelyn (Kate Beckinsale) e decide se alistar na força americana que lutará na 2ª Guerra Mundial, em Londres, Danny (Josh Hartnett) torna-se piloto da Força Aérea dos Estados Unidos e permanece no país. Após a notícia de que Rafe morrera em um dos combates que travava contra os alemães, Danny e Evelyn se aproximam e terminam se apaixonando.

UMA LIÇÃO DE SHIROV

Shirov analisa sua partida contra Bareev,
onde demonstra toda a sua técnica e imaginação.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

domingo, 18 de novembro de 2012

AS GRANDES BATALHAS DO XADREZ XIX

Carlsen contra Ivanchuk realizam os melhores duelos do xadrez atual.
Nesta Ivanchuk bate Carlsen jogando com pretas uma
Defesa Francesa - Variante Winawer